A pandemia de Covid-19 mostrou como a gestão de crise é algo fundamental dentro dos negócios. Sem ela, é impossível que uma empresa consiga superar eventos adversos externos ou internos. O empreendedor que não desenvolve essa habilidade corre um sério risco de ver seu negócio sofrer muito.
Em alguns casos, o empreendimento não resiste e acaba tendo que fechar as portas. Foi o que aconteceu nos anos de 2020 e 2021, quando a crise do coronavírus teve o seu ápice. Só no primeiro ano, de acordo com o Sebrae, cerca de 10 milhões de brasileiros saíram do empreendedorismo por causa da pandemia.
Para você não passar por esse problema, separamos algumas dicas de como fazer uma boa gestão de crise. Continue lendo e confira!
1. Faça um diagnóstico da situação atual
Quando se trata da gestão de crise, o passo principal é entender a situação atual do seu negócio. Não há como pensar em resolver qualquer tipo de problema sem conhecer a fundo suas principais nuances. Em outras palavras, antes de atacar um inimigo, é preciso entender suas forças e fraquezas.
Esse diagnóstico inicial tem como objetivo principal entender o tamanho do problema. Isso porque, em alguns casos, algo que parece ser insuperável pode ser solucionado com poucos passos simples. Já em outros, é preciso uma atenção maior, exigindo mais tempo e dedicação dos gestores.
Além de dimensionar a crise, esse processo de diagnóstico visa a compreender os danos que podem ser gerados para o negócio caso o problema não seja resolvido. Também mostra um panorama dos meios que você tem de proteger seu faturamento durante o período.
2. Identifique os aspectos mais afetados pela crise
O gerenciamento de crise também depende da execução de um balanço sobre como o problema afeta os diversos aspectos do seu negócio. Determinados problemas podem tem influências diferentes sobre cada departamento, e você deve ter isso em mente para saber como agir.
Nesse sentido, é comum que determinados setores sejam mais afetados que outros. Por exemplo, uma crise no seu mercado pode impactar diretamente o setor de vendas. Logo, é importante identificar esse processo e agir rapidamente para amenizar os eventuais prejuízos.
Uma dica interessante para definir os aspectos do negócio mais afetados pela crise é recorrer à Matriz GUT. Essa é uma ferramenta que utiliza três fatores distintos para determinar o impacto de um problema na empresa: a Gravidade, a Urgência e a Tendência.
3. Monte um plano de ação sólido
Após as duas etapas de identificação, a gestão de crise começa a passar para a parte prática. Nesse sentido, temos a partir de então a montagem de um plano de ação sólido e bem estruturado para enfrentar o problema.
Com o conhecimento que você adquiriu na etapa anterior, será mais fácil entender quais são os pontos que devem ser atacados para evitar que a crise seja ainda maior. Mas para que esse processo funcione da forma esperada, é fundamental montar um plano de ação consistente.
Ele servirá como um mapa que guiará as ações de todos os envolvidos. Esse plano deve ser montado e compartilhado com toda a empresa. Dessa forma, cada colaborador entenderá como deve agir frente a cada situação desafiadora.
4. Mensure e acompanhe os resultados
Depois que iniciar o processo de tomada de ações e decisões — com base no plano elaborado anteriormente —, você precisará garantir que as atividades proporcionem o efeito desejado. Estamos falando de mensurar e acompanhar os resultados.
Inicialmente, essa mensuração deve ser feita registrando todos os progressos conquistados. Ao fazer isso, você terá em mãos um emaranhado de informações que serão utilizadas para medir a efetividade das ações.
Com essas métricas, é possível saber se as atividades executadas para conter a crise têm dado resultados ou não. Inclusive, você terá a oportunidade de elaborar melhorias no processo de gerenciamento dessa situação.
5. Promova uma comunicação eficiente
Algo muito importante na gestão de crise é a comunicação eficiente. Existem casos em que uma situação desafiadora se torna ainda mais complexa devido a falhas nesse processo de interação entre os envolvidos.
É por meio da comunicação eficiente que são passadas todas as informações para os colaboradores e para os clientes. Essa é uma maneira de garantir que todos tenham acesso aos dados necessários para tomar suas decisões com base no plano de ação fixado.
6. Invista em soluções tecnológicas
Por fim, é fundamental que você conte com a ajuda da tecnologia na gestão de crise. As ferramentas que ela proporciona auxiliarão em diversas frentes nesse processo. Por exemplo, o plano de ação, a mensuração e o acompanhamento de resultados são algumas de suas formas de atuação.
Todos os dados levantados podem ser inseridos em sistemas, planilhas ou documentos eletrônicos, o que facilita o seu gerenciamento e acompanhamento. Além disso, a tecnologia pode proporcionar mais segurança durante o processo de gestão de crise, especialmente se você contar com um certificado digital.
Quando tratamos de dados e informações existentes no mundo online, é fundamental contar com ferramentas e protocolos que garantam a segurança e a inviolabilidade desses itens. Um certificado digital pode assegurar máxima proteção às informações levantadas. Assim, evita vazamentos ou perda de dados que podem gerar problemas ainda maiores.
Além disso, o certificado digital permite a criação de um arquivo online armazenado em servidores na nuvem que só podem ser acessados por meio dessa ferramenta. Ao fazer isso, você consegue acompanhar a gestão de crise da sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar que tenha acesso à internet.
Como a entrada nesse arquivo digital dependerá da autenticação de um certificado, os dados da sua empresa estarão totalmente protegidos. Assim, apenas pessoas autorizadas poderão manuseá-los e, ainda, você terá controle sobre cada colaborador que logar no arquivo digital.
Podemos concluir que a gestão de crise não é uma tarefa tão simples de se executar. Contudo, com as ferramentas corretas e seguindo as orientações que mencionamos neste conteúdo, ela pode ser feita com mais eficiência.
Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre outros assuntos relevantes para o seu negócio? Confira um passo a passo para criar um plano de negócios agora mesmo!