SSLTecnologia

SSL ou TLS: quais são as diferenças entre esses protocolos?

4.6
(50)

Garantir a segurança de dados e informações no ambiente virtual deve ser uma busca constante de todo empresário que comercializa produtos ou serviços utilizando a internet. Nesse contexto, existem protocolos específicos para proteger esses elementos, tais como SSL e TLS.

Adotar essas medidas, além de proteger os dados que circulam na internet, proporciona benefícios que impactam os resultados da empresa.

A seguir, conheça as diferenças entre os protocolos e qual é a melhor opção para e-commerce ou loja virtual. Acompanhe!

Qual é a importância de propor um ambiente virtual seguro aos clientes?

Antes de explicarmos o que são os protocolos SSl e TLS e quais são as suas diferenças, vamos falar sobre a importância de criar um ambiente virtual seguro para os seus clientes. Se for para investir em processos que garantam grandes vantagens, existem alguns pontos que, de fato, merecem destaque e podem ser entendidos como grandes benefícios. Confira!

Clientes mais satisfeitos

Inicialmente, você terá clientes mais satisfeitos. Quem acessa um site, área logada ou sistema hospedado na internet quase sempre tem a preocupação quanto à segurança dos seus dados. Portanto, se a empresa tem o cuidado de manter essas informações seguras, é provável que esses consumidores fiquem tranquilos em acessar determinados portais.

Como consequência, ocorrerá um aumento no nível de satisfação que é convertido em mais vendas para o seu negócio. Afinal, um cliente satisfeito e tranquilo quanto à segurança de suas informações tende a realizar outras negociações com sua empresa.

O reflexo desse processo ocorre diretamente nos resultados do negócio, pois aumentando as vendas, potencializa o faturamento que reflete de modo positivo na lucratividade.

Diferencial competitivo

Outro ponto que merece destaque é o diferencial competitivo de uma empresa que se preocupa em oferecer um ambiente virtual seguro para os seus clientes. Acredite, os consumidores percebem quando um negócio tem essa preocupação e, de fato, adota medidas para garantir sua segurança.

Portanto, investir em protocolos de segurança SSL e TLS retornam como forma de satisfação de clientes e, consequentemente, aumento nas vendas.

Como garantir um ambiente virtual seguro?

Inicialmente, você deve investir em uma plataforma que disponha recursos de firewall para combater e minimizar ataques virtuais que colocam em risco os dados dos consumidores.

Outro ponto importante é adotar uma modalidade de checkout com recursos que diminuam a quantidade de dados dos usuários, reduzindo o volume de informações armazenadas no sistema.

É essencial ter processos e sistemas que visam combater fraudes. Dessa forma, cria-se mecanismos que detectam pessoas mal-intencionadas que tentarem, de alguma forma, fraudar sua empresa para obter vantagem financeira indevida, monitorando todos os riscos do ambiente digital.

É preciso, também, acompanhar de perto todos os relatórios de monitoramento das operações realizadas em sua empresa. Por meio deles, será possível entender o que está acontecendo no ambiente virtual e tomar decisões mais acertadas que aprimorem o desempenho comercial do negócio.

Como saber se o ambiente virtual está seguro?

Ao navegar em um site, seja para acessar o e-mail e o internet banking, seja para realizar uma compra, é preciso saber se as informações fornecidas não serão intermediadas para a prática de ações fraudulentas ou mesmo ameaças que comprometam a segurança dos dados. Mas como saber se o ambiente é seguro?

No topo da página, do lado esquerdo, é apresentado um cadeado, ou antes do “www” está escrito “https”. Esses dois sinais indicam que a transmissão das suas informações — até mesmo sua própria navegação — está sendo protegida, assegurando contra pessoas mal-intencionadas que podem intermediar seus dados no meio do caminho para uso indevido.

Além do cadeado e do “https”, existe outra opção para saber se a navegação está ocorrendo de forma segura: um tipo especial de SSL, o SSL EV — criando um link que leva o usuário a uma segunda página, geralmente para apresentar o produto. Com ele, é possível saber se as informações estão protegidas e conhecer quem opera o site, o CNPJ, o endereço completo, o telefone e a razão social.

Quais são os protocolos que garantem a segurança nos ambientes virtuais?

SSL Valid — Processos, pessoas e tecnologia são considerados o tripé da gestão empresarial, garantindo que as operações possam ser executadas com máxima eficiência e desempenho organizacional.

Com a automatização e informatização de uma série de operações, o fluxo de dados que passaram a trafegar através do ambiente digital aumentou. Consequentemente, incidentes internos e vulnerabilidades de sistemas são descobertos por hackers, colocando em risco informações sigilosas e importantes. Por isso a importância de protocolos SSL e TLS.

Para assegurar que os dados possam ser transmitidos, armazenados ou mesmo recebidos entre clientes e o servidor de uma aplicação web, dois importantes certificados de segurança surgiram: o SSL e o TLS.

Toda e qualquer transação que utiliza o ambiente virtual fica suscetível a ameaças, colocando em risco a integridade, autenticidade, confiabilidade e segurança das informações. E como forma de suprir essa necessidade de bloquear as ameaças virtuais, o SSL e o TLS passaram a ser utilizados.

