Tecnologia

O que é HTTPS: veja a segurança que ele traz ao site e como aumentá-la

Na internet, segurança é (ou deveria ser) uma prioridade para desenvolvedores e usuários. Para isso, é preciso garantir a integridade dos dados que circulam na rede. Por esse motivo, neste artigo explicaremos o que é HTTPS e como ele ajuda na proteção do que circula na web.

De forma resumida, o protocolo HTTP é utilizado por sites e serviços online para o envio de dados e informações. É por meio desse protocolo que quase tudo o que interagimos na web chega ao nosso computador. Da mesma forma, ele é responsável por enviar dados de retorno para o servidor.

Para oferecer mais segurança nesse processo, o HTTPS é utilizado. Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura!

O que é HTTPS

Hypertext Transfer Protocol, ou somente HTTP, é o protocolo base da World Wide Web (WWW) como conhecemos. Ele é responsável por enviar e receber pacotes de informações entre os nossos computadores e os servidores.

Em seu estado natural, contudo, o HTTP não oferece garantias de segurança. Assim, por exemplo, um hacker poderia misturar pacotes maliciosos com os requisitados pelo usuário e invadir o seu computador.

Para evitar esse tipo de situação, desenvolvedores e administradores utilizam junto ao HTTP o certificado SSL. Em conjunto, as tecnologias compõem o que chamamos de Hypertext Transfer Protocol Secure, ou somente HTTPS.

Por meio do HTTPS, todas as informações que circulam entre a máquina do usuário e o servidor são criptografadas. Ou seja, mesmo que interceptadas, elas serão ilegíveis, o que confere um ganho considerável em termos de segurança.

Para ilustrar a importância desse protocolo, em 2018 o Google anunciou que marcaria todos os sites sem certificados de segurança como não seguros e recentemente a fundação Mozila, do Firefox passou a fazer o mesmo no seu navegador. Ou seja, todos os sites que não utilizam o HTTPS foram considerados suspeitos — algo que compromete a qualidade de toda a página e dificulta o seu aparecimento em mecanismos de pesquisa.

Os benefícios do HTTPS

Mais segurança

O principal benefício da adoção do HTTPS é a segurança. Como vimos, o protocolo indica aos navegadores que um site é protegido por SSL. Para verificar se uma página possui HTTPS, basta olhar na barra de endereços e procurar por um cadeado. Se ele estiver lá, o site pode ser considerado mais confiável. Mas espere, tem mais coisas para verificar.

O HTTPS é uma forma de criptografar todas as informações que circulam em uma página web. Isso inclui as informações sobre a página em si, mas também os dados que o usuário digita. Tudo isso é embaralhado de modo que seja incompreensível para um interceptador.

Em e-commerces e sites de bancos, essa é uma tecnologia fundamental. Imagine, por exemplo, ter dados financeiros e de pagamento circulando sem proteção na internet. Não seria nada bom, não é mesmo?

Mais confiança

Do ponto de vista do usuário, o uso de HTTPS é uma forma de gerar confiança. Assim, ele pode ter certeza de que as suas informações estão protegidas e longe dos olhos dos invasores. Sempre que inserimos dados confidenciais em um site, é recomendado avaliar se a empresa com a qual estamos lidando é confiável. Para isso, o HTTPS é um bom caminho.

Sites que utilizam somente HTTP não oferecem nenhuma garantia em relação à proteção de dados, o que pode ser um grande problema. É claro que páginas simples e que não exigem dados cadastrais não precisam ter tanta preocupação com o uso de um protocolo HTTPS, mas para empresas esse é um passo fundamental.

Além do HTTPS, vale conferir o conteúdo do certificado. Sempre clique para exibir mais opções e compare os endereços e os dados presentes no Certificado apresentado.

Melhora em SEO

Para decidir quais sites serão exibidos primeiro em mecanismos de pesquisa, seja ele Google, Bing, ou qualquer outro, cada página é avaliada automaticamente seguindo alguns critérios. Além da qualidade geral do conteúdo, da facilidade de leitura e do tempo de resposta do servidor, o uso do HTTPS é bastante relevante.

Google, por exemplo, dá prioridade a sites protegidos por um certificado de segurança. Na verdade, os seus próprios robôs de busca são programados para encontrar sites que utilizam HTTPS para a indexação. Ou seja, uma página HTTP vai sempre aparecer depois de uma com HTTPS, mesmo que o seu conteúdo tenha maior qualidade.

Por esse motivo, essa tecnologia é bastante importante para o sucesso de uma empresa, seja ela física ou digital.

Os mecanismos de busca são uma ótima porta de entrada para os clientes e, por isso, é preciso investir em SEO para garantir que o seu site seja exibido antes que o do seu concorrente.

O que é certificado SSL

sigla SSL representa Secure Sockets Layer. Essa tecnologia permite a criptografia dos dados que circulam entre o navegador e o servidor certificado, além de ser o método mais utilizado para manter a segurança de sites e serviços na web. Assim, clientes e compradores ficam mais seguros quando realizam transações — de um simples acesso a uma notícia ao uso de um sistema bancário.

De forma simples, o SSL opera como um túnel, no qual a entrada e a saída têm seguranças “certificados” que verificam também o seu certificado e se você é quem diz ser.

Ou seja, ele criptografa os dados enviados e recebidos pelo servidor certificado digitalmente e apresenta uma garantia de legitimidade para verificar se o site é realmente confiável.

Você pode, inclusive, conferir no certificado o atributo do “dono” do site que foi validado, verificando, por exemplo, o endereço para o qual ele foi emitido.

Fique ligando também que da mesma forma que existem seguranças “pagos” há os seguranças que não são remunerados, e aí, se você já frequentou algum evento, já sabe que pode existir problemas. Atente-se por marcas conhecidas nos dados do Certificado, e na dúvida, consulte alguém. 

Uma ferramenta que você pode utilizar para isso é o https://www.validcertificadora.com.br/teste-ssl onde é exibido o nome de quem emitiu o certificado e os dados e endereços do certificado.

Enfim, depois de entender o que é e quais são os benefícios, é hora de pensar em fazer a implementação do HTTPS em seu site.

Um certificado SSL/TLS confiável: Valid ICP-Brasil e Internacional

O primeiro passo é encontrar uma autoridade certificadora confiável para fornecer a proteção completa. Assim, essa entidade é capaz de garantir a segurança do domínio e que, de fato, pertence à empresa ou pessoa responsável que registrou o endereço eletrônico.

Nesse sentido, a Valid Certificadora oferece opções de certificação digital segura e de rápida implementação. Como uma autoridade certificadora, a Valid é capaz de garantir a integridade dos sites registrados, uma vez que faz a validação do certificado SSL utilizado.

A sua instalação é simples e pode ser feita sem interromper a operação do seu site. Lembrando que, na troca de um certificado de uma outra empresa pelo certificado SSL da Valid, você ainda recebe os dias que faltam para o seu certificado digital vencer de crédito.

Por isso, é sempre importante planejar a implementação desse serviço antes de o seu certificado digital vencer, considerando os benefícios que essa segurança pode trazer para o seu negócio.

E aí? Este post ajudou a entender um pouco sobre o que é HTTPS? Para mais conteúdos assim, não deixe de curtir a nossa página no Facebook.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média / 5. Contagem de Votos

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora Digital

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: