VALID Certificadora
21\09\2017

Explorando o digital para atrair clientes no escritório de contabilidade

Ao olharmos para a história da humanidade no último século, podemos notar que saímos de uma zona de atraso e passamos por uma revolução tecnológica. Isso transformou nossas vidas, nossas relações e até a maneira como lidamos com os recursos do nosso planeta. Chegamos à lua e estamos planejando montar uma colônia em Marte.

A tecnologia, de fato, abriu portas para novas oportunidades. As pessoas estão cada vez mais conectadas, e os processos burocráticos que antes envolviam papéis, carimbos e arquivos gigantescos foram substituídos por procedimentos digitais, mais práticos e fáceis de lidar. Com um clique, um documento é enviado do seu escritório para qualquer lugar da Terra.

Estamos aprendendo a viver em uma era digital. Deseja um táxi? Use seu smartphone e chame um! Ou você prefere o Uber? Deseja ver alguém que está longe? Faça uma videochamada e mate um pouco dessa saudade! Está com fome? Tem diversos aplicativos para que você peça comida pelo celular, basta escolher! O que essas soluções apresentadas têm em comum?

Quem deseja atrair mais clientes para sua empresa precisa investir em soluções digitais. Em tempos em que as pessoas não querem mais enfrentar tantas burocracias para resolver problemas simples, as empresas que investem em processos mais rápidos e modernos se destacam diante das demais, que parecem ter congelado em alguma década do século passado.

Você, profissional de contabilidade, não pode ficar para trás. Explore o digital a fim de atrair mais clientes para o seu escritório. Continue a leitura e saiba como.

1. A importância do digital para atrair clientes

Não há como sobreviver sem tecnologia. Essa é a constatação de qualquer dono de empresa ou profissional liberal quando se depara com processos cada vez mais práticos e rápidos. Dia após dia, as empresas se veem obrigadas a se adequarem aos avanços da tecnologia. Essa necessidade acompanha as mudanças pelas quais a sociedade está passando, e está ligada ao consumo e à forma com a qual a população passou a lidar com produtos e serviços. É tudo uma questão de comodidade.

Os consumidores perceberam que tecnologia oferece conforto e comodidade, principalmente na hora de adquirir bens e serviços. Antenados com as novidades, eles exigem das empresas e dos profissionais liberais o investimento contínuo em tecnologia, para ter como retorno conforto, comodidade e acessibilidade aos produtos e serviços desejados.

Diante desse cenário, as empresas e profissionais liberais se deparam com a necessidade de se atualizar e adquirir soluções digitais para conseguir atender seus clientes, organizar e fornecer as informações solicitadas, além de alinhar necessidades e anseios do público com seu mix de produtos e serviços. A tecnologia e seus frutos fizeram com que consumidores e empresas estivessem cada vez mais próximos, permitindo que houvesse uma relação entre consumo e crescimento. Você oferece ao seu público o que ele quer, em troca ele proporciona o crescimento do seu negócio por meio do consumo. Quando bem utilizada, a tecnologia rende bons frutos.

Para os profissionais de contabilidade, o ambiente digital oferece uma série de soluções que melhoram sua imagem e o poder de alcance dos seus serviços em relação ao público. Digamos que você trabalhe em um escritório no centro de sua cidade. Sem um site ou presença nas redes sociais, você provavelmente será conhecido apenas pelos clientes que já tem e por quem está passando pela região onde o escritório está.

Você pode aliar seus conhecimentos, experiência e as soluções digitais para atrair mais clientes para o seu negócio. Quer saber como?

2. Aliando o digital para atrair clientes

Atualmente, segundo dados de 31 de outubro de 2016 do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), mais de meio milhão de contadores possuem registro ativo no Brasil. Esse universo, repleto de profissionais, precisou se adaptar à modernização de muitos processos de trabalho, por conta da chegada de novas tecnologias. A introdução de ferramentas e softwares contábeis permitiu que você e os demais profissionais tivessem acesso a muitas informações, de maneira mais rápida e prática.

Em virtude do volume de dados com os quais os profissionais e escritórios de contabilidade lidam diariamente, o contador necessita ter maior preocupação com os detalhes. Entre cursos e treinamentos para operar esse volume, que é crescente, o contador busca no digital as soluções para melhorar sua performance no trabalho e ainda conseguir atrair mais clientes para seu portfólio.

2.1 Aprofundando o conhecimento

De fato, você domina os processos que envolvem o seu trabalho como contador, porém precisa investir seu tempo e disposição para aprender novos procedimentos e aprofundar o conhecimento nas novidades disponíveis no mercado. Por meio de cursos online, palestras e eventos da área, você fica por dentro das tendências que melhoram o seu desempenho como profissional, moderniza seu escritório e consegue atender uma gama maior de clientes.

2.2 Melhorando o atendimento ao público

A forma como você lida com o seu público influencia na quantidade de clientes que você consegue fidelizar. Por mais moderno que seja seu escritório, por mais eficiente que seja o seu trabalho ou por melhor que seja seu custo-benefício, a maneira como você se comunica com seus consumidores dita sua capacidade de atrair e fidelizar outros clientes.

Estabeleça um relacionamento adequado e respeitoso com seus clientes, utilizando mecanismos digitais como o e-mail, as redes sociais e até os aplicativos de mensagem instantânea para responder com rapidez e objetividade às necessidades deles. Lembre-se de que a tecnologia aproxima as pessoas das empresas, portanto você deve aproveitar essa oportunidade para estreitar laços com os seus consumidores.

2.3 Investindo em marketing digital

A era digital está entre nós. Se o seu escritório de contabilidade não está presente na internet, você deve se apressar para não perder mais tempo, dinheiro e clientes! Os avanços da tecnologia e as novas necessidades dos consumidores fizeram com eles buscassem, cada vez mais, por produtos e serviços na internet. O que você prefere? Ter clientes apenas no seu bairro ou cidade ou tê-los no mundo todo, ampliando seu leque de atuação e volume financeiro do negócio?

Quem não está presente na internet, praticamente não existe. Quando um possível cliente ouve falar de seus serviços, deseja mais informações e não tem um número para contato ou o endereço, ele vai atrás de você na internet. Ele coloca seu nome, seus serviços e afins nos grandes buscadores como o Google e o Bing. Quando você não está lá, essa necessidade pelos seus serviços é suprida com a oferta de concorrentes que se fazem presentes ali.

Tenha um site otimizado e marque presença nas redes sociais para atrair mais clientes. Ao aliar seus serviços com a presença nos meios digitais, você amplia sua carteira de clientes e pode expandir o negócio. Saiba como usar o marketing digital para atrair clientes no próximo tópico.

3. Dicas para usar o digital para atrair clientes

Agora que você entendeu a importância da tecnologia e do digital para atrair consumidores, assim como as formas de aliar soluções com a fidelização e aumento da sua carteira de clientes, chegou o momento de saber quais são os passos para colocar essas ações em prática. Nós fizemos um levantamento completo e detalhado com as dicas para que você aprenda a usar o marketing digital para atrair clientes. Vamos começar?

Em primeiro lugar, ter um site na internet ou uma fan page no Facebook não é o suficiente para que você reforce sua presença online, pois eles sozinhos não vão garantir que os clientes te encontrem com tanta facilidade. É necessário mais.

Os baixos custos das soluções digitais, quando comparadas a outras soluções de marketing como rádio, televisão ou imprensa escrita, permitem que você ouse em suas ações na internet e consiga corrigir qualquer acidente de percurso. Com o poder da internet, você vai conquistar mais clientes do que imagina. A melhor forma de encontrá-los não é indo atrás deles, e sim sendo encontrado por eles. Veja como:

3.1 Tenha um site e invista nele

Conforme dissemos anteriormente, não basta ter um site. Você precisa investir nele e fazer com que ele transmita toda a seriedade do seu trabalho, refletindo sua capacidade e poder de execução de tarefas. Ao olhar seu site, os clientes devem pensar: “é esse o profissional de que preciso”. Um bom site é capaz de aumentar o tráfego e atrair mais clientes.

3.1.1 Aposte em mensagens claras e objetivas

Aposte em mensagens claras e objetivas, pois é assim que o público vai assimilar mais rapidamente quais são os diferenciais dos seus serviços. Contrate um profissional de design para web que entenda de comportamento do consumidor, pois assim ele vai ajudar a desenvolver um layout intuitivo e organizado que facilitará a navegação para seus clientes.

3.1.2 Tenha um site responsivo

Não é mais segredo para ninguém que os brasileiros usam cada vez mais smartphones, não é verdade? O uso crescente desses dispositivos fez com que os sites precisassem se adaptar, pois o acesso a eles também passou a ser feito por meio das telinhas touch. Logo, o site responsivo nada mais é do que a versão adaptada para os diferentes tamanhos de tela — dos smartphones aos tablets. A experiência de acesso se torna mais interessante do que ficar dando zoom e tentando clicar em botões minúsculos.

3.1.3 Não se esqueça de colocar todos os seus contatos

O topo e o rodapé do site devem ser utilizados para colocar em destaque algumas informações importantes, como logo de seu negócio, um slogan e os contatos. Eles precisam ficar visíveis para que o consumidor não pense duas vezes antes de te acionar. Coloque também os links para as redes sociais e um formulário de contato.

3.2 Aposte em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos tipos de marketing que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo com o objetivo de atrair clientes. O conteúdo pode ser feito por meio de notícias, vídeos, infográficos, posts de blog, artigos, perguntas e respostas, dicas e outros mais.

3.2.1 Crie um blog para ajudar, não para vender

Uma das maneiras de fazer marketing de conteúdo é a criação de um blog. Nele, você busca abordar temas que ajudam seu público a solucionar problemas. O foco deve ser em dicas, explicações e orientações para que as pessoas identifiquem suas necessidades e possam saná-las naquele espaço. Os posts devem ser bem explicados e não podem focar diretamente nas vendas, de maneira agressiva. Você vai entender o motivo logo mais.

3.2.2 Oriente seu público com guias práticos

Por exemplo: o seu público tem dúvidas sobre a obrigatoriedade em relação a pagar alguns tributos? Explique detalhadamente o que são esses tributos, para que eles servem e quais segmentos do mercado são obrigados a pagá-los. Oriente as pessoas com guias práticos, assim elas entenderão um pouco melhor o assunto e passarão a enxergar você como autoridade na área.

3.2.3 Entenda o que o seu público deseja

O objetivo do seu blog é atender às necessidades de seu público, portanto invista em assuntos que são relevantes para ele. Ao entregar informações valiosas para seus clientes, você reforça sua marca e promove a fidelização aos seus serviços.

3.2.4 Faça um trabalho de cuidado com seus leitores

No marketing de conteúdo, você realiza um trabalho de cuidado com seus leitores. É por meio de dúvidas respondidas e problemas solucionados que eles vão enxergar valor em sua marca, optando por seus serviços quando precisarem. É por esse motivo que você jamais deve partir para a propaganda direta no blog. Foco no conteúdo e não nas vendas. Estas virão à medida que você se torna autoridade na área e referência para o público.

3.3 Conquiste mais usando as redes sociais

As redes sociais são importantes para que as empresas e profissionais liberais estabeleçam relações frutíferas com os consumidores na internet. Nesses espaços, é possível criar vínculos, conhecer hábitos, fortalecer conexões e solucionar problemas.

3.3.1 Esteja presente nas redes sociais

Faça uma relação das redes sociais e crie um perfil profissional em cada uma delas: Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram. Na foto de perfil, utilize o logo de sua empresa ou uma foto sua (caso você trabalhe como profissional liberal), bem trabalhada e tratada. Preencha todos os campos corretamente, como a biografia (informe com o que sua empresa trabalha).

3.3.2 A importância de interagir com o público

Para atrair clientes nas redes sociais, você precisa conversar com eles nesses espaços. Para que a conversa seja agradável e gere um valor para seu negócio, ela precisa considerar a maneira como o público das redes sociais pensa e quais são seus interesses. O exercício de interação demanda tempo, cuidado, esforço e análise de como é o público com quem você precisa conversar.

3.3.3 Entenda que cada rede social tem um propósito

O Facebook reúne toda a família. Lá você encontra pais, mães, irmãos, colegas de escola, vizinhos e até parceiros profissionais. Tem de tudo! O conteúdo que você compartilha no Facebook precisa estar alinhado com os propósitos de seu negócio, mas usando uma linguagem que seja acessível para todos — termos difíceis, por exemplo, devem ser explicados. Essa rede social permite que os clientes enviem mensagens, portanto responda com rapidez e objetividade. Evite a demora nas postagens e jamais deixe algum comentário sem resposta.

O Twitter é a rede social de microblogs, em que cada post tem no máximo 140 caracteres. Nesse caso, como lidar com a limitação? Por ter um conteúdo menor e que tem validade menor por causa da frequência de posts, você deve apostar em uma mensagem rápida e objetiva, complementando com um link para mais informações. As mensagens mais curtas incentivam as pessoas a procurarem produtos e serviços na rede social, portanto fique atento e não deixe ninguém sem resposta.

O LinkedIn é a rede social focada em relações profissionais. Ela é excelente para você conquistar novos clientes e parceiros de trabalho. Por lá, é possível aumentar a sua rede de network e, por consequência, ter acesso a novos mercados. Caso goste de escrever sobre o seu trabalho, utilize a ferramenta Pulse do LinkedIn e compartilhe artigos. Capriche na produção dos textos e promova discussões saudáveis. Preencha o perfil de sua empresa na rede social com todos os detalhes solicitados e faça parte também dos grupos de discussão.

Por fim, temos o YouTube. Esse é o espaço de audiovisual mais acessado do mundo, em que você pode criar e manter um canal para falar sobre assuntos relacionados ao universo da contabilidade. Se você tem desenvoltura e não se inibe diante de uma câmera, pode gravar vídeos com curiosidades e informações sobre o seu trabalho que ajudarão pessoas a resolver problemas. Que tal falar sobre a diferença das declarações de imposto de renda? Tutoriais são bem-vindos nessa rede social, que permite também as chamadas lives, transmissões ao vivo em que você pode interagir em tempo real com quem está assistindo.

3.3.4 Não aja como um robô

Do outro lado da tela também existe um ser humano. Nós sabemos que é tentadora a ideia de instalar um programinha com respostas e posts automáticos para atender o seu público, porém isso pode se transformar em um desastre. Entenda que, no meio digital, uma marca precisa ter identidade, uma voz específica para conversar com o público-alvo. Um robô não será capaz de fazer isso, portanto aposte em força humana.

3.3.5 Atente-se ao tom de voz

A maneira como sua marca se comunica com o público diz muito sobre a relação entre ambos. Pessoas gostam de conversar com pessoas e não com marcas. É importante que o seu público perceba que, por trás de suas ações na web, existem pessoas como eles. Aposte em um tom de voz pessoal em suas ações, compartilhando conquistas, novidades e assuntos relacionados com o universo do seu trabalho em contabilidade. Além de melhorar o relacionamento com os seus clientes, você conquistará outros mais.

3.3.6 Crie um calendário de posts

Extremos não são bem-vindos nas redes sociais. Excesso ou escassez de posts impactam negativamente na imagem do seu negócio. Para evitar que isso ocorra, assim como a repetição de assuntos, crie um calendário de posts e os distribua durante um período — pode ser uma semana, uma quinzena, um mês ou um bimestre. Você decide! O objetivo de ter um calendário e organizar os posts é promover o engajamento de seus seguidores, ou seja, fazer com que eles se interessem pelo seu negócio e comprem seus serviços, dando mais prestígio e valor para sua marca.

3.3.7 Saiba qual é o melhor horário para postar

Existe um único horário melhor para postar em todas as redes sociais? Com certeza não, mas cada uma tem um período mais propício para que você desenvolva seu trabalho com maior eficácia. Se você quer saber quais são os melhores horários para postar nas redes sociais, confira um estudo completo e detalhado sobre isso clicando aqui.

3.3.8 Cuidado ao reagir às críticas

As redes sociais são bem interessantes quando o assunto envolve a conquista de novos clientes, porém esses espaços têm armadilhas que mancham a reputação das empresas. Uma delas vem por meio das críticas.

Algumas pessoas podem criticar o seu trabalho e, independentemente do motivo que as levou até ali, você deve ter um cuidado redobrado ao reagir. Mantenha uma postura séria e jamais se exalte, ofenda ou brigue com essas pessoas na internet — nem em lugar nenhum! As consequências de uma reação na internet fazem com que você perca a razão, e a reputação dos seus serviços será impactada pela imagem de briguento.

3.3.9 Deixe claro qual é o seu propósito

Qual é o seu propósito? Atrair mais clientes? Então deixe isso claro! Transforme seu propósito em poucas palavras para criar um slogan forte e atraente, explicando o que você quer e como pode ajudar seus clientes. Assim você evita frustrações de ambas as partes.

O mundo está em constante processo de globalização. A internet permitiu que públicos de diferentes características tivessem acesso a um universo de informações. O consumo dessas informações, assim como de bens e serviços, agora se dá também por meio de computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos. Nas redes sociais, esse público se reúne para discutir o que gosta e o que não gosta, fomentando relações com marcas e empresas.

É por esses motivos que você deve investir no digital para atrair clientes, pois é nesse espaço que eles se encontram, se comunicam, interagem e decidem realizar compras. O digital passou a ser fonte de informações e influencia diretamente no poder de decisão de cada consumidor.

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