Empreendedorismo

Entenda a nova tendência de negócios via mobile

0
(0)

Entenda a nova tendência de negócios via mobile

O mercado mobile está com tudo no Brasil e no mundo. Até 2019, espera-se que haja mais de 5 bilhões de usuários mobile em todo o mundo. Para 2017, a previsão é que o número ultrapasse os 4,7 bilhões. Em terras brasileiras, o crescimento também pode ser observado e, em 2016, eram mais de 160 milhões de smartphones ativos no país.

Essa mudança nos hábitos de uso e o fortalecimento dessa tendência permitiram a criação de novas possibilidades, como os negócios via mobile. Mostrando que vieram para ficar, eles trazem oportunidades e possibilidades que não devem ser ignoradas.

Leia o post até o final e entenda melhor essa tendência, descobrindo como aproveitá-la de maneira adequada.

O crescimento das vendas mobiles

O mercado mobile está a todo vapor no Brasil. Dados mostram, por exemplo, que a penetração de smartphones era de mais de 90% em 2015, com 47% das pessoas navegando por dispositivos móveis diariamente.

Além disso, o m-commerce — como é chamado o comércio mobile — movimentou mais de R$ 27 bilhões em 2015, demonstrando que cada vez mais as empresas e pessoas físicas confiam nessa solução para realizar compras.

A tendência é que essas vendas cresçam ainda mais. Isso se deve à questão ligada à Internet das Coisas (IoT), que prevê mais integração de elementos do cotidiano ao mobile. Se hoje já há relógios e eletrodomésticos inteligentes, o futuro tende a ser ainda mais integrado e online, abrindo novos canais de compra.

Os processos e negócios que também migraram para o mobile

Essa tendência faz com que, além das vendas em si, seja possível realizar novos processos pelo mobile. Dependendo da situação, dispositivos móveis podem ser utilizados para realizar a gestão de um negócio, por exemplo.

Para profissionais que estão sempre viajando ou que precisam oferecer respostas rápidas a respeito do negócio, essa é uma possibilidade especialmente vantajosa.

Além disso, empresas podem fazer compras com fornecedores de maneira móvel, além de oferecer novas possibilidades para os clientes. O marketing mobile é uma forma muito utilizada pelos negócios atuais para captar e converter quem está usando esses dispositivos.

Com isso, surgem novos tipos de negócio, como os que têm ofertas baseadas na localização do usuário. Um bom exemplo é o Uber: voltado exclusivamente para smartphones, ele usa os recursos de localização para garantir que o usuário tenha acesso a um transporte conveniente.

Há também as empresas voltadas para pagamentos e transações exclusivamente mobile. Grandes players do mercado, como Samsung, Google e Apple, já criaram suas soluções de pagamento móvel, seguro e descomplicado. Para o futuro, espera-se que surjam ainda mais negócios sobre esse assunto.

As oportunidades disponíveis

Eventualmente, o mobile vai se tornar a forma preferencial de acesso à internet, como já acontece no Brasil desde 2014. Diante disso, novas oportunidades já existem para aproveitar esse mercado e muitas outras vão aparecer.

O uso de aplicativos e a integração com APIs, por exemplo, é uma forma de tornar tudo mais simples, inclusive para clientes. E por falar nos consumidores, é cada vez mais comum o uso de recursos para esse meio, como a transferência dos conhecidos cartões de fidelidade.

Outra possibilidade que tende a ser explorada é o uso de VPAs, ou Assistentes Pessoais Virtuais. Com Cortana e Siri para as pessoas físicas, será bastante comum o uso desse tipo de recurso também para empresas. Isso vai permitir uma automação mais consistente de processos, além de facilitar diversas etapas.

Quanto ao processo de compra e venda, o desenvolvimento de novas medidas de segurança vai permitir que transações maiores sejam efetuadas. Em alguns sentidos, hoje já é possível fazer transações mais robustas. Eventualmente, isso vai se tornar mais frequente.

Para prestadores de serviços, o recurso também não deve ser ignorado. Atualmente, muitos restaurantes permitem a conferência do cardápio de maneira móvel, assim como a reserva de mesas e até mesmo a realização de pedidos. Isso só tende a crescer no futuro, que não está tão distante assim.

As vantagens de entrar na era dos negócios via mobile

Mesmo que no futuro os smartphones atuais pareçam ultrapassados, a verdade é que o caminho rumo ao mobile parece não ter mais volta. As pessoas buscam dinamismo e querem ter conveniência e facilidade na hora de realizar suas tarefas.

Entrar nessa era é uma forma de não ficar para trás em uma tendência cujo caminho segue apenas para frente. Ao implantar os recursos móveis em seu negócio, por exemplo, a gestão fica mais fácil, dinâmica e estratégica.

Aproveitar essa oportunidade, especialmente em relação aos clientes, também é uma forma de gerar mais satisfação e de ampliar os resultados em geral.

Os cuidados na hora de usar o m-commerce

Para aproveitar o m-commerce de maneira adequada, é necessário ter alguns cuidados, e a segurança é o principal deles. Para evitar problemas com perda de dados, por exemplo, buscar um certificado digital é sempre importante.

A empresa também deve pensar em utilizar essa solução para melhorar o nível de confiança a respeito das transações. Nesse sentido, é necessário investir no tipo de certificado mais adequado para esse uso, como é o caso do A1 voltado para o mobile.

Outra questão importante é que a transição deve ser estruturada. Se o negócio ainda não utiliza esse tipo de recurso móvel, não é eficaz querer que a transformação aconteça de maneira imediata.

Em vez disso, vale mais a pena estruturar uma mudança constante e adequada, de modo a maximizar os resultados positivos.

O crescimento do mobile no Brasil e no mundo imprime novas tendências e, entre elas, está o surgimento de negócios via mobile. Chamado de m-commerce, esse comércio ainda é acompanhado de outros processos, negócios e oportunidades que devem ser mais bem aproveitadas para garantir adequação à nova realidade. Ao mesmo tempo, é importante ter os cuidados certos, como o uso de certificados digitais para a segurança, de modo a evitar quaisquer problemas.

O surgimento dessa tendência, inclusive, está ligado à questão da transformação digital. Sendo assim, veja como usar esse fator a seu favor e se tornar um escritório contábil com resultados extraordinários

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: