Certificado Digital

VIDaaS: O Certificado digital em nuvem – como funciona e quais as vantagens?

3.7
(6)

A certificação digital já é uma realidade no Brasil. Assinar documentos e contratos digitalmente, gerar notas fiscais eletrônicas e acessar portais eletrônicos do serviço público são algumas das funcionalidades que fazem parte do dia a dia de pessoas físicas e jurídicas por todo o país. 

O certificado digital em nuvem é mais um avanço na sua conveniência, praticidade e segurança na hora de utilizar o seu certificado — e apresentamos essa novidade por meio do VIDaaS, o certificado digital em nuvem VALID.

Com o certificado digital armazenado na nuvem, você pode acessá-lo pelo aplicativo VIDaaS no seu smartphone e com o VIDaaS Connect no computador ou notebook. 

Fique conosco e conheça mais sobre a certificação digital em nuvem, o que muda e como funciona essa tecnologia. Boa leitura!

O que é o certificado digital em nuvem?

Vamos começar pensando no que o certificado digital em nuvem tem de diferente dos modelos mais populares, armazenados na própria máquina do usuário, cartão ou token criptográfico.

Nesses certificados digitais, você tem uma ou ambas as chaves em um hardware, que pode ser a própria máquina do usuário (A1) ou um dedicado, por exemplo, um token ou cartão criptográfico (A3). 

O certificado em nuvem, por sua vez, é um certificado A3, mas as chaves estão no ambiente digital, na nuvem, e podem ser acessadas de qualquer dispositivo autorizado com acesso à Internet.

Esse ambiente digital — o hardware criptográfico onde estão as chaves — é um HSM (Hardware Security Module) em um data center que, pelas normas vigentes no Brasil, deve ser fornecido por um Prestador de Serviços de Confiança (PSC) credenciado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). 

Ou seja, além de ser uma Autoridade Certificadora credenciada ao ITI e em acordo com as normas da ICP-Brasil, a prestadora deve possuir um nível a mais de garantia em segurança digital para oferecer esse serviço. A Valid Certificadora é um PSC credenciado desde setembro de 2019. 

Além disso, o VIDaaS: certificado digital em nuvem oferece ao usuário todas as vantagens que os modelos A1 ou A3, com as especificidades de uso de cada tipo de certificado, e-CPF, e-CNPJ etc. Vamos relembrá-los a seguir:

As vantagens de ter um certificado digital

A primeira grande vantagem de ter o seu certificado digital é assinar documentos e contratos digitalmente.

A assinatura digital com certificado tem o mesmo valor legal que aquela manuscrita e com firma reconhecida em cartório. Ou seja, nada de gastos com autenticações de assinaturas, impressão, transporte, armazenamento de papéis ou com materiais de escritório.

É importante lembrar, ainda, que assinatura eletrônica e digital não são a mesma coisa e apenas esta última oferece garantia jurídica e equiparação à manuscrita.

Além disso, uma série de serviços e solicitações junto aos órgãos públicos podem, hoje, serem feitos 100% online com o uso do certificado digital, tais como:

  • emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • acesso ao portal e-CAC da Receita Federal (declaração pré-preenchida de Imposto de Renda, consulta de situação fiscal e emissão de exercícios como DCTF, DIRPF, DIPJ, DSPJ Inativas, DITR e DIRF);
  • acesso ao e-Social;
  • acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Ainda, o certificado digital apresenta algumas vantagens específicas para certos profissionais liberais.

Médicos, por exemplo, podem:

  • adequar-se ao CRM Digital, seguindo as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM);
  • ter acesso ao TISS (Troca de Informações na Saúde);
  • emitir e entregar a DMED (Declaração de Serviços Médicos e da Saúde) à Receita;
  • assinar receitas e prontuários, utilizando o certificado digital A3 como ferramenta importantíssima para a prática da telemedicina.

Advogados, por sua vez, podem:

  • acompanhar processos;
  • realizar peticionamentos e citações;
  • acessar sistemas como o e-Pet (Peticionamento Eletrônico), e-Doc (Sistema da Justiça do Trabalho) e o Cert-JUS (Superior Tribunal de Justiça), o Conselho da Justiça Federal e toda Justiça Federal.

Note que o certificado digital é sinônimo de economia e praticidade na vida pessoal e profissional. 

Conheça o VIDaaS, o certificado digital em nuvem VALID 

O certificado digital em nuvem VALID foi pensado para facilitar a sua vida. Junto com ele, apresentamos a você o VIDaaS (Valid Identity as a Service), aplicativo desenvolvido para ajudá-lo a gerenciar tudo que diz respeito ao seu certificado em nuvem.

Imagine-se em qualquer lugar e horário, acessando o app VIDaaS e assinado um contrato com o seu certificado digital em nuvem. Isso é a praticidade e agilidade que você precisa. É a conveniência de um aplicativo no celular e a segurança que o armazenamento em nuvem proporciona. Tudo isso em um só lugar!

O grande diferencial desta solução é o VIDaaS Connect, tecnologia inovadora que possibilita ao titular do certificado digital em nuvem acessar qualquer sistema legado, bastando ter o aplicativo instalado no seu computador.

É o Connect que faz com que o sistema operaciioal encontre e identifique o certificado em nuvem automaticamente para realizar as transações e operações necessárias. Inclusive efetivar a assinatura de documentos em PDF utilizando o seu certificado, uma funcionalidade importantíssima para o momento que vivemos, onde, por exemplo um médico pode assinar seu receituário eletrônico (prescrição eletrônica) direto pelo celular ou pelo computador.

Onde você estiver

Com o VIDaaS: certificado digital em nuvem VALID, você deixa no passado a possibilidade de esquecer ou, pior, perder o seu cartão ou token criptográfico ou, ainda, não utilizar seu certificado na hora que você precisa por não estar em posse da máquina em que ele foi instalado. 

Do seu celular a caminho do aeroporto ou pelo desktop em qualquer lugar do mundo: basta estar conectado à Internet que você assina contratos, procurações, receitas, atestados ou o que precisar de onde estiver, quando precisar.

Máxima segurança

Como explicamos anteriormente, no certificado digital em nuvem suas chaves estão armazenadas em um servidor HSM. A Valid Certificadora está autorizada a prestar esse serviço por ser um Prestador de Serviços de Confiança (PSC) credenciado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). 

Ser um PSC, na prática, significa que a Valid cumpre as mais rígidas normas nacionais em compliance, auditoria e segurança digital e, portanto, está apta a oferecer a certificação digital em nuvem com máxima segurança para você, o usuário final da nossa solução. 

Como adquirir o VIDaaS: certificado digital em nuvem?

Emitir o seu VIDaaS: certificado digital em nuvem pode ser feito em três passos simples. Você pode realizar a compra diretamente pelo site da Valid Certificadora — lembrando que é importante guardar o número de ticket da sua compra.

O passo seguinte é baixar o app VIDaaS (que está disponível para Android e iOS) e agendar a sua validação por videoconferência, delivery ou no local de atendimento mais próximo a você.

Ah! Não se esqueça: para certificados digitais em nuvem, você pode fazer a emissão em casa. Já para os certificados A3 sem mídia, é obrigatório ter uma mídia ou adquirir a sua em conjunto com o certificado digital.

Com o VIDaaS no seu celular e os documentos necessários separados, é só realizar a validação e cadastrar sua senha de acesso. Pronto, é só logar no aplicativo e você já pode utilizar todas as facilidades do seu certificado digital em nuvem.

Agora que você conhece mais sobre o certificado digital em nuvem, confira a página do VIDaaS e adquira o seu. Ficou alguma dúvida? Leia o nosso FAQ e fale conosco. 

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 3.7 / 5. Contagem de Votos 6

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: