Certificado Digital

Conectividade Social ICP: Descubra se a sua empresa precisa de certificado digital

0
(0)

Prazo para quem deve atender a exigência da Caixa é só até 31/12

De acordo com a exigência da Caixa Econômica Federal (CEF), a partir de 1º de janeiro de 2012, micro e pequenas empresas deverão possuir um certificado digital para acessar o Conectividade Social ICP (https://conectividade.caixa.gov.br), canal de relacionamento com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Somente quem participa do Simples Nacional e possui até dez empregados, assim como os micro empreendedores individuais (MEI), não precisarão de certificação digital para acessar o sistema. Mas é preciso ficar atento, pois as empresas com até dez funcionários que estejam fora do Simples deverão adquirir o certificado digital.

O Conectividade Social permite a realização diversas transações eletrônicas, como a transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e o acesso às Informações da Previdência Social (SEFIP) e da Guia de Recolhimento Recisório do FGTS (GRRF), bem como visualizar e imprimir extratos, retificar incorreções cadastrais e comunicar o afastamento de empregados.

De acordo com recente entrevista à revista Exame (www.exame.com.br), o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, há no Brasil mais de 6,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos formais, mas apenas 1,7 milhão de certificações digitais de pessoas jurídicas de todos os portes. Para ele é necessário aumentar o número de empresas certificadoras para atender à demanda.

Adquirir um certificado digital é simples. Basta solicitar a compra pelo site de uma das Autoridades Certificadoras ou de Registro, como é o caso da VALID (www.validcertificadora.com.br), e comparecer pessoalmente a um ponto de atendimento munido dos documentos solicitados. Pela VALID os preços variam de R$ 110,00 (e-CPF) a R$ 165,00 (e-CNPJ). Acesse o site da VALID Certificadora e descubra as condições especiais para Micro e Pequenos Empresários.

 

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica seguramente pessoas, empresas, sistemas e informações no mundo digital. Ele é fundamental nos dias de hoje, época em que as pessoas buscam qualidade de vida e precisam lidar com as obrigações cotidianas de firmar compromissos, assinar documentos e identificar-se perante instituições que exigem comprovação inequívoca da sua identidade.

 

Cada vez mais, pessoas e empresas têm experimentado os benefícios da tecnologia do certificado digital – um componente de inovação que aumenta extremamente o grau de confiança das transações eletrônicas. O seu uso promove o surgimento de novas soluções e serviços digitais que de outra forma não seriam suficientemente seguros e confiáveis.

As principais vantagens do uso do certificado digital estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica a documentos assinados eletronicamente. É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em documentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade.

 

 

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: