Usos do Certificado Digital

O que fazer quando o certificado digital está vencido?

0
(0)

Está com o certificado digital vencido? Então, você precisa saber quais são os próximos passos! Com a pandemia que vivemos, serviços como os de venda, emissão, validação e renovação de certificados digitais foram pontuados como essenciais. Assim, é possível garantir soluções sem sair de casa!

O certificado digital é um grande facilitador da rotina profissional. É ele que permite que haja autenticidade e confiança nas informações oferecidas. Cada vez mais, profissionais e empresas procuram essa garantia de segurança — que atua como uma identidade e assinatura digital com total validade jurídica. Por esse motivo, ficar de olho em seu prazo de caducidade é essencial.

Se você deseja saber o que fazer com seu certificado digital vencido e conhecer a importância de renová-lo, não deixe de continuar a leitura deste conteúdo!

Certificado digital tem validade?

Atentar à data de validade de um certificado digital não é mero preciosismo. Todos os certificados contam com informações que permitem que sua autenticidade seja verificada. 

Pedir que o documento digital seja renovado de tempos em tempos adiciona mais uma camada de segurança e garante que as informações atreladas ao certificado estejam sempre atualizadas e venham de uma fonte confiável.

Certificado digital vencido é sinônimo de perda das facilidades e seguranças trazidas por essa tecnologia, seja o certificado em questão de uso pessoal (e-CPF ou e-CNPJ, por exemplo) ou um certificado de segurança, como o SSL. As principais consequências são:

  • não ser capaz de realizar transações seguras;
  • emissão de documentos eletrônicos proibida;
  • desconfiança por parte dos consumidores;
  • maior abertura para ataques cibernéticos.

Como verificar a validade de um certificado digital?

Saber se seu certificado está dentro da validade ou não é um processo bastante simples. Basta conectá-lo ao seu computador e clicar no ícone de seu navegador que o leva até as configurações. Em geral, ele está no formato de reticências (…). Em seguida, é preciso acessar as configurações avançadas.

Finalmente, em “gerenciar certificados”, você poderá conferir a data de vencimento e mais informações sobre seu documento digital. Estar atento a validade, CPF/CNPJ, Autoridade Certificadora e outras informações de seu certificado garante que seu site siga os pilares de proteção de dados e segurança, que são:

  • autenticação e autorização;
  • identificação;
  • privacidade;
  • integridade.

Se você faz negócios pela internet, atenção redobrada ao seu certificado SSL. Ele utiliza tecnologia de criptografia de ponta, ajuda a posicionar seu site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, reduz fraudes, oferece boas opções de pagamento etc.

Para conferir se o seu ou qualquer outro SSL está válido, é só clicar no símbolo de um cadeado que deve aparecer logo antes do endereço na barra de URL. Você pode fazer o teste agora mesmo, aqui no site da Valid.

O que é a renovação? O que fazer com um certificado digital vencido?

Renovar um certificado digital é estender seu período de uso. É possível fazê-lo de forma online. Porém, a renovação online só é uma opção para o certificado do tipo A3 que ainda não esteja vencido. Em outras palavras, não é possível renovar um documento cuja data de validade já expirou. Nesse caso, deve-se realizar nova emissão.

Se estiver prestes a vencer, a renovação pode ser feita desde que o usuário tenha realizado coleta biométrica previamente e esteja em posse do token e da senha de uso (PIN). Além disso, não deve ter havido nenhuma alteração nos dados do usuário do certificado. Quem se enquadra em todos os requisitos pode, inclusive, realizar o processo diretamente no site da Valid Certificadora.

Já no caso de um certificado vencido, também é possível contar com a Valid por meio do atendimento por videoconferência. Ele permite que a emissão de um novo documento seja realizada sem que o cliente precise ir até o local de atendimento. Para isso, basta comprar um novo certificado no site da Valid e agendar o atendimento (os critérios são os mesmos).

Caso a pessoa interessada esteja vinculada a outra certificadora e Autoridade Certificadora ICP-Brasil, há o recurso da portabilidade. Assim, é possível, sem a necessidade de adquirir um novo token, contar com a qualidade e confiabilidade da Valid!

Em suma, renovar um documento digital diz respeito ao processo de garantir que ele fique válido por mais um período. Hoje, durante a pandemia, a Valid busca trazer soluções que protejam seus clientes e os mantenham em casa, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como realizar a renovação online?

Anteriormente, apenas uma renovação online podia ser feita entre uma visita presencial e outra. Em suma, era possível renovar um certificado perto do vencimento pela internet uma vez. Na segunda, havia obrigatoriedade de ir fisicamente à empresa. Apenas em seguida uma nova renovação online poderia ser efetuada de novo.

Agora, em função do contexto de distanciamento social, todo o processo pode ser realizado pela internet, mesmo se sua última renovação foi feita online. O passo a passo para isso é:

  • contar com o certificado tipo A3 válido;
  • ter realizado a coleta biométrica na emissão do certificado;
  • ter consigo o PIN e o cartão ou token criptográfico;
  • não ter alterado nenhum dado cadastral.

É possível tirar qualquer dúvida sobre o processo por meio da equipe de atendimento do serviço.

Quais são os riscos e cuidados a se tomar com o certificado digital?

Existem algumas situações hipotéticas e cuidados necessários em relação ao seu certificado digital. Ao conhecê-los, se tornará mais simples prezar pela integridade de seu documento.

Perda e roubo

É possível que terceiros se passem pelos donos de seu certificado se você não tomar alguns cuidados. Isso acontece quando a chave privada é deixada em locais públicos. Se alguém tiver acesso a ela, poderá realizar transações online.

Tenha em mente que, até mesmo na hora de transmitir informações para a Receita Federal, a chave não será solicitada. De uso pessoal, ela é, na prática, sua senha de acesso. Não a empreste, não a compartilhe, não a publique em local algum.

Revogação

Muitos esquecem de revogar o certificado quando um dos problemas acima citados ocorre. Esse é um passo fundamental para proteger seu documento digital. Para esse fim, é preciso, inicialmente, contatar a Autoridade Certificadora e comunicar a perda. Em seguida, ela solicitará algumas informações que atestam a veracidade do pedido. Finalmente, a revogação do certificado digital será realizada.

Se você está lidando com um certificado digital vencido, é fundamental que emita um novo. Contudo, se acessou este conteúdo antes de a data expirar, não deixe de realizar a renovação. Em ambos os casos, saiba que pode contar com uma autoridade no assunto, a Valid Certificadora, para solucionar seus problemas.

Se você gostou do conteúdo, percebeu que é muito importante manter-se atento em relação a esse assunto, em especial durante a pandemia. Para receber informações sobre certificados digitais assim que elas saírem, não deixe de assinar nossa newsletter!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Mostrar mais

Valid Certificadora Digital

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
%d blogueiros gostam disto: