O plano de negócio é um documento fundamental para quem deseja iniciar ou ampliar uma empresa. Porém, mesmo assim, muitos microempreendedores individuais negligenciam sua formulação.
De modo geral, ele descreve os objetivos da companhia e os esforços feitos para atingi-los. Logo, permite que o empreendedor entenda o quão relevante é a solução que levará ao mercado, conhecendo mais detalhes sobre ela, o público, o setor desejado e o valor agregado dos serviços.
Portanto, aqueles que desejam aumentar as chances de prosperar frente à competição precisam saber como criar um plano de negócios. Continue lendo e entenda!
Para que serve um plano de negócio?
Em linhas gerais, a função central do documento é definir a viabilidade do negócio. Ou seja, permitir a compreensão profunda da ideia por trás da abertura ou expansão da companhia. Dessa maneira, pode tomar cuidados desde o começo e minimizar riscos e incertezas.
De modo a cumprir essa função, o plano de negócio deve ser construído de forma realista e estratégica. Com essas duas características em foco, é possível tomar as decisões certas já no início, levando um serviço realmente relevante ao público. E, em um momento em que muitas empresas estão abrindo e fechando — em especial em função da pandemia — desenvolver planejamentos estratégicos e se destacar é fundamental.
Por que é importante ter um plano de negócio bem definido?
O consumidor da atualidade está constantemente conectado. Seja por meio do smartphone ou do computador, ele acessa soluções personalizadas e alinhadas às suas necessidades com alguns simples toques — sobretudo com tantas opções disponíveis. Logo, não é nenhuma surpresa dizer que, para se manter ativo no mercado e ser escolhido entre as alternativas, é preciso ter relevância.
Infelizmente, mais de 522 mil empresas fecharam as portas no ano de 2020. É certo que a pandemia teve um grande papel nisso. Contudo, boa parte desses negócios ficaram inativos em função de dois problemas: falta de planejamento e lentidão ao se adequar às mudanças rápidas do mercado.
Com o acesso à tecnologia, o comportamento dos clientes de diferentes setores tende a se alterar em alta velocidade. É por isso que se faz essencial ter um planejamento estratégico e que acompanha as tendências.
Sem dúvidas, uma das formas mais simples de conquistar isso é por meio da elaboração de um plano de negócios. Ele será o guia necessário para que o empreendedor tome suas primeiras decisões — baseando-se em dados em vez de meras opiniões.
Qual é o passo a passo da criação do plano de negócio?
Após entender a importância do planejamento de abertura ou de ampliação, é hora de conhecer o passo a passo na elaboração do documento. Ao segui-lo, será simples acessar um plano que traga clareza e uma visão estratégica a quem deseja empreender. Confira!
Estude o mercado
O primeiro passo é estudar. Sem entender a realidade e os fatores externos que impactam a empresa, será mais difícil conquistar os resultados esperados. Portanto, não deixe de entender como o segmento de mercado escolhido funciona. Além disso, analise a concorrência e busque conhecer os processos envolvidos no trabalho com fornecedores.
Elabore os planejamentos necessários
Planejamento é a palavra-chave da abertura de qualquer negócio. Nessa hora, focar nos três principais setores que alavancam a empresa é interessante. Isto é, o de marketing, o operacional e o financeiro. Certifique-se de criar um plano separado para cada um deles. Assim, será mais simples avaliar a verdadeira viabilidade da ideia.
Avalie os riscos
Todo empreendimento está sujeito a riscos. Porém, isso não significa que é preciso esperar que eles afetem o negócio antes de tomar providências. Estar preparado e formular estratégias previamente pode ser a melhor forma de evitar impactos negativos na empresa.
Então, faça uma avaliação profunda das incertezas que rondam o negócio e documente-as. Com isso, a futura equipe poderá, junto a você, tomar as melhores decisões na proteção da organização.
Formule a estratégia inicial
Já ouviu falar da análise SWOT? Ela é sigla para strengths, weaknesses, opportunities e threats. Ou, em português, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA). Realizá-la é uma boa forma de obter um panorama inicial sobre a ideia.
Crie um sumário
Por fim, construa um sumário que permita que você identifique as análises estratégicas realizadas durante a construção do plano de negócio com facilidade. Dessa maneira, será possível alinhar a si mesmo e à equipe aos objetivos iniciais do negócio sempre que for necessário.
Como seguir e verificar se meu plano vai bem?
A forma mais simples de identificar o sucesso do documento é, após um tempo, cruzá-lo com as novas informações coletadas sobre o negócio. Certamente, depois de colher os primeiros resultados, o empreendedor preparado formulará o planejamento estratégico do negócio, que contém dados como:
- missão, visão e valores;
- posicionamento de marca;
- cultura organizacional;
- objetivos e metas, entre outros.
Ao cruzar essas informações com o que está contido no plano, é preciso que os resultados sejam semelhantes ao que era esperado — ou melhores. Caso contrário, pode ser interessante usar o documento novamente como um norte para os próximos passos. É importante ter em mente também que, com a transformação digital, é impossível abdicar do uso da tecnologia no negócio.
Assim, em especial se a ideia é trabalhar com o comércio eletrônico, será fundamental considerar métricas que apontem e otimizem o desempenho do site, as interações do cliente com ele e, é claro, sua segurança. Então, investir em itens como um certificado SSL/TLS é essencial.
Por fim, avalie também a relevância do certificado digital nas operações. Ele será um grande aliado de processos como emissão de cupom fiscal, assinatura e organização do fluxo de documentos, entrega de declarações ao Governo e, até mesmo, na otimização do dia a dia da empresa.
Agora que você sabe o quão importante é criar um plano de negócio e como fazer isso, não deixe de investir na formulação do documento. Acesse este conteúdo sempre que desejar retomar os passos necessários para ter sucesso e lembre-se de investir na construção de outros planejamentos que mantêm o crescimento da companhia saudável.
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