Blog Valid Certificadora Digital
  • Certificado Digital
  • Contabilidade
  • Tecnologia
  • Obrigatoriedades
  • Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Certificado Digital
  • Contabilidade
  • Tecnologia
  • Obrigatoriedades
  • Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog Valid Certificadora Digital
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Usos do Certificado Digital

Como assinar doc do Word com Certificados Digitais Valid

Valid Certificadora Digital por Valid Certificadora Digital
11/11/2021
em Usos do Certificado Digital
0
Como assinar doc do Word com Certificados Digitais Valid
0
Compartilhamentos
232
Visualizações
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedIn

Você sabe como fazer assinatura digital no Word? Essa é uma das possibilidades de uso de um certificado digital. Com ela, é possível incluir informações de segurança e finalização do seu documento.

Além disso, documentos assinados dessa forma são seguros e invioláveis. Ainda assim, esse doc permite que alterações sejam feitas, removendo a assinatura caso for necessário.

Para assinar um documento profissionalmente e com diversos signatários, recomendamos o uso de soluções como o Valid Signer. Quer saber de que forma esse processo funciona? Veja a seguir!

As vantagens dos documentos digitais

Antes de mostrarmos um passo a passo de como fazer assinatura digital no Word, é importante demonstrar as principais vantagens que esse processo pode proporcionar.

Custos reduzidos

A assinatura digital de documentos evita sua impressão. Um arquivo do Word assinado da forma em que mostraremos neste artigo se torna totalmente válido em termos jurídicos, logo, ele pode tramitar em meio digital sem que ocorra a impressão.

Além disso, ocorre uma economia de tempo gasto na emissão do documento para que pudesse ser assinado pelo responsável, proporcionando, assim, mais agilidade em alguns processos empresariais.

Aumento na segurança

Agora vamos falar sobre a segurança. Um documento assinado no Word até pode ser alterado, entretanto, qualquer tipo de edição elimina imediatamente a assinatura eletrônica. Dessa forma, entendemos que se trata de um documento de difícil violação, portanto, com altíssimo nível de proteção.

Impossibilidade de extravio

Seguindo na linha da segurança desse tipo de documento, as assinaturas eletrônicas, quando feitas por meio de certificado digital, dificultam e até impossibilitam o extravio de dados e informações da empresa.

Maior praticidade

Outro ponto que merece destaque é a praticidade. No Brasil, a maioria dos usuários de computadores utilizam o Microsoft e suas soluções, como o Word. Logo, dificilmente uma pessoa terá dificuldades para abrir um arquivo enviado nesse formato.

A importância de saber como assinar documentos no Word

Afinal, qual é a importância de saber como fazer assinatura digital no Word? Essa é uma pergunta que muitas pessoas podem fazer, e a resposta é muito simples: primeiro, para obter todas as vantagens que mencionamos.

Em segundo lugar, é importante ter em mente que a maior parte dos processos empresariais está migrando para o ambiente online. Sendo assim, se o empresário não se adequar a essas mudanças — as quais são muito simples — ele tende a ficar para trás e, até mesmo, perder posicionamento no mercado.

Por isso, é essencial atentar a essas novidades tecnológicas e aprender a utilizar determinadas soluções que surgem — a funcionalidade de assinatura digital em documentos, por exemplo.

Um fator que pode ser classificado como extremamente importante para a utilização de assinatura em documentos do Word, é o fato de muitas pessoas físicas e empresas já utilizarem essa funcionalidade.

Nesse caso, se você não começar a utilizá-la, é possível ter dificuldade para realizar alguns processos com pessoas que já tenham nesse tipo de tecnologia algo comum e corriqueiro no seu dia a dia.

Passo a passo para assinatura com e-CPF

Agora que você já conheceu as vantagens dos documentos digitais e entendeu a importância de saber como assinar documentos no Word, é hora de fazer isso na prática!

Primeiro, abra o Word e escreva o seu documento. Em seguida, clique no menu Arquivo.

Agora, escolha a opção Proteger Documento (2) e depois Adicionar uma Assinatura Digital (3).

Caso você não tenha salvado o seu doc, neste instante o Word solicitará para que salve o documento para um formato que dê suporte à assinatura digital. Selecione SIM (4).

Adicione o seu documento na pasta desejada.

Dê um nome ao seu doc (5) e em seguida clique em Salvar.

A opção de detalhamento da sua assinatura digital do doc do Word será apresentada. Você pode escolher preencher cada um dos campos ou deixá-los na apresentação padrão.

No item 7 indicamos a opção criação e aprovação do documento do Word que será assinado com um Certificado Digital Valid.

Preencha os campos da janela Informações adicionais de assinatura como desejar. Eles aparecerão apenas no formato ou validação do documento eletrônico (8).

A parte mais importante vem agora. Depois de preencher o campo de objetivo da assinatura deste documento (9), você deverá escolher qual é o certificado digital que será utilizado para assinar esse doc.

Informe o seu código pessoal de uso do certificado digital (PIN) e pronto.

Assinatura digital inserida com sucesso no documento!

Para visualizar as assinaturas do documento (13), clique no texto em amarelo (12) para abrir e verificar. Essa ação também serve para os casos em que você recebeu um doc do Word assinado e deseja saber quem assinou.

Agora que você sabe como fazer assinatura digital no Word, não perca mais tempo e comece a identificar possibilidades de utilizar esse tipo de solução dentro do seu negócio. Assim, obterá toda a segurança, praticidade e comodidade que esse tipo de processo pode proporcionar, colocando sua empresa no rumo das mudanças e inovações tecnológicas.

Gostou dessa dica? Caso precise adquirir um certificado digital para fazer esse tipo de procedimento, entre em contato conosco. Assim, ajudaremos a selecionar a opção mais adequada ao seu perfil.

Notícias relacionadas:

Afinal, quem é obrigado a ter Certificado Digital?
Certificado digital e o representante legal de empresa estrangeira: qual a relação?
Você sabe o que é a revogação do certificado digital? Entenda o assunto!
Valid Certificadora Digital

Valid Certificadora Digital

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos

  • Tendências
  • Comentários
  • Últimos
Como usar o certificado digital na declaração do Imposto de Renda?

Como usar o certificado digital na declaração do Imposto de Renda?

16/03/2021

Validade do certificado digital? Saiba como verificar!

06/01/2021
Como fazer uma procuração eletrônica VALID

Passo a passo para a emissão de procuração eletrônica com certificado digital

23/07/2020
Declaração IR 2022: Prepare seu cliente!

Declaração IR 2022: Prepare seu cliente!

10/03/2022
Tecnologia na advocacia: 4 opções para ajudar a rotina dos advogados

Tecnologia na advocacia: 4 opções para ajudar a rotina dos advogados

1
Fim da desoneração da folha: o que você precisa saber

Fim da desoneração da folha: o que você precisa saber

0

Certificado Digital: a chave de acesso para o “Conectividade Social ICP”

0

Prefeitura de São Paulo cria o domicílio eletrônico

0
Fim da desoneração da folha: o que você precisa saber

Fim da desoneração da folha: o que você precisa saber

14/04/2022
Prescrição médica eletrônica no Brasil: o que diz a legislação?

Prescrição médica eletrônica no Brasil: o que diz a legislação?

13/04/2022
Confira os principais benefícios da tecnologia na contabilidade

Confira os principais benefícios da tecnologia na contabilidade

12/04/2022
6 dicas para uma boa gestão de crise

6 dicas para uma boa gestão de crise

11/04/2022

Artigos Recentes

Fim da desoneração da folha: o que você precisa saber

Fim da desoneração da folha: o que você precisa saber

14/04/2022
Prescrição médica eletrônica no Brasil: o que diz a legislação?

Prescrição médica eletrônica no Brasil: o que diz a legislação?

13/04/2022
Confira os principais benefícios da tecnologia na contabilidade

Confira os principais benefícios da tecnologia na contabilidade

12/04/2022
6 dicas para uma boa gestão de crise

6 dicas para uma boa gestão de crise

11/04/2022
Blog Valid Certificadora Digital

© Copyright 2022, Todos os direitos reservados  |  Valid Certificadora

Links Úteis

  • Sobre a Valid
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco

Siga-nos nas redes

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Account
  • Blog Valid Certificadora – Pode Contar
  • Blog Valid Certificadora – Pode Contar
  • Canais de tráfego e o quanto eles impactam nas suas vendas
  • Login
  • Logout
  • Members
  • Obrigado – SSL
  • Password Reset
  • Pode Contar – Valid Certificadora
  • Press Releases
  • Register
  • Teste o seu Certificado SSL/TLS
  • Teste o seu Certificado SSL/TLS – Nova
  • TSP
  • User
  • Valid – Trust Service Provider

© Copyright 2022, Todos os direitos reservados  |  Valid Certificadora