Tecnologia

Filmes e séries para entender a importância da privacidade digital

0
(0)

O tema da privacidade digital nunca esteve tão alta. Por aqui, no Brasil, a implementação do novo Marco Civil da Internet alterará bruscamente a legislação sobre o tema, criando novíssimos padrões de compliance digital para o setor privado no país.

O noticiário internacional, por sua vez, viveu algumas grandes histórias sobre privacidade digital ao longo da última década. Duas delas chamaram a atenção do mundo: em 2013, as revelações de Edward Snowden sobre o programa de vigilância em massa da CIA e, mais recentemente, o escândalo envolvendo o uso de dados do Facebook pela Cambridge Analytica, que vendia serviços de consultoria política eleitoral.

Quer entender essas histórias sobre privacidade digital e ainda se aventurar pelos perigos do futuro, com seus androides realistas e deep fake? Trouxemos para você 4 dicas de filmes e séries para explorar o assunto. Confira!

Citizenfour (disponível gratuitamente)

Antes de revelar sua identidade ao mundo e vazar os dados que havia copiado dos arquivos da Agência de Inteligência Americana, a famosa CIA, Edward Snowden fugiu para Hong Kong e entrou em contato com dois jornalistas — o americano Glenn Greenwald e o escocês Ewen MacAskill — e uma cineasta, Laura Poitras, que foram ao seu encontro.

Nos dias seguintes aos fatos, as revelações de Snowden, que deram a dimensão da quantidade de informações que a CIA gerava e armazenava sobre cidadão dentro e fora dos EUA, monopolizaram as atenções do mundo. Esse é o documentário que conta a história daqueles dias.

“Citizenfour” venceu o Oscar de Melhor Documentário e, em 2014, teve sua distribuição autorizada pelos produtores, podendo ser assistido de graça online (em inglês).

Snowden: Herói ou Traidor (Globoplay)

Agora, se você não é um grande fã de documentários e quer conhecer um pouco mais sobre a polêmica figura de Edward Snowden pode assistir ao filme “Snowden: Herói ou Traidor“. Como indica o subtítulo brasileiro, ele foca mais a figura do programador e a questão moral por trás dos vazamentos. 

O filme tem Joseph Gordon-Levitt no papel principal, direção do consagrado Oliver Stone e está disponível no Brasil pela Globoplay.

Privacidade Hackeada (Netflix)

Lançado em 2019, esse documentário americano é o caminho mais curto para entender o tão falado — mas nem sempre bem explicado — escândalo da Cambridge Analytica, que minerou dados via Facebook usados, por exemplo, nas eleições americanas de 2016 e no plebiscito britânico do Brexit.

Das primeiras notícias do vazamento a Mark Zuckerberg depondo no Senado americano, “Privacidade Hackeada” é uma ótima introdução ao caso da Cambridge e ao debate da privacidade digital como um todo — o filme está disponível no Brasil pela Netflix.

Westworld (HBO Go)

Por fim, se você é fã de séries e gosta de uma boa ficção científica futurista: a série “Westworld” pode ser uma excelente pedida.

A história se passa em um futuro próximo em que robôs hiper-realistas são colocados em um parque com temática de velho-oeste americano. Por lá, ricaços pagam para ser livres e fazer o que quiserem com esses androides indistinguíveis de nós e podem brincar tanto de herói, quanto de vilão. 

O que isso tem a ver com privacidade digital? Muita coisa, a gente garante, mas, para descobrir sem darmos spoiler por aqui, só assistindo. Westworld está no ar em sua terceira temporada pela HBO e pode ser assistido no serviço de streaming da empresa, o HBO Go. 

A privacidade digital é um tema sempre presente nos jornais e causa muita discussão. Se você quer entender melhor o assunto por uma perspectiva diferente, invista nos filmes e séries da nossa lista!

Gostou das dicas? Compartilhe este post na sua rede social favorita, leve a dica para seus amigos, pegue a pipoca e boa sessão.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Mostrar mais

Valid Certificadora Digital

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: