Tecnologia

Como o certificado digital ajuda no ranqueamento no Google?

Manter o seu negócio em uma boa posição nas ferramentas de busca é essencial para que as pessoas encontrem o seu site logo na primeira página. Para isso, é importante investir em soluções e ferramentas digital para um bom ranqueamento no Google.

Após a decisão da própria multinacional em priorizar páginas que apresentam a segurança oferecida pelas certificações digitais, tornou-se indispensável a aquisição do serviço. Todas as páginas sem HTTPS são, agora, marcadas como não seguras, independentemente de qualquer interação anterior do usuário.

Neste post, vamos descobrir como o certificado digital pode ajudar nessa tarefa e quais são os benefícios que ele proporciona ao conseguir um bom ranqueamento no Google. Confira!

Qual é a importância dos certificados digitais?

certificado digital SSL oferece proteção de todos os dados enviados por meio da internet. Esses instrumentos tornam o comércio eletrônico bem mais seguro, resguardando, ainda, login e contas de e-mail. Pode ser exemplificado pelo modelo EV SSL, aquele que pode ser facilmente identificado pela barra de navegação na cor verde.

O SSL, sigla para Secure Socket Layer, é um arquivo de dados que associa digitalmente uma chave criptografada a uma determinada empresa. Ao ser instalado dentro de um servidor, ele aciona o cadeado e o protocolo HTTPS a uma página, oferecendo segurança na transmissão de dados entre o servidor e o dispositivo de acesso, o que dificulta a interceptação de informações.

Os certificados digitais se tornaram ainda mais importantes quando, há algum tempo, o Google passou a utilizá-los como fator para melhorar o ranqueamento.

Que cuidados devem ser tomados antes da indexação?

Para uma loja virtual ou e-commerce, por exemplo, ter um bom ranqueamento de SEO (Search Engine Optimization) ou um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site é fundamental.

Esse sistema é ideal para manter os negócios em alta, já que o posicionamento privilegiado na busca pelo Google garante a conversão nos sites já no curto prazo e o crescimento da confiança dos usuários, facilitando a fidelização.

Desse modo, antes de efetivamente criar campanhas online e indexar a página aos diversos canais de publicidade disponíveis, é fundamental investir na aquisição de um certificado digital. Como o Google é a principal fonte de busca na internet, sites que não contam com uma certificação apresentam um desempenho bem inferior no ranqueamento de SEO.

Consequentemente, não investir em um certificado digital antes da indexação resulta em um número menor de acessos e interações na página e, assim, menor taxa de conversão.

Perder relevância no Google impacta severamente a confiança dos usuários no seu site, que passam a correr maiores riscos de serem vítimas de fraude. Se os clientes não encontram a sua página, muitos concorrentes vão ocupar esse espaço. Depois que a relevância é perdida, reconquistar os consumidores é um processo trabalhoso.

Como a conversão no site é aumentada?

Adquirir um certificado por meio de uma empresa confiável é uma ação poderosa para aumentar a segurança geral em seu site. Quando falamos dos certificados SSL, estamos tratando de um instrumento capaz de reduzir fraudes, propiciando menor risco à experiência dos usuários na internet.

É importante notar que o certificado digital é um documento eletrônico que utiliza tecnologia de ponta para identificar seguramente pessoas, sistemas, companhias e informações em ambientes digitais. Portanto, é essencial para as operações virtuais hoje, já que as pessoas precisam lidar com obrigações e documentos, e as instituições exigem comprovação de identidade.

Dessa forma, a utilização do certificado tem se tornado cada vez mais recorrente, aumentando significativamente o grau de confiança nas transações eletrônicas. Suas propriedades tecnológicas e jurídicas conferem segurança digital e validade do ponto de vista legal em assinaturas realizadas de forma eletrônica.

Já quando mencionamos o SSL, estamos falando de uma tecnologia padrão utilizada para estabelecer uma conexão encriptada entre um servidor web e um navegador. Essa associação vai garantir que todos os dados que passam entre o servidor web e o browser, como logins, dados bancários e cadastros em geral, permaneçam privados.

O SSL se relaciona diretamente ao ranqueamento no Google, já que a gigante da tecnologia está cada vez mais empenhada na utilização do HTTPS. Isso se explica pela segurança garantida por esse módulo, já que criptografa todas as informações utilizando um certificado SSL ou TLS. Essa associação ajuda a impedir o monitoramento do tráfego por pessoas mal-intencionadas.

Como foi possível perceber neste artigo, adquirir um certificado digital é uma forma especial de gerar credibilidade para o seu site, como o posicionamento nas ferramentas de busca, a segurança digital e a possibilidade otimizada de conversão.

Além disso, vários recursos modernos da rede virtual de computadores exigem a utilização do HTTPS, que é diretamente associado ao certificado digital SSL.

Com a transformação digital e a revolução tecnológica trazida pelo e-commerce, conseguir um bom ranqueamento no Google é essencial para manter o negócio vivo. Os certificados vão proporcionar uma oportunidade valiosa para que a sua empresa se destaque e garanta vantagem competitiva em um mercado acirrado.

Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média / 5. Contagem de Votos

Você achou este post útil...

Siga-nos nas redes sociais

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar