Certificado Digital

Coronavírus: validação do Certificado Digital por videoconferência, #emcasa

3.7
(3)

O coronavírus acelerou o processo de inovação. A validação de certificados digitais por videoconferência estava em estudo pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, órgão fiscalizador da Certificação Digital no Brasil, há algum tempo, mas teve sua aprovação acelerada diante do cenário atual da pandemia do COVID-19 (Coronavírus), que pedia por ações urgentes de isolamento social para prevenção da saúde da população. 

As emissões não podiam parar devido a importância da Certificação Digital para as empresas, fluxo de documentos on-line e ao mesmo tempo, a saúde de todos os envolvidos precisava ser preservada. Com isso, o ITI publicou no último dia 20, a Instrução Normativa nº 2, que autoriza a validação de certificados digitais de forma eletrônica por meio de videoconferência. 

O que muda na prática? 

Até o momento, a validação presencial de um certificado digital exigia a presença local do titular, no caso de pessoa física e do representante para pessoas jurídicas, em uma Autoridade de Registo (AR) para o processo de identificação.  

Com a chegada da renovação por videoconferência as empresas e as pessoas que já emitiram certificado digital presencialmente e que, apresentaram os documentos de identificação para serem conferidos, realizaram a coleta biométrica de impressões digitais e dos traços faciais, poderão renovar seu certificado #emcasa. 

Na Valid Certificadora a emissão por videoconferência é realidade e com possibilidade de portabilidade, se a sua empresa ou você possui um certificado digital emitido por outra Autoridade Certificadora (AC), é possível renovar com a Valid.  

Ou seja, não é porque você tem um token ou cartão de uma outra Autoridade Certificadora que precisa renovar com ela, agora você pode usar o seu cartão e token antigo e ainda dentro da validade, renovar ele diretamente aqui

Como faço para solicitar minha renovação por videoconferência?  

Por enquanto, na Valid Certificadora basta acessar o site www.validcertificadora.com.br, comprar o certificado digital e agendar o dia e horário para a validação em um dos postos Valid.  

A equipe entrará em contato. Eles verificarão se você está apto ou não para emissão online e vão confirmar a sua solicitação e orientar sobre os procedimentos necessários. 

Viu como é simples? Agora você pode ficar tranquilo #emcasa, sem se preocupar com o coronavírus, e aproveitar os benefícios que a Certificação Digital oferece para pessoas e empresas. 

Aliás, estamos em período de entrega do Imposto de Renda de pessoa física, com prazo prorrogado para 30 de junho de 2020.  

Você sabia que os contribuintes que utilizam o certificado digital – eCPF – na entrega do IRPF têm diversos benefícios, como por exemplo, usar a declaração pré-preenchida com o histórico da última versão, corrigir pequenos erros no preenchimento, mesmo após o envio da declaração, preencher on-line no site da Receita, acompanhar em tempo real a declaração, desde o processo de entrega até a restituição. Tudo com mais rapidez, agilidade e claro, mais segurança na transmissão da declaração? 

Quer ficar sempre por dentro das novidades da certificação digital e da Valid Certificadora, então siga-nos nas redes sociais e aqui no blog. E não se esqueça, se gostou desse post curte e compartilha. 

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 3.7 / 5. Contagem de Votos 3

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: