VALID Certificadora
26\11\2018

Os 7 serviços de contabilidade mais requisitados pelas empresas

Os 7 serviços de contabilidade mais requisitados pelas empresas

Estar em dia com as exigências do mercado é algo que diferencia qualquer profissional, independentemente da área em que ele atua. Essa premissa é aplicável ao contador. Na área contábil, é preciso ter a exata noção daquilo que as empresas procuram, não somente para oferecer os serviços demandados, mas também para se qualificar, em função das necessidades técnicas mais importantes.

Neste post, separamos 7 dos serviços de contabilidade mais requisitados pelo mercado, para que você se torne, com preparação e estudo, um especialista no oferecimento deles. Acompanhe!

1. Controle de contas

Para que uma atividade empresarial seja bem-sucedida, é fundamental que, mais que gerar lucro, esse rendimento seja devidamente distribuído. Nesse caso, a gestão do fluxo de caixa ganha ainda mais importância.

É por isso que um contador com especialização em análise financeira qualifica-se para tomar decisões importantes sobre temas como giro do estoque, captação de recursos e viabilidade de novos investimentos. Ele configura-se um parceiro fundamental para fazer com que as entradas e saídas do caixa se deem de maneira adequada aos interesses da companhia.

2. Assessoria trabalhista

Tem sido um tema muito importante com a chegada do Esocial, que muda a relação com folha de pagamento, gerenciamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela forma de unificar todas as informações do empregado e entidades.

Sendo assim, a transferência dessa tarefa para terceiros tem sido vista como uma solução importante para aliviar um pouco a carga do setor e ainda aperfeiçoar o fluxo de registro dos funcionários. Portanto há uma oportunidade interessante para profissionais da área da contabilidade.

3. Tributos

O planejamento tributário é sempre importante para definir os rumos de uma organização. Contudo, é importante destacar que isso vai além da simples escolha do regime mais adequado.

É preciso estabelecer as diretrizes para a construção de uma gestão tributária eficiente, capaz não somente de fazer a companhia economizar com impostos, contribuições e taxas, mas também dar a ela condições para se estruturar melhor no mercado e crescer de maneira mais organizada.

Para tanto, o profissional de contabilidade é de grande valia, uma vez que é ele quem precisará lidar com grande parte das obrigações acessórias das empresas, por meio das várias declarações fiscais e sociais. Nesse sentido, ter o conhecimento avançado a respeito de procedimento e soluções, como o uso do certificado digital, por exemplo, é o que pode dar a seus clientes uma vantagem competitiva no mercado.

4. Legalização empresarial

Abrir e fechar empresas, organizar fusões, definir sociedades, mudar regimes tributários em função de uma nova realidade da companhia. Tudo isso pode ser um verdadeiro pesadelo para quem possui pouca experiência.

Para profissionais especializados, entretanto, a legalização empresarial pode ser uma grande oportunidade. Em tempos em que a economia ainda oscila, é natural que os empreendedores busquem soluções para dar dinamismo às suas atividades. Assim, surgem parcerias que abrem portas para a atuação do profissional especializado.

Além das tarefas regulares, na tentativa de manter sua taxa de lucro dentro das expectativas, os gestores tendem a buscar novos horizontes, trazendo dinamismo para o profissional da contabilidade.

5. Assessoria contábil

Ainda seguindo o raciocínio do tópico anterior, cada vez que uma nova empresa surge no Brasil, uma nova oportunidade se abre para o profissional da contabilidade. As instituições precisam dos serviços dos contadores para as mais variadas finalidades, que vão desde a abertura do empreendimento com a aquisição do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), até o cumprimento adequado das exigências do fisco.

Assim, é preciso entender o empreendedorismo como um benefício para o profissional de contabilidade. A especialização em assessoria contábil é uma possibilidade para o contador que jamais pode ser ignorada. Em 2017, já existiam mais de 7 milhões de pessoas formalizadas na categoria de microempreendedor individual, por exemplo, o que representa um mercado gigante com um potencial incrível para os próximos anos.

Dessa forma, se aperfeiçoar para apresentar soluções específicas para públicos dessa natureza pode ser o diferencial para alavancar a sua carreira.

6. Consultoria contábil

Na assessoria, um profissional especializado em determinado tema presta auxílio técnico a uma empresa. Já na consultoria, ocorre um aconselhamento em relação a ações que podem ser adotadas para que o empresário tenha como lidar com problemas de ordem gerencial ou trazer melhorias para o processo produtivo. Nesse caso, não há interferência do consultor nas atividades empresariais.

Ainda assim, com a consultoria você oferece ao seu cliente a experiência necessária para que ele possa garantir a continuidade de seus negócios. É por meio desse recurso que ele terá como maximizar seu desempenho, contando com as estratégias certas para as exigências do mercado.

É bom lembrar que nem todos os gestores apresentam o devido entendimento a respeito das atividades que fazem parte da rotina de suas companhias. Nesse sentido, oferecer o auxílio necessário para garantir a eles compatibilidade com o que de mais eficiente tem sido apresentado no mercado pode ser o caminho profissional que você procura.

Você pode vender os seus serviços como consultor e participar da atividade do seu cliente ativamente — na análise de custos, no compliance fiscal ou no planejamento tributário —, atendendo a demandas específicas, valorizadas na atualidade.

7. Auditoria

O trabalho do auditor é emitir um relatório de opinião a respeito da composição das demonstrações contábeis de uma empresa. Com a intensidade que as transações comerciais acontecem, esse tipo de profissional passou a ganhar ainda mais importância no mercado.

Os motivos são simples. Para colocar o seu dinheiro em um novo negócio, o investidor quer estar seguro de aquilo realmente vale a pena. Da mesma forma, os bancos também querem segurança no retorno dos empréstimos e nos financiamentos que concedem. Consequentemente, a figura do auditor ganha mais relevância.

É nele e na qualificação de seu trabalho que esses grupos podem confiar para viabilizar determinado tipo de ação, o que representa uma oportunidade incrível aos que quiserem aprofundar-se no assunto.

As dicas aqui apresentadas levam em conta o cenário que se apresenta na atualidade. Isso pode mudar, mas a tendência é que leve certo tempo para que essas possibilidades deixem de ser interessantes. Por isso, não deixe de se aperfeiçoar, em pelo menos uma delas, e ofereça algo mais para os clientes.

Quer saber mais sobre serviços de contabilidade? Então, siga a gente nas redes sociais e confira o nosso material. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Google+ e no YouTube.

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.