Certificado Digital

5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais

4
(3)

O profissional liberal autônomo conhece de perto as alegrias e as dores da sua rotina. Seja como pessoa física ou jurídica, há a necessidade de acompanhar de perto as obrigações fiscais e contábeis e lidar com a rotina administrativa, sem perder a excelência no exercício do seu ofício. O certificado digital, para profissionais liberais, oferece várias vantagens, como veremos a seguir.

Neste artigo, você verá como o certificado digital permite ao profissional liberal gerar notas fiscais em poucos cliques, cumprir suas obrigações fiscais com praticidade, dizer adeus aos gastos com papeis e muito mais. Confira!

Emissão de NF-e

A primeira vantagem de adquirir o seu certificado digital é a facilidade com a qual é possível emitir notas fiscais eletrônicas.

Se você trabalha como MEI a emissão não é obrigatória para vendas a outras pessoas físicas. Porém, se você realizar a venda para uma empresa ou perceber que é mais vantajoso mudar seu regime de tributação para Lucro Real ou Lucro Presumido, a emissão de NF-e passa a ser obrigatória em todas as transações.

Se você já precisou emitir uma nota fiscal eletrônica, sabe que o processo não é exatamente prático. Dependendo do estado da federação pode ser necessário, inclusive, ir pessoalmente até Agência da Receita Estadual mais próxima e fazer a solicitação por lá ou então pedir que o próprio comprador faça uma nota fiscal de entrada.

Mesmo que prestar serviços a pessoas jurídicas não faça parte da sua rotina, contar com o certificado digital é a certeza de que você não vai perder vendas — nem tempo — por isso.

Com o certificado digital, basta se cadastrar na Secretaria da Fazenda do seu estado e adquirir um software de emissão de NF-e que você estará apto a emiti-las, em poucos cliques, direto do seu computador.

Economia de recursos

Quanto você gasta em um ano com papel e tinta para impressora? Qual o seu gasto com deslocamentos e autenticações ?

Ter uma assinatura digital possibilita ao profissional liberal dar adeus à processos demorados e lidar com infindáveis documentos impressos. No fim do dia, a economia com material de escritório, reconhecimentos de firma e afins, por si só, podem fazer do certificado digital uma economia, não um gasto.

Além disso, você se torna um profissional ambientalmente mais responsável e diminui sua produção de materiais descartáveis.

Acesso ao portal e-Social

O portal e-Social faz parte de uma diretriz de simplificação e unificação de uma série de obrigações acessórias que estavam espalhadas por sistemas diferentes.

Se você tem funcionários provavelmente conhece obrigações acessórias como a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que serão gradativamente integradas ao e-Social.

E para facilitar a vida do empreendedor e do profissional autônomo brasileiro é possível acessar o sistema utilizando o certificado digital.

A lista de sistemas que já foram ou serão substituídos pelo e-Social é grande e há um calendário específico de obrigatoriedade que você pode conferir neste outro artigo aqui do Blog.

Acesso ao portal da Receita Federal

Você já conhece e faz uso das facilidades do Centro de Apoio ao Contribuinte (e-CAC)?

Criado em 2005, o e-CAC oferece uma série de serviços ligados à Receita Federal. Entre aqueles dedicados a pessoas físicas, jurídicas, ou ambos, o portal oferece mais de uma centena de serviços diferentes! A maioria deles, no entanto, o acesso só está disponível com o uso da assinatura digital.

Entre os serviços de acesso exclusivo para o contribuinte em posse de assinatura digital estão:

  • Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ;
  • Consulta completa da Situação Fiscal;
  • Emitir cópia dos exercícios de obrigações como DCTF, DIRPF, DIPJ, DSPJ Inativas, DITR e DIRF;
  • Solicitar parcelamento de dívidas junto à União;
  • Delegar a terceiros (seu contador, por exemplo) o uso do Portal.

Você pode conferir a lista completa de serviços no próprio site da Receita clicando aqui e é claro que o certificado também é um facilitador na hora de declarar seu imposto de renda.

Assinatura digital de documentos e contratos

Por fim, mas não menos importante, ter o seu certificado digital eCPF ou eCNPJ é sinônimo de ter a sua assinatura digital. O que é, inclusive, uma vantagem competitiva nos dias de hoje.

A assinatura digital gerada por meio do certificado padrão ICP-Brasil é equiparada, juridicamente, à assinatura manuscrita e permite ao profissional liberal assinar contratos, documentos e comunicações (inclusive e-mails) com garantia de autoria, máxima segurança e validade legal.

Bônus: vantagens específicas para profissionais liberais

Além das vantagens citadas, que se aplicam a todos os profissionais liberais, existem, também, algumas específicas, por exemplo, para médicos ou advogados.

Os médicos, cujo uso do Certificado Digital já ocorre no dia a dia, permitindo ao profissional acessar serviços como TISS (Troca de Informações na Saúde) e realizar a entrega da DMED (Declaração de Serviços Médicos e da Saúde) à Receita, podem contar com o eMédico, que pode ser instalado diretamente no chip de sua CRM Digital (Cédula de Identidade Médica).

Os advogados, por sua vez, também podem ter o certificado digital instalado diretamente na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (desde de que essa seja do modelo atual, com chip). Com o eJurídico em mãos, o profissional do direito acessa os sistemas oferecidos pelos tribunais de justiça, estaduais ou federais.

Gostou de saber mais das vantagens do certificado digital para profissionais liberais? Você pode conferir aqui as opções de certificados digitais da Valid Certificados Digitais.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 4 / 5. Contagem de Votos 3

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: