Certificado Digital

Câncer de mama: conheça os principais sintomas e certifique-se de estar com a saúde em dia

0
(0)

outubro-rosa

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e infelizmente, o que mais leva as brasileiras à morte.

Nem todo tumor da mama é maligno, a maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama são benignos, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos. Por essa razão, é fundamental que se faça o autoexame da mama para sua identificação precoce e que seja verificado o surgimento de algum sintoma como:

– o aparecimento ou endurecimento da mama ou debaixo do braço;
– mudança no tamanho ou no formato da mama;
– alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
– secreção contínua por um dos ductos;
– retração da pele da mama ou do mamilo;
– inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.

Caso encontre algum desses sintomas, ou tenha mais de 35 anos ( idade que aumenta a incidência) procure um médico ginecologista ou mastologista para uma avaliação, pois é fundamental que toda mulher a partir dos 40 anos de idade faça uma mamografia por ano no intuito de certificar-se de que não há indicio de um câncer de mama. A mamografia é o único exame que pode detectar tumores menores de 1 cm, que podem não ser palpáveis.

A boa notícia é que se o câncer de mama for diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, suas chances de cura chegam a até 95%. Então, a melhor estratégia para vencer esta doença é a prevenção. Por isso, é importante que as mulheres deem uma atenção especial a essa parte do corpo. Não deixe de fazer o autoexame da mama e a mamografia regularmente. Cuide de sua saúde.

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Nenhum voto ainda, que tal começar?

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Diga, como podemos melhorar nosso post?

Mostrar mais

Valid Certificadora

Especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso e autenticação. Somos Autoridade Certificadora emissora de certificados digitais ICP-Brasil e Internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: