VALID Certificadora
12\12\2018

Cultura da inovação na contabilidade: quais os impactos nos resultados?

A inovação se tornou um requisito essencial para as empresas brasileiras continuarem atuando no mercado. O mesmo aconteceu para todos os empresários e profissionais do ramo contábil.

Foi exatamente por essas questões que surgiu a cultura da inovação na contabilidade. Para aprimorar a eficiência e ampliar sua clientela, uma gestão contábil também deve ser dotada de soluções práticas e eficazes.

Este texto traz dicas importantes sobre como implementar inovações tecnológicas de uma forma inteligente na contabilidade, além de explicar do que se trata a cultura da inovação. Acompanhe!

O que é cultura da inovação na contabilidade?

Primeiramente, entende-se aqui “inovação” por alterações na forma de administrar um estabelecimento, no treinamento de funcionários, nas atualizações tecnológicas e como outras mudanças que intensifiquem a eficiência de toda a produção do setor. A cultura da inovação consiste em trazer novidades de forma contínua e incentivar que todos os envolvidos se adaptem a elas.

De uma forma geral, o mercado está sempre buscando novas tecnologias e aproveitando ao máximo os benefícios oferecidos por elas. Uma empresa pode até apresentar bons resultados anualmente, porém, se ela não se renovar constantemente, acabará se tornando ultrapassada, deixando de garantir seu faturamento com o passar do tempo ou até mesmo falindo.

O ramo da contabilidade possui um grande espaço para inovações não somente no sentido tecnológico, mas também na renovação de conceitos, princípios e na organização de uma forma geral. Tais mudanças são capazes de facilitar consideravelmente o trabalho de todos os contadores e contabilistas.

Quais são as inovações e como elas afetam os resultados?

As possibilidades para inovações são grandes, assim como suas vantagens. O único limite é a criatividade dos interessados. A seguir, confira 5 dicas de como preparar um escritório ou setor contábil para potencializar seus resultados:

1. Implementação de softwares contábeis

Atualmente, a maioria dos escritórios fazem uso de softwares para realizar suas atividades diárias. Porém, alguns deles foram criados especialmente para aumentar a eficiência do trabalho de profissionais contábeis, que possibilitam o compartilhamento de dados de forma instantânea e automatizam processos puramente mecânicos, reduzindo drasticamente a burocracia.

Outra forma na qual a tecnologia pode ser surpreendentemente vantajosa é no uso de ferramentas que proporcionam o armazenamento de arquivos em nuvem.

Tais programas permitem que seus documentos sejam acessados de qualquer lugar; basta ter conexão com a internet que o alcance à informação pode se dar em um notebook, tablet ou até mesmo em um celular. Além disso, todo o espaço físico ocupado por grandes pilhas de papéis será substituído por um simples e compacto servidor eletrônico.

2. Capacitação de funcionários

Uma gestão de pessoas feita de forma inteligente e estruturada é primordial para que o negócio funcione da forma pretendida. Afinal de contas, não basta ter equipamentos modernos, os operadores devem ser capacitados para utilizá-los.

Planeje um treinamento para ensinar o uso das tecnologias implantadas no estabelecimento a todos os seus funcionários. Além disso, sempre mantenha um manual de instruções por perto para esclarecer possíveis dúvidas.

Outra forma de capacitação é por meio de cursos profissionalizantes online. Com o avanço da internet, o ensino a distância se ampliou. Aproveite essas oportunidades para aprimorar seu conhecimento e de seus funcionários.

3. Uso do certificado digital

certificado digital  é a identificação no meio eletrônico de uma pessoa física, jurídica e/ou um equipamento. É utilizado nos sistemas contábeis para garantir o reconhecimento dos assinadores de maneira segura e prática. Com ele, é possível tornar seus atos perfeitamente válidos em toda a administração brasileira.

Essa revolução tecnológica fez desaparecer boa parte da morosidade e das burocracias nos escritórios contábeis. As tarefas rotineiras de uma entidade serão realizadas de forma ágil, prática e até mesmo a distância, se assim o responsável desejar.

4. Aproximação dos clientes

Hoje em dia, o acesso à internet atinge vários (senão todos) os segmentos sociais no Brasil, e ainda assim esse alcance vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Portanto, investir em ferramentas populares de comunicação online faz com que seu nome chegue a mais clientes.

Um domínio que traz artigos e atualizações diárias sobre serviços contábeis é um ótimo instrumento para demonstrar sua competência, já que se informar online é uma tendência atual da sociedade. Além do site, existem outros mecanismos de comunicação bastante efetivos para contatar facilmente seus clientes. Os principais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • WhatsApp;
  • Skype;
  • LinkedIn.

5. Busca diária por inovações

Mudanças drásticas podem assustar as pessoas, pois sempre há dúvida se tais novidades serão positivas para o negócio. Mas é importante que profissionais que queiram prosperar financeira e profissionalmente saiam da zona de conforto.

Mantenha a mente aberta para mudanças e se planeje para sempre atualizar seu ambiente de trabalho. O próprio contador responsável pode reservar dias ou horários para pesquisar sobre inovações e estudar como implementá-las em sua empresa. Novidades sobre atendimento ao cliente, marketing de conteúdo e técnicas de gestão que podem alavancar o faturamento do negócio.

A cultura da inovação na contabilidade deve ser implementada na empresa como uma filosofia de trabalho, pois renovar processos ou serviços apenas uma vez não basta para se destacar no mercado. A busca pela atualização diária e constante multiplicará as vantagens garantidas pelas inovações, permitindo que a companhia se destaque perante seus concorrentes e se torne líder de mercado!

Que tal saber agora como economizar tempo e dinheiro em seu escritório? Não perca tempo e aprenda como reduzir burocracias no escritório de advocacia e contabilidade!

O quanto este post foi útil para você?

Clique nas estrelas para avaliar!

Nota Média / 5. Contagem de Votos

Você achou este post útil...

Siga-nos nas redes sociais

Que pena que você não gostou.

Ajude-nos a melhorar o conteúdo do blog

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.