Ambos são protocolos de criptografia destinados a proteger o fluxo de informação que trafegam entre as redes de computadores. Contudo, é muito comum ocorrer certa confusão entre os dois termos, o que acaba impossibilitando uma escolha segura e de acordo com as reais necessidades. Por isso, a seguir, veja as principais diferenças.

O que é SSL e TLS?

A Segurança da Camada de Transporte — TLS (em inglês, Transport Layer Security) — e o seu predecessor, o Protocolo de Camada de Sockets Segura — SSL (em inglês, Secure Sockets Layer) —, são protocolos criptografados que oferecem ao usuário segurança de comunicação ao acessarem o ambiente virtual, como e-mail (SMTP) e navegação em páginas (http), além de outros meios para a transferência de dados.

Os certificados SSL garantem a segurança do usuário ao acessar um site. Ou seja, os dados enviados são criptografados, como no caso de dados bancários, nomes ou mesmo endereços, de forma a impossibilitar que outras pessoas possam utilizá-los indevidamente.

Já o TLS é uma versão mais segura e atualizada do SSL, geralmente, usado como uma configuração nos programas de e-mail, mas que não menos importante que o SSL, tem seu papel em qualquer transação entre o cliente e o servidor.

Quais são as diferenças entre o SSL e o TLS?

De maneira geral, não existem grandes diferenças técnicas entre os protocolos SSL e o TLS, porém, ambos têm normas específicas.

O TLS pode operar em portas diferentes e usa algoritmos de criptografia mais fortes, como o Keyed — Hashing for Message Authentication Code (HMAC). Já o SSL utiliza apenas o algoritmo Message Authentication Code (MAC).

A grande vantagem desses protocolos é garantir a segurança nos protocolos de comunicação na internet (TCP/IP). Dessa forma, se vê nas barras de navegação as terminações “http” e o “https”. No primeiro caso, os dados trafegam livremente; e o segundo, criptografa as informações com SSL/TLS. É possível operar com ou sem SSL ou TLS, basta que o usuário indique se quer ou não configurar uma conexão segura.

Quais são os certificados digitais ideais para transações virtuais?

Os certificados para servidores web ou SSL/TLS são certificados digitais que oferecem ao usuário a garantia de autenticidade, privacidade e integridade dos dados de um portal na rede. Assegura ao visitante que ele realmente está acessando um site original e seguro, e não uma cópia operada por pessoa mal-intencionadas e fraudadores.

Quando o varejista virtual configura um servidor de forma correta e segura, garante ao seu cliente que possa conferir por meio do certificado que o site está operando com protocolos e chaves seguras.

Entre as vantagens em utilizar certificados digitais SSL/TLS estão:

  • proteção das informações trafegadas na internet entre o servidor/site e o navegador web do cliente. Ou seja, por meio do protocolo SSL/TLS, todas as informações são criptografadas, impedindo o acesso indevido ou a falsificação dos dados;
  • maior credibilidade e confiabilidade ao site, pois, ao emitir o certificado, a Autoridade Certificadora verifica e atesta que quem deseja adquirir um certificado é a proprietária do site. Além disso, verifica se a proprietária do domínio é legalmente constituída, se tem telefone e endereço.

Para um e-commerce ou loja virtual, é fundamental o uso de um certificado digital, mais especificamente o SSL.

Entre alguns tipos de certificados SSL que podem ser encontrados no mercado, estão:

  • Self-signed (autoassinados) — a empresa gera seu próprio certificado. Em geral, são de uso interno, não tendo interoperabilidade com os navegadores de internet;
  • Domain Validated (Validação de Organização) — a validação é realizada automaticamente pela Autoridade Certificadora, que confirma a existência do domínio. Para a validação, é levado em conta os dados cadastrados na entidade responsável pelo registro do domínio;
  • Fully Authenticated (Validação de Organização) — a Autoridade Certificadora valida se a solicitante do certificado SSL é a proprietária do site, se é legalmente constituída e se tem poder para efetuar a solicitação do certificado.

Para quem opera no comércio eletrônico, o uso dos certificados Fully Authenticated são os mais indicados por proporcionarem uma maior segurança tanto à empresa quanto aos usuários e clientes.

Com tantas opções de certificado no mercado, o lojista virtual precisa entender os diferentes tipos e qual atenderia melhor às suas necessidades. Quando se fala em proteção para e-commerce, os mais comuns hoje são o SSL comum e o SSL EV, que deixa a barra do navegador verde, mas as opções não se limitam a estas. É possível encontrar o SSL MDC, que valida vários domínios, o WildCard SSL, que valida todos os subdomínios de um site, entre tantos outros.

Por fim, podemos concluir que SSL e TLS são tecnologias indispensáveis e que garantem a segurança e praticidade para os seus clientes e, consequentemente, melhora sua visibilidade perante o mercado, potencializando os resultados.

Se você gostou dessas informações e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nossos especialistas entenderão melhor sua necessidade e vão oferecer as melhores soluções.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 4.6 / 5. Contagem de Votos 50

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: