A afirmação foi feita pelo gerente de Informações Econômico-Fiscais da Sefaz-GO, Marcelo de Mesquita Lima, durante a realização do 10º CertForum – etapa Goiânia. Para Lima, a utilização dos certificados digitais tem sido bastante proveitosa para perceber as novas realidades dos municípios goianos.
Segundo ele, o certificado digital é mais uma das muitas ferramentas tecnológicas que modernizaram gestões de pequenos negócios. Além disso, auxiliam na organização e proporcionam celeridade nos processos, bem como independência para quem reside em zonas rurais, mas usa o computador para executar serviços. Isso porque tudo passa a ser realizado via Internet, sem a necessidade de deslocamento para uma outra cidade.
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Para adquirir um certificado digital é simples. Basta acessar o site de uma das empresas credenciadas para emitir certificados digitais ICP-Brasil, como é o caso da VALID (www.validcertificadora.com.br). Os preços variam a partir de R$ 110,00 (e-CPF) para Pessoa Física e de R$ 165,00 (e-CNPJ) para Pessoa Jurídica.
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