Contabilidade

5 dicas para se tornar um contador digital

5
(1)

A contabilidade é um ramo em constante alteração e modernização, sendo que a tecnologia traz um grande número de oportunidades para profissionais do ramo. Quem deseja aproveitar de novidades tecnológicas e maximizar seu sucesso no mercado pode se tornar um contador digital, também chamado de contador do futuro.

Esse é um profissional que atende seus clientes e realiza suas atividades de forma online, o que traz algumas vantagens, como ampliação da área geográfica de atuação, desnecessidade de investir espaço físico, entre outras. Neste artigo trouxemos as 5 dicas mais eficientes para ajudá-lo a se tornar um contador digital. Continue a leitura!

1. Elabore um plano de carreira

Um bom planejamento é crucial para o sucesso de qualquer profissional. Ele precisa ser elaborado quando o contador alterar a sua forma de atuação, especialmente se for de forma online, já que as mudanças no seu dia a dia podem ser bastante impactantes.

Não há somente uma maneira de elaborar esse plano e ele deve ser adequado para as especificidades do seu trabalho. Entretanto, é recomendável que ele explore os seguintes tópicos:

  • definição de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo;
  • capacitações, especializações e treinamentos que devem ser feitos nos próximos anos;
  • canais de comunicação que serão usados, como websites, blogs, páginas em redes sociais, entre outros;
  • eventos que você participará para ampliar o networking;
  • forma que será realizado o atendimento no campo prático;
  • adoção das tecnologias necessárias, como sistema de gestão especializado;
  • aquisição de certificados digitais para contadores, imprescindível para essa forma de trabalho.

2. Tenha fluência em outro idioma

Em razão da globalização da economia e da comunicação, empresas ou escritórios de contabilidade estão tendo cada vez mais contato com representantes de organizações de outros países.

Empresas estrangeiras precisam de um bom contador para se adequar à legislação contábil, fiscal ou tributária brasileira. Por isso, saber outro idioma trará grandes vantagens para o contador.

Apesar de ser possível contratar um tradutor, é recomendável que o profissional tenha fluência ou, no mínimo, nível intermediário em inglês. Esse é o idioma oficial em diferentes países desenvolvidos ao redor do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia.

Além disso, o inglês permitirá que o contador consiga entender notícias internacionais e conheça a International Financial Reporting Standards (IFRS ou Normas Internacionais de Contabilidade).

Por fim, outra língua relevante em razão da relação do Brasil com os demais países da América Latina é o espanhol.

3. Desenvolva a capacidade de negociação com os clientes

Os clientes e o mercado contábil estão cada vez mais exigentes. Por isso, um atendimento de alto nível e boa capacidade de negociação são alguns dos diferenciais mais relevantes para que o contador consiga ampliar sua autoridade no mercado.

Existem diferentes formas do profissional melhorar sua comunicação. Existem, por exemplo, cursos de técnicas de negociação, atendimento ou vendas. Nesses treinamentos você aprimora fatores técnicos e comportamentais que o ajudarão a compreender como se portar perante stakeholders — todos com algum interesse na empresa.

Mas há duas tendências que permitirão que você se destaque perante os concorrentes: customer experience (CX) e customer success (CS). O primeiro consiste em entregar a melhor experiência para o cliente, o que é feito ao oferecer diferentes canais de comunicação, investir no pós-venda, efetuar um atendimento próximo e humanizado.

Já o CS é uma estratégia em que se conduz o cliente até a solução esperada. O contador deve conhecer as necessidades do seu cliente e entregar os serviços adequados, atendendo a todas as expectativas do contratante.

4. Procure estar sempre atualizado

A contabilidade não é um ramo estático e está sempre em modificação. Por isso o contador deve manter constante atualização à legislação trabalhista, fiscal e empresarial. Também não deve se esquecer das tendências do mundo corporativo de forma geral, como os setores que estão em crescimento, novas tecnologias que estão sendo utilizadas e vertentes da contabilidade com maior demanda atual.

Por fim, já se foi o tempo em que o contador apenas fazia o cálculo e declaração de tributos. Atualmente esse processual exerce um papel estratégico dentro do negócio e auxilia o gestor em medidas como precificação, negociação e expansão do negócio.

Isso significa que ele deve se tornar multidisciplinar e atualizar sobre conhecimentos de gestão de negócios, finanças, empreendedorismo e contabilidade estratégica.

5. Use a tecnologia a seu favor

A principal atualização pela qual o contador digital deve prezar é a tecnológica. Existem diferentes novidades que tornam seu trabalho mais ágil e eficiente.

Um exemplo são os softwares de gestão que integram o sistema do contador com seus clientes, automatizam tarefas, como cálculo de tributos e digitação de informações, o que permite que ele se concentre nas atividades mais estratégicas e no atendimento.

É necessário aprender a utilizar tecnologias que melhoram a comunicação com seus clientes. Entre eles estão as redes sociais e os programas de reunião online, por exemplo.

Outro conhecimento tecnológico diz respeito ao sistema SPED, criado pelo Governo Federal para receber informações contábeis e fiscais. Ele engloba o eSocial, NF-e, EFD-Contribuições, EFD-ICMS e IPI, e-Financeira, entre muitos outros.

Uma das tecnologias mais importantes para que o contador digital tenha sucesso é o certificado digital. Que concede validade jurídica para os atos realizados pela internet com o seu uso. Isso proporciona um amplo rol de vantagens para o profissional, como redução de burocracia e custos, agilidade na rotina, mais segurança e mobilidade, maior competitividade, entre outras.

Em um ramo cuja competição está cada vez mais acirrada, tornar-se um contador digital é uma ótima estratégia para que o profissional conquiste mais espaço e oportunidades no mercado. Mas será preciso conhecer e investir nas tecnologias essenciais para isso.

Gostou? Então acesse, siga e acompanhe nossas redes sociais para ficar antenado sobre notícias, informativos e conteúdos que auxiliarão no seu sucesso!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 5 / 5. Contagem de Votos 1

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: