VALID Certificadora
25\10\2018

Como garantir segurança no e-commerce para as minhas vendas?

O e-commerce é um dos ramos que mais cresce no Brasil. Ele é bastante atrativo para os empreendedores, pois oferece agilidade, facilidade de controle, conforto, entre outras vantagens. Entretanto, é fundamental que o gestor atente à segurança no e-commerce.

O investimento na segurança da loja virtual é essencial para assegurar a proteção das informações do consumidor, caso contrário ele poderá ter seus dados subtraídos por terceiros de má-fé e arcará com prejuízos.

Promover a segurança ainda traz outros benefícios ao empreendimento, como o aumento das vendas, pois o cliente se sente mais seguro para efetuar compras.

Quer saber como isso é possível? Explicaremos a importância da segurança no e-commerce e como o certificado SSL a garantirá. Falaremos também do que é necessário exibir no site para provar que é seguro acessá-lo.

A importância da segurança no e-commerce

Os criminosos virtuais estão cada vez mais sofisticados, desenvolvendo novos métodos para subtrair dados ou ter acesso às informações das lojas. Infelizmente, se tiverem sucesso nessas ações, tanto o site do comércio quanto o cliente sofrerão danos excepcionalmente grandes.

Os hackers podem clonar cartões dos consumidores, alterar dados dos sites, entre diversos outros atos ilícitos. Portanto, é fundamental investir em métodos sofisticados para estar sempre um passo à frente dos criminosos e evitar prejuízos.

Vários consumidores desistem de realizar compras em um e-commerce que não deixa evidente que é seguro inserir seus dados na plataforma. Por outro lado, os sites que implementam tecnologias de segurança conquistam a confiança de mais clientes e, consequentemente, conseguem aumentar suas vendas.

Conforme publicado pelo e-Commerce Brasil e pelo IBOPE e-commerce, o abandono de carrinho em lojas virtuais chega a 83% no setor de informática e a 80% no de casa e decoração.

Porém, a mesma pesquisa demonstrou que a implementação de métodos de segurança (especificamente o SSL) reduziu esses percentuais em 20% e aumentou a receita mensal em cerca de 35%.

O certificado SSL como uma das principais formas de segurança

A sigla SSL significa Secure Socket Layer. Esse é um dos principais certificados que garante a segurança nas trocas de dados entre o cliente e a plataforma online.

Trata-se de uma tecnologia cujo objetivo é impedir que indivíduos mal-intencionados capturem informações confidenciais dos usuários, como números e senhas de cartões de crédito.

Esse certificado está incorporado em todos os navegadores comumente utilizados, como Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Internet Explorer e outros — sejam para computadores ou dispositivos móveis. Porém, é preciso que o servidor do e-commerce também o implemente para que funcione corretamente.

A tecnologia da criptografia

A tecnologia SSL utiliza um sistema de criptografia para tornar as informações trocadas entre as partes indecifráveis para terceiros. São utilizadas duas chaves para criptografar os dados: uma pública, que é conhecida por todos, e uma privada, que somente o destinatário tem acesso.

É necessário contar com as duas para ter conhecimento dos dados transmitidos à loja virtual. O seu navegador criptografa as informações e as envia para o site. Quando esses dados chegam ao servidor seguro, eles são decifrados por meio da chave privada.

Quando o servidor envia informações a você ocorre o contrário: ele codifica os dados que somente poderão ser lidos quando chegar ao seu navegador. Isso faz com que, caso sejam interceptados por criminosos, os dados fiquem ilegíveis, pois eles não terão as chaves necessárias para decifrá-los.

A segurança na prática

Na prática, quando o navegador se conecta a um servidor SSL, ele requisita um certificado digital da Autoridade Certificadora (CA). Essa última autentifica a identidade do servidor e permite a troca de dados, o que garante que o cliente não envie suas informações para um criminoso virtual ou um site falso.

Na hipótese em que há falha de autenticação com a Autoridade Certificadora, o navegador exibirá uma janela informando que encontrou um problema na operação, o que permite que você encerre a sessão ou continue sob próprio risco.

Em razão dessa proteção, o Google anunciou que o uso do Certificado SSL no site melhora o ranqueamento da loja nas buscas feitas na plataforma.

Isso significa que, em eventuais pesquisas feitas pelos consumidores, a loja virtual terá prioridade nos resultados em relação a outras que não usam a tecnologia, pois é melhor que os visitantes acessem sites que se preocupam com a segurança de seus clientes.

Além disso, o SSL se tornou obrigatório para pagamentos por cartão de crédito. Essa exigência foi imposta pela Indústria de Cartões de Pagamento (PCI), ou Security Standards Council, que traz as normas de segurança mínimas para proteger estabelecimentos e consumidores de fraudes de cartão de crédito.

Aspectos que comprovam que o site é seguro

Com a implementação do certificado SSL, é possível garantir segurança ao site em relação a invasões de hackers e uma posição melhor no ranqueamento do Google.

Entretanto, para se beneficiar com o aumento das vendas, é preciso que o site evidencie que utiliza a tecnologia. Para isso, é preciso que sejam exibidos elementos visuais para a identificação do SSL na página. Confira quais são eles a seguir.

Barra verde

A barra verde está evidente em todos os navegadores. Basicamente, consiste na alteração da cor da barra de endereço (onde você digita o endereço do site) para verde. Sem o SSL, a cor será vermelha, que traz a impressão de perigo e cuidado, ou neutra (branca).

Cadeado

Outra característica marcante é o surgimento de um cadeado antes na barra de endereço, que demonstra que o site está protegido por um certificado SSL.

É possível que o visitante clique no ícone para ter mais informações sobre o certificado, como a localização do servidor e a empresa que implementou o sistema de segurança.

Além do cadeado, o endereço da página também é modificado, acrescentando-se um “s” (que significa seguro) após o início http, que se tornará https. Dependendo do navegador, tanto o cadeado quanto o https serão disponibilizados na cor verde.

Selo de segurança

Os selos de segurança são emblemas com hyperlinks que levam à empresa especializada na certificação SSL.

Conforme uma pesquisa publicada pela Econsultancy, cerca de 48% dos visitantes decidem se o site é seguro pelo selo de segurança nele apresentado. Portanto, esse elemento é um dos coeficientes mais relevantes para a maximização das vendas em uma loja virtual.

Atualmente, a segurança no e-commerce é fundamental para evitar prejuízos e conseguir a confiança de seus clientes. O certificado SSL é a principal forma de proteção e a que garante a maior quantidade de benefícios para a loja.

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