Certificado Digital

Conheça as regras para renovação de certificado digital para condomínio durante pandemia

3
(2)

A pandemia do coronavírus vem alterando a rotina dos brasileiros nas mais diversas frentes. Em um cenário em que a recomendação dos órgãos de saúde pública é de se promover o distanciamento social e de se evitar aglomerações, as assembleias de condomínio estão, em sua maior parte, suspensas por todo o país.

Com isso, em alguns condomínios, a reunião para eleição de síndico ou administrador foi impactada. Como consequência, a ausência de comprovação do atual responsável impossibilitava a aquisição ou renovação do certificado digital do condomínio devido à expiração de mandato.

A boa notícia nesse caso é que, devido a ocorrências dessa natureza, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) levou a pauta ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que aprovou alterações nas regras para renovação de certificados digitais para condomínio enquanto durar a pandemia. 

Precisa renovar o certificado digital do seu condomínio? Continue a leitura deste artigo e confira o que muda e como a Valid Certificadora pode ajudar você!

Novas regras para renovação de certificado digital para condomínio

Resumidamente, a situação em que muitos condomínios se encontraram é resultado da expiração do mandato do síndico junto com a expiração do certificado digital do condomínio.

Com o certificado vencido, não é possível acessar o portal Conectividade Social ICP da Caixa Econômica Federal e, assim, a segurança jurídica do condomínio no seu todo fica comprometida. 

O ITI definiu, por meio da Instrução Normativa nº 04, de 7 de abril de 2020, algumas alterações nas regras para renovação de certificados digitais de condomínios enquanto durar o estado de emergência de saúde pública:

“(…) a comprovação dos poderes de representação legal de condomínios será realizada mediante apresentação do último documento de eleição do síndico, independentemente da expiração ou não do respectivo mandato”.

Estando o síndico com mandato expirado, basta apresentar, na renovação do certificado digital do condomínio, uma declaração constando que não foi possível realizar a nova assembleia.

A declaração deve ser assinada, preferencialmente, com uso de certificado digital ou, não sendo possível, à mão e digitalizada. 

A normativa estabelece que a renovação nesses critérios está autorizada enquanto durar a crise de saúde pública da Covid-19, mas os certificados renovados nessas condições podem ter validade de até um ano.

Em resumo, os condomínios estão autorizados a renovarem seus certificados digitais mesmo que no momento não tenham um síndico em exercício eleito por meio de Assembleia Geral Ordinária — cabendo ao último síndico proceder com a renovação. 

Como a Valid Certificadora Digital pode ajudar você

A Valid Certificadora é uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada junto ao ITI que atende a todas as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e dispõe de uma gama completa de certificados digitais, incluídos e-CNPJ e certificado para Conectividade Social. 

Além disso, oferece renovação online para certificados de modelo A3 (em mídia criptográfica) e é a pioneira em portabilidade para certificados digitais, permitindo que você faça sua renovação com a Valid independentemente de qual seja a autoridade que emitiu o seu atual certificado. 

Agora que já sabe o que mudou nas regras para renovação de certificados digitais para condomínio, é só lembrar que você pode contar com a Valid Certificadora.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Nossos atendentes, agentes e consultores estão prontos para ajudar você!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 3 / 5. Contagem de Votos 2

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: