Tecnologia

Por que ter um certificado digital no site da minha empresa?

Por que ter um certificado digital no site da minha empresa?

O uso da internet revolucionou e continua revolucionando o mundo dos negócios, mas a preocupação com a segurança é cada vez mais presente devido ao grande fluxo de dados a cada segundo. Nesse sentido, o uso de um certificado digital vem sendo cada vez mais adotado por empresas em seus sites de modo a transmitir a segurança e a confiabilidade esperada pelos usuários, clientes e visitantes. Mas você sabe por que é importante ter uma certificação digital? Veja a seguir os principais motivos para adquirir essa solução e entenda como pode melhorar os resultados do seu negócio!

O que é um certificado digital?

Um certificado digital é uma espécie de documento eletrônico, que possui validade jurídica e que funciona como uma assinatura virtual para que as empresas e pessoas físicas possam se identificar adequadamente no meio digital.

Essa identificação acontece, porque o certificado digital armazena informações fornecidas pela empresa e gera, a partir delas, uma chave de identificação única. Além disso, o certificado digital também pode agir de modo a criptografar dados transmitidos entre usuário e site, protegendo a privacidade e garantindo a confiabilidade dessas informações. Com isso, um certificado digital serve para identificar a empresa com a devida segurança.

O que é SSL?

Quando se fala em certificado digital, um dos principais termos que aparecem é o SSL. Sendo a sigla de Secure Socket Layer, o SSL nada mais é do que um protocolo digital que serve para garantir a segurança dos dados que são transmitidos digitalmente.

Este protocolo garante a segurança, basicamente, porque ele realiza a criptografia dos dados transmitidos em diferentes camadas. Com isso, há uma proteção da integridade desses dados, que permanecem sendo sigilosos. Ainda que eles sejam interceptados — como por programas espiões ou ataques cibernéticos —, esses dados são codificados e, portanto, não expõem as informações transmitidas.

A aplicabilidade do SSL nos certificados digitais se dá principalmente no acesso às páginas e na transferência de dados considerados sensíveis e sigilosos. Uma inserção de dados de cartão de crédito, por exemplo, pode usar um certificado digital SSL para garantir que as informações fiquem devidamente protegidas.

Quais as vantagens de ter um certificado digital?

Ter um certificado digital no site da sua empresa tem como uma das principais vantagens o fato de aumentar a segurança de quem acessa o seu site. Com os usuários cada vez mais conscientes e preocupados com a segurança de suas informações, ter um certificado digital em seu site é uma forma de transmitir credibilidade e confiança para os usuários.

Não contar com esse certificado, por sua vez, pode repelir visitantes que sejam preocupados com as questões de segurança. Como muitos estão acostumados a buscar esse nível de segurança, a falta de um certificado pode fazer com que seu site não seja capaz de reter visitantes, levando ao desperdício de oportunidades de negócio.

Além disso, o certificado aumenta a segurança para o domínio e faz com que o site da sua empresa tenha um reconhecimento maior e melhor do que similares sem o certificado. Se sua empresa realizavendas on-line, esse aumento da segurança e de reconhecimento faz com que os clientes se sintam mais inclinados a comprar, porque possuem mais confiança em todo o processo.

O uso de um certificado no site da sua empresa também transmite mais segurança para os usuários em outros setores. O e-mail, por exemplo, se torna mais seguro e há mais garantias sobre a autenticidade das mensagens, o que evita fraudes e problemas relacionados a vazamento de dados.

Essa solução de segurança, inclusive, ajuda a afastar possíveis ameaças on-line, que são prejudiciais não apenas para seus clientes, mas também para o seu negócio como um todo. Dependendo do certificado escolhido, essa proteção é estendida até mesmo para a navegação mobile, tornando tudo ainda mais conveniente para os usuários e visitantes em geral.

Não menos importante, o certificado digital é, em muitos casos, uma obrigatoriedade. Se a empresa realiza a transmissão de quaisquer dados digitais, como a emissão de documentos fiscais eletrônicos como a NF-e, então o certificado é indispensável para garantir a autenticidade das informações transmitidas. Sem um certificado apropriado, as notas fiscais eletrônicas da sua empresa não possuem qualquer validade jurídica, o que leva a problemas relacionados à regularidade fiscal.

Um site com um certificado do tipo, portanto, não apenas transmite mais credibilidade, mas também oferece mais segurança. Sem o uso desses certificados, o uso do internet banking, por exemplo, jamais seria possível porque não haveria segurança o bastante para que esses dados circulassem na rede.

Como adquirir uma certificação digital?

Para adquirir um certificado digital o primeiro passo consiste em encontrar uma certificadora digital de qualidade. Esse cuidado é importante, porque é essa empresa que será a responsável por fornecer um certificado único para o site da sua empresa.

Assim, é muito importante que a empresa seja uma referência nesse segmento de modo que o seu investimento não seja desperdiçado. Uma empresa credenciada por órgãos competentes, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, oferece uma atuação muito mais adequada para a segurança.

Conhecer a satisfação de outros clientes com a empresa e avaliar cases de sucesso também são atitudes importantes e que aumentam as chances de que você adquira um certificado digital adequado para as suas necessidades.

Um certificado digital no site de sua empresa é importante, porque será o responsável por transmitir mais segurança, confiabilidade e melhor reconhecimento de domínio. Além disso, é esse certificado que garante a autenticidade de atuação e que permite que uma série de dados seja transmitida, como dados pessoais ou de informações bancárias. Para aproveitar esses benefícios, o ideal é contar com uma certificadora digital de qualidade e para isso o melhor é ir em busca de uma empresa que seja referência nesse segmento para garantir um bom investimento nesse sentido.

Está em busca de uma empresa que ofereça a certificação digital com mais qualidade e confiança? Então entre em contato conosco e veja como podemos deixar o seu negócio mais seguro na era das informações digitais!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média / 5. Contagem de Votos

Você achou este post útil...

Siga-nos nas redes sociais

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar