Tecnologia

Erro de certificação do site: por que isso acontece e o que fazer?

Erro de certificação do site: por que isso acontece e o que fazer?

Comum em muitos sites publicados na Internet, o erro de certificação traz consigo inúmeros problemas para o usuário e para o negócio/proprietário do site.

Neste post vamos entender o que é esse erro, porque isso acontece e saber o que fazer para resolver o problema e melhorar a experiência do usuário.

Conhecendo o problema

Literalmente uma afronta à usabilidade, o erro de certificação apresenta uma tela diferente para cada navegador, informando a falta de um certificado digital, o que deixa o usuário extremamente confuso, irritado e inseguro, implicando em uma taxa de abandono alta.

Primeiramente, muitos usuários não possuem nem mesmo a noção do que é um certificado digital. Outros não entendem o que é uma exceção de segurança. Para que o usuário chegue até a página inicial do site que deseja navegar, ele deve clicar nas opções que lhe permitam continuar com a navegação. Tratando-se de um negócio online, como um e-commerce, por exemplo, o erro implica na perda de acessos (pageviews), de receita e de credibilidade.

Como corrigir o erro de certificação?

A solução é simples!

Os dados de um site são trafegados através do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) que em português significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Este protocolo é utilizado nas URLs de vários sites. Ele é o meio pelo qual as informações saem de um servidor e chegam ao navegador do usuário, sendo, portando, utilizado na comunicação entre sistemas.

Em sites que usam HTTP, quando o usuário preenche um formulário de cadastro e envia seus dados ao servidor de destino pela Internet, ele não possui a garantia de que seus dados não foram interceptados e lidos por um terceiro (hacker).

Outros sites, por sua vez, são configurados com um protocolo similar, porém mais seguro, o HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure). Este protocolo garante que, na comunicação entre o navegador do usuário e o servidor de destino, os dados não sejam interceptados por um hacker, pois estarão criptografados. Isso só é possível graças ao uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer) ou Camada Segura de Sockets.

Sites configurados com o protocolo HTTPS, mas que não possuem uma solução de Certificado Digital instalada no servidor, apresentarão ao usuário uma tela indesejada que pode impedir o usuário de chegar até o site. Além disso, em termos claros, o que esta tela diz é “você deseja confiar em um site que não comprova sua identidade?” ou “você quer mesmo navegar e fornecer informações a um site não seguro?”.

É fato que as pessoas prezam por sua segurança durante a navegação, compras pela internet ou quando precisam informar dados sensíveis como seu CPF ou dados do seu cartão bancário.

Dá pra sentir que o problema não é nada amigável, mas, como já foi dito, a solução é simples: basta adquirir um certificado digital SSL e configurá-lo em seu servidor.

O que é SSL

SSL, da sigla Secure Socket Layer ou Camada Segura de Sockets, é um protocolo de criptografia que provê comunicação segura em redes de computadores. Apesar de ser mais conhecido, o SSL tem um sucessor, o Transport Layer Security (TLS). Ambos os protocolos são largamente utilizados em websites de todo o mundo para criptografar as informações entre o servidor e o navegador web.

Vantagens

As vantagens em adquirir um certificado digital SSL são muitas. Vamos citar algumas:

  • Aumento da segurança: garantia de que as informações trafegadas não serão lidas ou interceptadas por um hacker mal-intencionado.
  • Ganho de credibilidade junto aos usuários: os usuários verão a empresa como uma empresa séria e que se preocupa em oferecer tecnologia de ponta.
  • Evita o indesejado erro de certificação.
  • Ganho de confiabilidade: com um selo de certificação SSL em seu site, os usuários se sentirão mais tranquilos em informar seus dados pessoais.

Ao contrário, quando um site  não possui um certificado instalado no servidor, as desvantagens são notórias:

  • Perda de inúmeros acessos: os usuários provavelmente desistirão de acessar seu website.
  • Perda de conversões em vendas: muitas vendas não serão concluídas por falta de confiabilidade.
  • Perda de credibilidade: os usuários não darão credibilidade a um negócio que eles entendem como sendo não seguro.
  • Diminuição do faturamento: com menos vendas online, diminui-se o faturamento.
  • Produção de insegurança: os usuários não se sentirão seguros em comprar ou enviar dados a um site tido como inseguro.
  • Erro de certificação exibido aos usuários.

Se você quer mais razões para ter um certificado digital instalado no site de sua empresa, não deixe de dar uma lida no post em que falamos mais sobre esse assunto.

Onde e como adquirir?

No Brasil, a regulamentação para a venda de certificados digitais garante uma grande segurança ao comprador. Isso quer dizer que somente uma autoridade certificadora credenciada pode emitir um certificado digital válido para uso em websites e outros fins aos quais seu uso se aplica.

Isso significa que uma ACs, como são conhecidas as autoridades certificadoras, são empresas que passaram por criteriosos processos para credenciamento e, consequentemente, para a venda de certificados digitais. As ACs são periodicamente fiscalizadas e auditadas para garantir que somente usuários reais recebam a identidade virtual.

No momento da contratação de um certificado, a ACs irá exigir a documentação comprobatória da identidade solicitada para garantir a legitimidade do certificado.

Portanto, para adquirir um certificado digital, basta visitar o site da empresa credenciada e seguir os passos de envio de informações, pagamento e documentação para contratar o serviço online com total segurança e confiabilidade. Em nosso site, é possível solicitar uma cotação dos mais variados tipos de certificados disponíveis. Não deixe de conferir!

É fato que segurança e credibilidade são fatores determinantes aos negócios digitais. O erro de certificação não deve ser um agravante a este cenário. Para tanto, buscar a solução do problema é um investimento a curto e a longo prazo. Ter um site seguro, confiável e que ofereça uma boa usabilidade somada ao fornecimento da informação, do serviço ou do produto desejado pelo usuário é sinônimo de maturidade e profissionalismo.

Se você se interessou pelo assunto, se já passou por esse problema, se possui um site publicado com esse problema ou se simplesmente gostou deste post, participe deixando seu comentário. Sua opinião e participação é muito importante! Nos vemos no próximo post!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média / 5. Contagem de Votos

Você achou este post útil...

Siga-nos nas redes sociais

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar