Certificado Digital

Coronavírus: O que mudou na renovação on-line do certificado digital na Valid Certificadora

5
(1)

O Coronavírus acelerou processos que já estavam em desenvolvimento.

Em tempos de pandemia do COVID-19 (Coronavírus) toda ação que tem como principal objetivo a prevenção à saúde e ao bem-estar da população é bem-vinda.

Na certificação digital não é diferente, por isso, aqui na Valid Certificadora trabalhamos incansavelmente para disponibilizar melhorias na forma de atendimento e em especial, nos formatos remotos, para que nossos clientes e colaboradores permaneçam #emcasa

O Decreto Federal nº. 10.282/2020 definiu como essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários a cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais.

Considerando que a emissão de certificado digital é essencial à manutenção de outras empresas, por exemplo, na assinatura e emissão de nota fiscal, entendemos que manter nossa atuação é extremamente importante, mas sempre atentos as orientações dos órgãos de saúde e utilizando os recursos tecnológicos a favor de todos.

Renovação On-line

Renovar on-line um certificado digital não é novidade, antes mesmo da pandemia esse recurso já existia, porém com algumas limitações, permitindo apenas uma primeira renovação entre uma validação presencial e outra.

Antes, se você adquirisse um certificado digital com validade de um ano presencialmente, no ano seguinte, antes do vencimento – e desde que não tivessem ocorrido alterações nas informações cadastrais – você poderia renovar eletronicamente, porém no segundo ano, a renovação com validação presencial no local de atendimento seria necessária novamente.

Agora isso mudou, a renovação on-line é ilimitada e dos certificados do tipo A3, é possível fazer sempre que preferir e tem mais novidades.

Mas o meu certificado é de outra AC, posso renovar on-line na Valid?

Sim, a renovação on-line da Valid Certificadora não só é ilimitada como permite também que você renove um certificado mesmo que tenha sido emitido por outra Autoridade Certificadora (AC).

Se você possui um certificado digital de pessoa física ou jurídica do tipo A3, seja ele emitido inicialmente pela Valid ou por qualquer outra Autoridade Certificadora você pode renovar aqui.

Para realizar a renovação on-line é importante atender aos seguintes requisitos:

  • Que o certificado digital atual esteja válido e seja do tipo A3 PF ou PJ;
  • Ter a senha de utilização (PIN);
  • E que não tenha ocorrido alteração nos dados cadastrais.

Agora se você possui um certificado do tipo A1, precisará realizar uma nova compra e agendar a validação presencial ou via videoconferência #emcasa. 

Existe validação de Certificado Digital por videoconferência?

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI publicou no último dia 20, a Instrução Normativa nº 2, que autoriza a validação de certificados digitais ICP-Brasil por videoconferência, pelas Autoridades Certificadoras.

Aqui na Valid já temos essa possibilidade e estamos preparando um outro post para explicar em detalhes como funcionará e quem poderá utilizar.

Siga-nos aqui no Blog e nas redes sociais e fique por dentro dessa e outras novidades.

Gostou do conteúdo? Avalie, curte e compartilhe.  

Clique Valid e pronto!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 5 / 5. Contagem de Votos 1

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: