Certificado Digital

Saiba a importância do SSL para quem quer entrar no Open Banking!

0
(0)

Você sabe qual a relação entre SSL e Open Banking? Sem dúvidas, a inclusão dessa novidade proporcionará muitos benefícios para os usuários deste sistema bancário. Além disso, ele trará uma série de oportunidades para os bancos e Fintechs, proporcionando o compartilhamento de dados com outras áreas, como a saúde ou telecomunicações, por exemplo.

Contudo, esse novo sistema também representará alguns desafios para as organizações bancárias. Especialmente quando o assunto é segurança e a privacidade dos dados de seus clientes. Nesse ponto é que surge a importância do SSL.

Neste artigo, mostraremos como SSL e Open Banking se relacionam e a importância do assunto para as instituições que entrarão nesse sistema.

O que é SSL e Open Banking?

Antes de qualquer coisa, é importante entender os conceitos de SSL e Open Banking. O segundo termo se refere a uma novidade que já está batendo a porta dos brasileiros. Basicamente, trata-se de um conjunto de regras de tecnologia que permitirá o compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições bancárias.

O objetivo é transformar a forma que as pessoas interagem com os bancos, facilitando a abertura de contas em outras instituições. Assim, essas empresas terão um pouco mais de trabalho para garantir benefícios que façam os clientes continuarem utilizando seus serviços.

Já o SSL é uma sigla utilizada para designar o termo Secure Sockets Layer. Basicamente, esse é um tipo de segurança digital que facilita a comunicação de forma criptografada dentro de um site ou navegador.

O Open Banking é um procedimento que vem para dar continuidade ao processo de desburocratização e simplificação de uma série de processos empresariais. Trata-se de uma inovação ousada, mas muito interessante. Porém, como estamos tratando da transferência de dados sigilosos é importante adotar medidas que protejam as informações das empresas.

SSL sem Open Banking é possível?

Se você já pesquisou sobre esse tema em algum portal na internet percebeu que utilizar o Open Banking não deve ser um bicho de sete cabeças. Sendo assim, será que realmente é necessário utilizar SSL para ter acesso a essa funcionalidade?

Teoricamente, contar com a segurança do SSL não é uma exigência para quem utilizará esse sistema. Até o momento, não há obrigatoriedade de utilizar processos baseados nessa tecnologia de proteção. Contudo, é importante lembrar que não estamos tratando de um simples cumprimento de obrigações para utilizar uma tecnologia.

O Open Banking é um processo de compartilhamento de dados. Logo, quando tratamos desse assunto, todo o cuidado é pouco. Sendo assim, o ideal é que você tenha à sua disposição ferramentas como essa para garantir o sigilo e a segurança dos seus dados.

O SSL trabalha por meio de chaves públicas e privadas, além das utilizadas para cada tipo de conexão. Assim, quando você visitar uma página com SSL no navegador o servidor fará uma conexão. Durante esse momento, as chaves são utilizadas para criar uma outra utilizada durante a sessão.

O objetivo dela é criptografar e descriptografar dados que estão sendo transferidos. No caso do Open Banking, serão suas informações bancárias que passarão por todo esse processo. Sendo assim, o SSL surge como uma etapa imprescindível nesse processo.

Quer entrar no Open Banking e ainda não tem SSL?

Como você já sabe, o SSL não será exigido para que uma pessoa física ou jurídica possa entrar no Open Banking. Contudo, o ideal é que você tenha essa ferramenta de segurança antes de ingressar nesse novo universo. Principalmente, por se tratar de um elemento que ainda está em processo de implementação no Brasil.

Como tudo que é inserido no sistema bancário, ele pode demorar um tempo até garantir total segurança nos dados dos usuários das instituições. Um exemplo disso foi o próprio PIX. Algumas pessoas tiveram problemas no início de sua implementação e, inclusive, até mesmo questões relacionadas a fraudes.

Portanto, se você deseja entrar no Open Banking mas ainda não tem SSL, o ideal é contratar essa ferramenta o quanto antes. Ela o protegerá nessa fase inicial de implementação, evitando problemas que podem fazer com que você deixe de usar essa funcionalidade tão interessante que vem sendo implementada em nosso país.

Qual a importância do SSL para entrar no Open Banking?

O SSL no Open Banking deve ser sinônimo de segurança. Quando se trata do compartilhamento de informações — independentemente do tipo de dado transferido — é preciso ligar um sinal de alerta na mente do empresário. Com tantas notícias de invasões e vazamentos é preciso ter atenção a esse detalhe.

Sendo assim, é importante ter em mente que o compartilhamento de dados ocorrerá apenas com o consentimento do cliente e, principalmente, sua autenticação. É nesse ponto que o SSL se torna tão importante.

Significa afirmar que o próprio usuário do sistema bancário é quem autoriza ou não o compartilhamento de seus dados. Ele também seleciona qual organização bancária é que receberá essas informações, podendo bloquear as que não deseja.

Nesse sentido, o SSL permite que o processo seja feito em um ambiente seguro e com diversas camadas de autenticação e criptografia. Assim, apenas o titular e as instituições participantes terão acesso às informações bancárias.

Essa autenticação do usuário é executada dentro do próprio ambiente da instituição que o cliente tem conta. Desse modo, as suas credenciais de acesso não são cedidas a outros bancos. Todos os participantes devem seguir essas características para garantir a privacidade em seus próprios dados.

Por fim, podemos concluir que SSL e Open Banking são dois elementos que andam de mãos dadas. É impossível imaginar um processo de compartilhamento de informações sem as devidas medidas de segurança. Justamente nesse ponto é que eles se tornam companheiros inseparáveis.

Gostou deste artigo? Para ficar por dentro de todas as novidades do nosso site, assine a nossa newsletter. Dessa forma, sempre que um novo conteúdo for postado você será avisado.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Mostrar mais

Valid Certificadora Digital

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: