Certificado Digital

Certificação Digital, um caminho sem volta!

0
(0)
Certificação Digital um Caminho sem volta

A Certificação Digital no Brasil alcança sua primeira década como uma tecnologia que se estabeleceu em caráter irrevogável.

A transição do mundo físico para o digital, ainda um grande desafio, mas já avança em passos largos e conta, hoje, conta com centenas de aplicabilidades tanto na esfera pública como na particular.

Há 10 anos, em 22 de abril, houve o startup do moderno STR (Sistema de Transferência de Reservas) do Sistema de Pagamentos Brasileiros, o chamado SPB, que permitiu que a liquidação das transferências de reservas entre bancos aconteça, hoje, em tempo real, garantindo a transparência e monitoramento em tempo real do equilibro financeiro das instituições e, por consequência, da economia nacional como um todo.

Na prática, hoje você consegue mover em segundos valores de um Banco para outro, ao passo que antes, o processo demorava até 3 dias úteis, dependendo do canal usado para a remessa de fundos.

Mas este sistema vai além disso, pois permite que o Banco Central se antecipe a possíveis desvios que eventualmente causem fragilidade ao sistema financeiro nacional, permitindo ações rápidas e pontuais e protegendo a estabilidade econômica da nação como um todo.

Este passo só é possível devido à garantia de segurança, integridade e autenticidade, permitida pelo meio tecnológico e amparada pela certificação digital.

O sucesso deste processo foi inspirador para que outras aplicabilidades da certificação rapidamente ganhassem corpo como a assinatura de contratos eletrônicos, acesso a sistemas restritos com a condição de autenticidade do participante, petições judiciais, procurações eletrônicas, notas fiscais e até prontuários médicos.

Com mais de 5 milhões de certificados digitais emitidos no país, o Brasil é referência ao mundo, quando o assunto é tecnologia digital e, apesar de tão robusta e complexa, ainda estamos dando os primeiros passos como adolescente num caminho irreversível que é a desmaterialização de processos, que além de ser legal, do ponto de vista da validade jurídica, que garante o não-repúdio (as partes envolvidas não podem negar que deram nascimento ao acordo digital, seja ele qual for); é, ainda, legal, do ponto de visa eco-friendly, pois cada vez mais toneladas e toneladas de papel se tornarão dispensáveis e, as nossas árvores agradecem.

O caminho a percorrer ainda é longo, mas está mais suave. A base está pronta! Que bom, pois é um caminho sem volta.

MARLOS ANDREY – Administrador com especializações em Marketing Internacional e em Gestão de Pessoas. Mais de 15 anos na liderança de equipes comerciais, boa parte dedicado ao mercado de Certificação Digital SSL. Idealizador e gestor do Blog WebSegura: segurança real para o mundo virtual. Atual desafio, participação na implantação da VALID Certificadora e coordenação comercial de SSL.

Para adquirir um certificado digital é simples: Basta acessar o site de uma das empresas credenciadas para emitir certificados digitais ICP-Brasil, como é o caso da VALID (www.validcertificadora.com.br).

Os preços variam a partir de R$ 110,00 (e-CPF) para Pessoa Física e de R$ 165,00 (e-CNPJ)
para Pessoa Jurídica.

Acompanhe a VALID Certificadora nas redes sociais e fique por dentro do mercado de Certificação Digital e suas aplicações.

Facebook: http://www.facebook.com/VALIDcertificadoradigital
Twitter: http://www.twitter.com/VALIDCD.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Etiquetas
Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: