Tecnologia

Treinamentos de TI indispensáveis para ir ao infinito e além

A tecnologia da informação (TI) é um ramo cujas aplicações se estendem a empresas de todos os segmentos e tamanhos. Como os computadores estão cada vez mais presentes nas organizações, é altamente recomendado que profissionais de diferentes setores façam, no mínimo, um treinamento de TI.

Os especialistas em TI conseguem se destacar no mercado, produzir mais confiança em suas entregas e inovar em seus trabalhos. Isso ocorre tanto para os gestores e profissionais que trabalham na TI quanto para os especialistas de outros ramos que também se aprofundam no setor.

Neste artigo, criamos uma linha temporal que demonstra como um profissional atualizado pode ter mais valor para o mercado. Depois, listamos os cursos e treinamentos indispensáveis nessa área e destacamos a importância de fazer pesquisas contínuas. Boa leitura!

O treinamento de TI e o valor do profissional atualizado

Atualmente, os profissionais mais cobiçados no mercado são aqueles com capacidades multidisciplinares, ou seja, os que possuem conhecimentos em diversas áreas, sejam elas com conteúdos distantes ou próximos.

É fato que as modernidades atuais multiplicam os resultados das empresas. Elas reduzem a necessidade de realizar trabalhos burocráticos ao automatizá-los, controlam um grande volume de dados facilmente e até mesmo tornam as transações pela internet mais confiáveis com os certificados digitais.

Dessa forma, os contadores treinados e atualizados no TI potencializam o trabalho ao manejar melhor os sistemas que utiliza, desenvolver soluções tecnológicas para entraves na sua rotina de trabalho e muito mais, o que o torna um membro valioso no mercado.

Principais cursos e treinamentos de TI

Análise de desenvolvimento de sistemas

Esse curso se concentra no desenvolvimento de sistemas ou plataformas voltadas para o uso empresarial. Os profissionais também aprendem a fazer a manutenção e a desenvolver na linguagem Java e padrões da internet como HTML, XML, XBRL, entre outros.

O curso também fornece noções de gerenciamento e administração, conhecimentos fundamentais para criar um sistema útil para a companhia que trabalha e para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Banco de dados

Os bancos de dados consistem em servidores que armazenam as informações das organizações. Esse é um treinamento relevante, atualmente, pelo fato de que as empresas estão cada vez mais controlando suas informações por meios digitais.

Além disso, elas também coletam dados relevantes dos clientes para entender seu comportamento e gostos, com o auxílio de tecnologias como o Big Data. No curso, o profissional aprenderá a garantir a segurança, controlar e otimizar o grande fluxo de dados.

Rede de computadores

As redes de computadores são um conjunto de máquinas interligadas por um subsistema de comunicação, assim eles compartilham recursos e trocam informações.

O tecnólogo dessa área consegue trazer mais segurança à rede, dimensionar o uso dos equipamentos, configurá-los e dispor das variadas formas de rede, como internet, intranet, WiFi, LAN e bluetooth.

Sistemas para internet

No curso de sistemas para internet, o interessado aprende a desenvolver websites, redes sociais e portais para a empresa. Também estão incluídas noções de marketing digital, como uso de cores, banners e design da página para torná-la mais agradável de se utilizar.

Como se não bastasse, o profissional também recebe noções de e-commerce para que saiba como otimizar o funcionamento dos sites e trazer segurança para os clientes.

Engenharia da computação

Esse é um dos cursos mais tradicionais da área. Trata-se de uma graduação de cinco anos de duração, a qual inclui um vasto leque de conteúdo, como:

  • desenvolvimento e manutenção de software;
  • montagem e configuração de hardware;
  • conhecimentos sobre peças de robótica;
  • integração entre máquinas;
  • entre outros.

No cotidiano da empresa, o engenheiro poderá ser responsável por otimizar o trabalho dos computadores ao alterar a estrutura física do local, potencializando a produção do negócio.

Sistemas de informação

A formação no curso de sistemas de informação também é de longa duração, com 4 anos de estudo contínuo. Nesse treinamento o discente aprende um pouco de cada uma das áreas mais relevantes do mercado atual, são elas:

Percebe-se que se trata de uma área bastante completa e versátil, a qual permite que a maior parte do conteúdo seja aproveitada por profissionais de diferentes ramos.

Data Science

Data Science ou Ciência de Dados em português é focado no controle do massivo volume de dados que são controlados pelas empresas. Esse curso ensinará sobre estatística, análise de dados, utilização de banco de dados e aplicações de conceitos como:

  • machine learning;
  • python;
  • R;
  • ETL;
  • SQL;
  • NoSQL.

Trata-se de um curso que traz os conhecimentos básicos na área, por isso é interessante para aqueles que desejam aprender mais sobre a ciência de dados e continuar evoluindo posteriormente.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) consiste na criação de tecnologias que imitam o raciocínio humano em diferentes formas. Atualmente, a IA é usada no reconhecimento de voz, sistema de recomendações, chatbots, assistentes virtuais e outros instrumentos.

Essa é uma das principais tendências do ramo, está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e é uma das ferramentas mais promissoras para o futuro.

O curso de IA para iniciantes ensina os principais algoritmos, conceitos e técnicas para implementar a tecnologia nas empresas. O melhor de tudo é que não é preciso conhecimento prévio em linguagens de programação para aprender esses recursos.

A importância das pesquisas contínuas

É bastante importante entender que a tecnologia não para no tempo. É excepcionalmente importante que você continue fazendo pesquisas contínuas para se manter atualizado e aumentar cada vez mais seu potencial. Afinal, as empresas sempre darão preferência para aqueles que mais se reciclaram.

Também é recomendado sempre partilhar informações sobre o tema com outros profissionais ou seus colegas de trabalho, pois eles também podem ter um conteúdo relevante para apresentar a você, além de expandir seu networking.

Por fim, lembre-se de que não há limites para o conhecimento na área do TI. Após finalizar um curso, você poderá continuar se aprofundando no tema e desenvolver programas cada vez mais eficientes, com mais utilidades e inovadores!

Ao efetuar o treinamento de TI, o profissional da área ou de outros ramos conseguirá entregar resultados mais rapidamente, com menos custos e com maior qualidade aos seus clientes, pois ele saberá exatamente como usar a tecnologia a favor de seus serviços!

Gostou do conteúdo e acha que também pode ser útil para alguém? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média / 5. Contagem de Votos

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Mostrar mais

Valid Certificadora Digital

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: