A presença na internet há muito tempo tornou-se pré-requisito para qualquer empreendimento. Junto ao avanço da internet, a popularização de dispositivos conectados aumentou a pressão para que empreendimentos fornecessem um número cada vez maior de conteúdos e serviços online, a maioria deles capaz de processar informações privadas.
Nesse cenário, o número de técnicas de hacking utilizadas para capturar dados de cartões de crédito, senhas e informações pessoais aumenta continuamente. E para impedir que isso passe a ser um fator de risco para negócios que utilizam a web para vender produtos, anunciar projetos e entrar em contato com os seus clientes, a implementação de protocolos de segurança tornou-se algo essencial.
Vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre este assunto.
O que é o protocolo SSL?
Sigla para Secure Socket Layer, o termo SSL é utilizado para indicar um dos principais protocolos de segurança da web. Esse protocolo é utilizado para computadores estabelecerem uma conexão criptografada com outro aparelho em qualquer local do mundo. Essa conexão terá um nível de segurança alto, garantindo que todas as informações enviadas e recebidas permanecerão privadas.
Também chamado de TLS (Transport Layer Security), o SSL já é utilizado por milhões de sites no mundo todo. Graças a ele, ataques do tipo man in the middle (em que uma pessoa captura a troca de dados entre duas pessoas) tornaram-se menos eficazes. Assim, vários serviços web tornaram-se mais confiáveis e robustos.
Em quais cenários é recomendado utilizar o protocolo SSL?
O protocolo SSL não é obrigatório para vários serviços e aplicações web. Entretanto, o seu uso é recomendado por autoridades digitais como o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e obrigatório para a implementação de algumas ferramentas. Entre as mais tradicionais, podemos destacar:
Links patrocinados
O Google AdWords, principal serviço de links patrocinados da web, recomenda o uso de SSL nas páginas que são exibidas pelo serviço. Como muitas delas exigem que o usuário insira informações pessoais para obter uma experiência de uso completa, a empresa responsável pelo buscador mais famoso do mundo passou a recomendar o uso do protocolo para a exibição de anúncios em seus resultados.
Páginas de login
A segurança da página de login é um ponto crítico para sites que buscam trabalhar com informações pessoais de seus visitantes. Ela deve ser projetada para combinar alta performance e segurança, impedindo que contas comprometidas façam login e enviando os alertas necessários para que usuários saibam quando algo de errado ocorre.
Mas, antes de avaliar quais são os melhores sistemas de login do mercado, o empreendimento deve garantir que os dados de usuário e senha (como ID e endereço de e-mail) de qualquer pessoa sejam enviados para os sistemas de validação por meio de canais seguros.
Isso será possível com o SSL, protocolo de segurança que cria um canal seguro entre o possível cliente e o servidor do site. Assim, pessoas serão capazes de efetuar as suas atividades sem correr o risco de terem informações pessoais expostas a terceiros.
Páginas de venda
Assim como páginas de login, a segurança das partes de um site relacionadas aos processos de venda possuem um impacto direto no nível de confiabilidade da página. Como neste momento são inseridos dados pessoais, como número de cartão de crédito e endereço de entrega, o risco de um registro ser capturado é alto. Com o SSL, será possível enviar e receber dados relacionados à validação da venda com segurança e privacidade.
Vantagens de se ter o SSL
O uso do SSL pode impactar vários aspectos de uma paǵina na web. As melhorias vão do SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre) ao desenvolvimento de um site mais robusto. Entre as principais vantagens do uso dessa tecnologia, podemos destacar:
- Ganho de performance: protocolos SSL modernos conseguem aumentar a velocidade de carregamento de uma página, tornando a experiência de uso mais agradável.
- Maior segurança: criptografar o tráfego de um site por meio do SSL garante que nenhuma pessoa será capaz de capturar as informações enviadas entre os visitantes e a página web.
- Melhoria no ranqueamento: mecanismos de busca como o Google e o Bing dão preferência para endereços compatíveis com HTTPS.
- Maior confiabilidade: páginas compatíveis com SSL passam mais confiabilidade para usuários que, nos últimos anos, passaram a ter uma preocupação maior com segurança digital e privacidade.
- Alinhamento com padrões elevados de segurança: o uso de SSL em sites e aplicativos web é fundamental para garantir o alinhamento dos serviços digitais do negócio com os principais padrões de compliance do mercado.
Como o uso desse protocolo impacta a segurança do meu negócio?
O número de transações realizadas em meios online cresce a cada dia. Em alguns casos, como o de pessoas mais jovens, a internet já é o principal método de compra. Esse cenário tornou os sites de compra alvos de vários tipos de ataque virtual, que buscam capturar dados de cartões de crédito e senhas de usuário.
Diante disso, é fundamental que o empreendimento construa serviços web com um padrão elevado de segurança. Ferramentas e protocolos que garantam a segurança do usuário tornam o site mais robusto e confiável. Isso terá um grande impacto em fatores como as taxas de conversão e o SEO do endereço web.
Entre as abordagens utilizadas para ter um site mais seguro é o uso do SSL. Esse protocolo de segurança permite que informações sigilosas e/ou de alto valor, como números de cartões de crédito e senhas, possam ser transmitidas via web sem que sejam capturadas por terceiros.
O protocolo SSL garante que um site possua um padrão de segurança elevado. Todas as conexões serão criptografadas, impedindo que terceiros tenham acesso aos dados de usuários. Além disso, padrão de segurança alinha o site com boas técnicas de SEO e permite o uso de links patrocinados, uma importante maneira de divulgar uma página na web.
Bem implementado, o SSL cria um ambiente online para que clientes em potencial possuam a confiança necessária para efetuar compras no cartão de crédito e com outros métodos de pagamento. Como consequência, as taxas de conversão serão mais amplas. Assim, a presença da empresa na web ganhará um papel de destaque, gerando receitas e criando novas relações comerciais.
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