Nada pode ser pior para um web-lojista do que o volume de clientes que chegam a seu site e escolhem produtos, calculam fretes e, na hora da confirmação da compra, simplesmente cancelam, desistem, apagam, enfim, mudam de página.
O fato é que estudos provam que o brasileiro cada vez está mais disposto a comprar pela internet. Só este ano, segundo pesquisa publicada pela e-bit, haverá 25% a mais de faturamento em relação ao ano anterior, alcançando a expressiva cifra de R$23 bilhões.
Mas, se formos mensurar o que se deixou de vender por algum obstáculo, a cifra tende a aumentar exponencialmente. Além das melhores ofertas, de um site amigável, uma das maiores causas de abandono de compra por um consumidor é a falta de credibilidade da página acessada. Além de preço, prazo, frete e formas de pagamento, o cliente precisa se sentir em ambiente seguro para realizar suas compras.
A presença de um certificado digital SSL é, neste contexto, indispensável. O SSL cria um lacre digital de segurança na conexão entre usuário e servidor do cliente, que impede o monitoramento deste tráfego de dados, deixando o cliente tranquilo para efetuar suas compras.
E o cliente já sabe como procurar na página a identificação desta segurança: Além do cadeado usual que aparece nos navegadores (Internet Explorer, Firefox ou Chrome, por exemplo), hoje ele busca identificar o endereço em que o prefixo HTTPS deve aparecer, além do selo da autoridade certificadora que emitiu o certificado em questão.
Hoje, existem os certificados do tipo EV (extendedvalidation), considerada a modalidade mais moderna e segura de certificados SSL. O EV oferece os itens citados anteriormente e ainda a cor verde no endereço, que permite ao usuário saber na hora se está ou não em ambiente seguro.
Além disso, os golpistas virtuais têm sido cada vez mais refinados em suas falsificações, criando páginas semelhantes ou até idênticas àquelas em que o usuário habitualmente faz suas compras ou que desavisadamente é levado a crer estar.
O certificado EV promove também a identificação da empresa que emitiu este certificado. Este último ponto é fundamental, pois confirma que a página visitada pertence realmente à empresa a que diz pertencer.
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