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27\11\2018

Saiba como se tornar um gestor de TI de sucesso em 6 passos

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Em uma empresa, por ser responsável em estruturar todos os processos de gestão e as rotinas operacionais do seu setor de atuação, o gestor de TI possui um papel estratégico. Assim, a infraestrutura pode atingir sempre o máximo nível de desempenho, contribuindo para a melhoria do ambiente de trabalho e facilitando a realização de negócios.

Cabe ao gestor de TI a definição de rotinas como manutenção de software, backup de dados e atualização de equipamentos. Além disso, ele deve manter times de técnicos integrados e prontos para atenderem a todas as demandas externas. Dessa forma, a empresa pode executar rotinas com qualidade e de acordo com as exigências do mercado.

Mas o que faz um bom profissional? Quais são os pontos-chave de quem trabalha nessa área? No post de hoje, confira como se tornar um gestor de TI de sucesso em 6 passos essenciais!

1. Atualize seus conhecimentos regularmente

A tecnologia muda rapidamente. Diariamente, surgem novos produtos, serviços e soluções para diferentes perfis de usuários. São aplicações que mudam a maneira de lidar com o ambiente ao nosso redor e que, quando bem adotadas, podem revolucionar a forma como a companhia realiza negócios.

E para que o gestor de TI consiga sempre fornecer estratégias modernas e de qualidade para o empreendimento, é importante que os seus conhecimentos sejam continuamente atualizados. Portanto, faça cursos para aprender novas técnicas de trabalho com regularidade.

Além disso, participe de fóruns e vá a convenções. São nesses locais em que novidades e o futuro do mercado de TI são apresentados aos profissionais da área. Não se esqueça de ler sites de notícias e publicações do ramo. Assim, será mais fácil conhecer as principais tendências do setor.

Quando o gestor de TI apresenta conhecimentos alinhados com as principais orientações do mercado, ele poderá fornecer soluções mais eficazes e adaptadas aos principais desafios do negócio. Como consequência, a companhia terá mais capacidade para lidar com as demandas externas e manter-se competitiva.

2. Invista em uma capacitação multidisciplinar

O trabalho do gestor de TI vai além dos processos ligados diretamente à tecnologia. No dia a dia desse profissional, são trabalhadas questões comerciais, administrativas e de gestão de pessoas. E graças a isso, o profissional que atua nessa área deve ter conhecimentos interdisciplinares.

Invista em uma formação capaz de abarcar múltiplos conhecimentos. Faça cursos de gestão de pessoas, de análise de mercado e de outras áreas que possam auxiliar na sua rotina. Assim, será mais fácil manter o time de TI funcional e com alta performance.

3. Foque suas atividades nas demandas dos profissionais do setor de TI

O gestor de TI deve fazer um trabalho que vai além das necessidades das equipes externas. Também é fundamental que o profissional consiga direcionar parte da sua atenção para as necessidades de técnicos, analistas e auxiliares do setor.

Planeje reuniões, dê feedbacks e defina canais de comunicação para que todos possam atuar de maneira inteligente. Dessa maneira, torna-se mais prático avaliar quais pontos podem ser modificados na rotina interna, identificar erros e otimizar o trabalho de todos.

Ao mesmo tempo, é importante que o gestor de TI consiga utilizar as informações que os profissionais da área coletam no cotidiano para melhorar os processos do setor. Em muitos casos, os times de suporte e de manutenção são os primeiros a identificar problemas que podem ser otimizados para manter a infraestrutura funcionando eficientemente.

4. Esteja atento às necessidades de todos os setores

O setor de TI lida com demandas de toda a empresa. Portanto, qualquer profissional que trabalha na área deve estar pronto para lidar com as necessidades de todos, independentemente do seu perfil de trabalho.

Assim como na gestão dos times de TI, crie estratégias de comunicação para manter o setor de TI integrado às outras áreas da companhia. Isso auxiliará o gestor a criar estratégias de trabalho mais inteligentes e capazes de contribuir para o sucesso da organização como um todo.

5. Saiba promover uma cultura de inovação no setor de TI

A inovação é uma parte importante nas rotinas de qualquer setor de TI. Quando profissionais trabalham em um ambiente propício para promover novas formas de atuação, a companhia tem mais competitividade e pode contar com um serviço de alta qualidade. Além disso, o engajamento das equipes internas aumenta, algo fundamental para garantir o desempenho do time de TI.

Promova iniciativas que facilitem a definição de condutas mais inovadoras e inteligentes. Os profissionais da área devem ter a autonomia necessária para tomar decisões diferentes daquelas definidas nas documentações internas caso isso possa promover melhores resultados. Ao mesmo tempo, há de se ter espaço para testar novas práticas cujo resultado deve sempre ser avaliado em busca de uma análise crítica do que poderá ser aproveitado pelo setor.

6. Crie mecanismos para integrar o time de TI

A promoção da integração do time de TI é um dos pontos-chave do dia a dia do gestor de TI. Quando isso ocorre, todos trabalham trocando uma quantidade maior de informações. Dessa forma, problemas são solucionados com agilidade, erros são menos frequentes e os processos são executados de maneira uniforme.

Trabalhe para que todas as equipes do setor de TI possam ter meios para se comunicar e trocar informações com precisão e qualidade. Invista em boas ferramentas de comunicação e plataformas de cloud storage. Elas facilitam a troca de dados e o controle sobre quem vê informações internas, permitindo que os times possam atuar de maneira estratégica para solucionar as suas demandas.

Ao mesmo tempo, integre o setor de TI como um todo às outras partes da empresa. Trabalhe com times de várias áreas para alinhar procedimentos e criar rotinas estratégicas. Com esse trabalho, o setor de TI poderá definir políticas de gestão mais inteligentes, voltadas para as necessidades de usuários e capazes de contribuir para o negócio atingir as suas metas de médio e de longo prazo com mais facilidade.

O gestor de TI também pode auxiliar a empresa a reduzir custos e ter uma infraestrutura de TI mais segura. Aproveite que está por aqui e saiba como esses fatores se relacionam no nosso post sobre o tema!

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