Empreendedorismo

Aprenda a ser um bom líder para seu escritório contábil

Aprenda a ser um bom líder para seu escritório contábil

Muitos dizem que liderança é algo difícil de ser ensinado, por ser um dom natural do indivíduo considerado um bom líder. Mas você já parou para pensar nisso?

É evidente que existem diferentes maneiras de liderar, mas é fato também que, quando pensamos em grandes comandantes, é perfeitamente possível identificar algumas características comuns entre eles que os tornam proeminentes.

Nesse caso, por que não tentar fazer igual? Esse é o objetivo deste texto, mostrar a você quais são as características mais comuns encontradas em grandes líderes de diferentes áreas, que podem ser desenvolvidas por você e aplicadas no escritório contábil.

Ficou interessado? Então confira nossas 7 dicas!

Seja proativo

O que significa ser proativo? Basicamente, é determinar metas e objetivos e ir atrás deles. Uma pessoa com essa característica é capaz de realizar desejos de maneira consciente, movendo grande energia para isso.

Na prática, ser proativo é o oposto de ser reativo, ou seja, enquanto a pessoa reativa está sempre esperando algo acontecer para reagir, a pessoa proativa está criando oportunidades para realizar o que deseja.

Por isso, o líder proativo é aquele que se faz presente na empresa. Ele sabe aonde quer chegar e sabe que, para alcançar seus objetivos, inevitavelmente se verá diante de situações difíceis.

É por isso que ele se envolve com as questões dos departamentos, ajuda a resolver diferentes tipos de problemas e encara os desafios do cotidiano de maneira racional, transmitindo confiança à sua equipe, pois todos esses obstáculos fazem parte do caminho para o sucesso.

Torne-se o exemplo a ser seguido

Um erro muito comum cometido por jovens empreendedores é acreditar que para liderar é necessário intimidar as pessoas. Muito pelo contrário! O bom líder é aquele que consegue motivar, cobrar e ser bem-visto por sua equipe. Sendo assim, a tarefa aqui não se refere à imposição, mas sim a conquistar admiração das pessoas.

Como ser respeitado e admirado mesmo diante de uma rotina intensa de trabalho? A resposta é simples: basta se colocar como um exemplo a ser seguido pelos funcionários.

Imagine tudo aquilo que você acredita ser importante em um profissional. Características como responsabilidade, ética, respeito pelas normas da própria empresa e, principalmente, a capacidade de ser justo e íntegro precisam ser inseridas no seu dia a dia para que as pessoas vejam você como alguém confiável, que elas podem tomar como exemplo.

Aja com transparência

Não tente ser o gestor espertinho, aquele que toma as decisões por conta própria e, quando julga conveniente, apenas comunica à equipe o que deve ser feito, pegando a todos de surpresa. Isso não é produtivo e, pior, faz com que os funcionários se sintam inseguros com relação às suas decisões e tenham bons motivos para procurar novas oportunidades de trabalho.

Opte sempre por ser transparente quanto aos acontecimentos, necessidades e diferentes tipos de situações que envolvem a empresa. Isso oferece benefícios como a criação de um ambiente mais harmônico no dia a dia e ajuda a criar uma relação em que existe diálogo entre as pessoas, algo fundamental para que as condições de trabalho sejam constantemente aperfeiçoadas.

Com transparência, você começa a ganhar a confiança das pessoas e ainda dá a elas a possibilidade de se sentirem úteis para ajudar a melhorar a empresa como um todo. Acredite: isso costuma ser um diferencial em escritórios bem-sucedidos no mercado.

Crie engajamento por meio da motivação

Se você quer ser um bom líder dentro de seu escritório de contabilidade, tenha sempre como foco agir como um elemento motivador do trabalho de sua equipe. Um grupo que não esteja motivado não trabalha com vontade necessária e isso se converte em resultados menos expressivos em termos de produtividade.

Lembre-se: o escritório não diz respeito a você, mas sim ao grupo. É ele quem fará a empresa crescer. Por isso, procure sempre considerar o que faz bem ao coletivo, o que pode ser útil para impulsionar seu desempenho.

Como fazer isso? Ficando atento ao comportamento de cada um de seus funcionários. O que eles desejam? Sua busca é por aquilo que pode motivá-los no dia a dia. Quando você descobre isso e coloca em prática, a tendência é criar um grupo de trabalho excelente, capaz de ir atrás dos melhores resultados.

A boa capacidade de observação pode criar um grau de engajamento importante para fazer com que sua empresa avance e cresça significativamente.

Seja um bom líder fazendo parte da equipe

Ocupar a posição de chefe traz inúmeras responsabilidades. Entretanto, isso não deve fazer de você alguém que se coloca num patamar superior ao de toda a equipe.

Pense bem: como adquirir o respeito de um funcionário se ele pensa em você como um sujeito intimidador e indisponível?

Por isso, é preciso atuar ao lado desses profissionais, ainda que sua função seja de chefia. Um bom líder se coloca como parte da engrenagem e vê as pessoas ao seu redor como suas parceiras, procurando sempre progredir ao lado delas.

Saiba ouvir o que as pessoas têm a dizer

Uma característica importante que um líder precisa desenvolver é a abertura para ouvir os membros de sua equipe.

Pessoas sempre têm o que falar e, muitas vezes, isso pode representar muito para uma empresa, até mesmo porque são essas pessoas que estão diariamente fazendo a organização seguir em frente.

Por isso, esteja sempre disposto a conversar com os funcionários, deixando-os à vontade para dar sugerir, elogiar e até mesmo fazer reclamações, quando for o caso.

Quando você se revela um gestor com um perfil mais aberto ao diálogo, as pessoas logo percebem e isso contribui muito para o amadurecimento do negócio.

Dê feedback e recompense o bom desempenho

É importante que seus funcionários saibam que você está observando seu esforço. Por isso, nada melhor do que fornecer feedback. Procure estar sempre disposto a mostrar às pessoas sua satisfação com a dedicação que elas têm entregado à empresa. Da mesma forma, quando isso parecer em falta, você pode sugerir uma mudança de postura, de maneira bem sincera e educada. Mas lembre-se: jamais peça aquilo que você mesmo não oferece. — por isso é importante considerar as dicas anteriores.

Enfim, essas dicas têm o objetivo de ajudar você a se transformar numa pessoa capaz de catalisar as melhores energias em função do trabalho em equipe. Compreendendo isso, você terá tudo para ser um bom líder e obter excelentes resultados em seu escritório de contabilidade.

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