VALID Certificadora
05\04\2018

Acelerador SSL: o que é e por que esse recurso é importante?

O investimento em segurança digital é a base da criação de qualquer ferramenta digital. Isso vale, inclusive, para as que estão hospedadas na web. E, para atingir esse objetivo, uma série de mecanismos podem ser utilizados.

Um deles é o protocolo SSL. Ele garante que um servidor possa comunicar-se com o dispositivo do visitante sem que terceiros tenham acesso ao conteúdo. Porém, o processo de configuração, muitas vezes, consome uma grande quantidade de recursos.

Para evitar que isso comprometa a experiência do usuário, surge o acelerador SSL. Se você quiser saber mais sobre essas soluções e como elas podem ser utilizadas para tornar a sua página web mais confiável e robusta, veja o nosso post de hoje!

O que é o protocolo SSL

Também conhecido pela sigla TLS (Transport Layer Security, ou Camada de Segurança de Transporte, em uma tradução livre), o SSL (sigla para Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes de Segurança, em português) é um protocolo de segurança utilizado para criptografar o tráfego entre dois dispositivos web. Além disso, ele tem uma estrutura que permite a autenticação com segurança de um site. Isso evita que páginas fraudulentas sejam confundidas como páginas legítimas.

O protocolo SSL utiliza um algoritmo baseado no método de criptografia RSA para manter dados protegidos contra ataques de terceiros. Essa técnica utiliza duas chaves de criptografia que, em função da sua estrutura, são virtualmente impossíveis de serem fraudadas.

A chave privada é de conhecimento apenas de quem recebe a mensagem. Ela é utilizada para descriptografar os dados.

Já a chave pública pode ser compartilhada entre todos os envolvidos no envio dos dados. Por meio dela, qualquer pessoa pode criptografar uma informação antes de enviá-la para outro usuário, sistema ou dispositivo.

Ambas as chaves funcionam em conjunto nas operações de criptografia e descriptografia de informações. A chave privada e a chave pública são, em outras palavras, matematicamente conectadas a si mesmas e a nenhum outro par de chaves. Essa estrutura é fundamental para que um site possa comunicar-se com vários visitantes por meio do protocolo SSL sem ter que criar uma chave de criptografia para cada um. Isso mantém as transferências de informações mais seguras e confiáveis.

Como o acelerador SSL funciona

O uso do protocolo SSL pode consumir muitos recursos do servidor. E, para evitar que isso cause a sobrecarga da máquina em momentos de alta demanda, empresas investem em um acelerador SSL. Assim, é possível direcionar mais recursos para o usuário e manter o site e os serviços web do negócio seguros.

O acelerador SSL é utilizado no momento em que o cliente estabelece uma conexão com o servidor. Essa é a hora em que o algoritmo RSA é utilizado para configurar uma chave única para o visitante. Nesse momento, ambos os dispositivos envolvidos na troca de dados deve concordar com uma série de parâmetros para que a conexão seja estabelecida com segurança.

Alguns aceleradores SSL funcionam como um hardware específico que é acoplado ao servidor. Ele será responsável por todo o trabalho de criptografia e descriptografia de dados, permitindo que o servidor foque a sua capacidade de trabalho em outras rotinas.

Algumas soluções funcionam totalmente via software. Nesse caso, elas ficam localizadas em uma interface de virtual da infraestrutura de rede de tal forma que o tráfego passa pelo acelerador antes de chegar no site. Assim como no outro caso, a aceleração é projetada para criar uma experiência de uso uniforme para o usuário. Ou seja, não devem existir indícios durante o acesso de que uma solução adicional é responsável pelos processos de segurança da conexão.

O papel do acelerador SSL será executar parte das rotinas de configuração, direcionando para o servidor aquelas que envolvem rotinas de criptografia que demandam menos recursos. Alguns aceleradores podem lidar com todas as rotinas de criptografia e descriptografia de dados. Nesse caso, o servidor da loja virtual trabalhará apenas com os conteúdos já descriptografados.

O investimento em um acelerador SSL deve ser acompanhado de outras estratégias para manter a página web segura e confiável. A empresa pode adotar o backup de dados, por exemplo, para evitar a perda de informações.

Caso o negócio envie e receba documentos por meio das suas páginas web, é importante ter um certificado digital. Ele garante que todos os arquivos distribuídos pelo negócio terão um nível maior de integridade, por ser um mecanismo que facilita a validação da identidade de quem envia e recebe informações pela web.

Além disso, regras de controle de acesso podem ser criadas para quem tem acesso à infraestrutura interna da página. Dessa forma, se uma conta for comprometida, o impacto é reduzido gradativamente.

Além disso, o negócio pode utilizar mecanismos de autenticação modernos, como a autenticação de dois passos. Junto com o uso de senhas complexas, eles reduzem as chances de contas serem invadidas por métodos de roubo e quebra de senhas tradicionais.

Quais os maiores benefícios do investimento em um acelerador SSL

O maior benefício do uso de um acelerador SSL está na possibilidade de manter uma página de vendas segura sem comprometer a experiência do usuário. Para empresas que necessitam da internet para realizar vendas, esse é um fator crítico, uma vez que o tempo que um usuário precisa para realizar uma compra é um ponto que pode ocasionar a perda de muitas vendas.

Se a página demorar para carregar conteúdos ou apresentar erros contínuos em função da alta carga de trabalho de um servidor, as chances de o cliente desistir de comprar um produto crescem rapidamente. Mas, com o acelerador SSL, a empresa pode garantir que todas as verificações necessárias para estabelecer uma conexão com o dispositivo do usuário (e, assim, enviar e receber dados de cartões de crédito, CPF e outras informações confidenciais sem problemas) sejam executadas sem que ocorra uma queda na qualidade do acesso.

Além disso, a segurança é mantida em todas as trocas de informações. Isso evitará o roubo de dados de consumidores, trará mais confiabilidade para as páginas web da companhia e, como consequência, tornará os seus serviços web mais robustos e competitivos.

Em outras palavras, a adoção do acelerador SSL é um investimento estratégico. Ele permite que a companhia mantenha o seu site e os seus serviços web mais seguros e confiáveis. Dessa forma, é possível garantir que as conexões sejam mantidas com alto nível de confiabilidade, mesmo em momentos de alta demanda.

Ficou interessado no certificado digital e quer saber como ele pode ser utilizado no seu negócio? Confira tudo sobre essa ferramenta em nosso blog!

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.