VALID Certificadora
02\08\2018

Inovação no Direito: qual é a importância e por onde começar?

Os tempos atuais trazem temas como inovação, que atinge campo profissional. É nesse sentido surgiu a inovação no Direito, que deve ser compreendida como ferramenta para o advogado aperfeiçoar a sua atuação e oferecer serviços mais qualificados para seus clientes, obtendo mais sucesso no mercado de trabalho.

No entanto, pensar em inovação como uma obrigação pode ser um erro grave. É preciso que ela apareça em função de uma demanda profissional para resolver problemas e otimizar processos.

Dessa forma, é preciso conhecer as soluções possíveis para, então, após uma avaliação racional da sua realidade, escolher aquela ou aquelas que mais podem ajudar.

Quer algumas dicas para começar? Então, acompanhe o texto!

Comece promovendo a cultura da inovação no ambiente de trabalho

Para a inovação existir, é preciso que novos padrões sejam colocados em vigor. Para tanto, procure ter um plano capaz de fazer com que a mudança seja natural na sua organização jurídica. Uma cultura de inovação precisa ser consequência de um ambiente propício para o surgimento de lideranças e no qual exista uma gestão de mudanças.

É natural que o profissional sinta-se confortável mantendo procedimentos com os quais está acostumado. Contudo, é fato que a evolução depende de um olhar mais apurado em relação aos recursos disponíveis.

Cabe à gestão promover a cultura da inovação entre a equipe. Valorizando iniciativas, propondo soluções. Isso pode ser construído com o tempo. É necessário avaliar o modus operandi para então alinhar as ferramentas às rotinas.

Opte pelo armazenamento de informações na nuvem

A Cloud Computing é um importante primeiro passo para inovar. Você provavelmente já faz uso dela no seu dia a dia, ao usar aplicativos como o Google Drive para armazenar arquivos usando o seu celular.

No contexto profissional, a tecnologia em nuvem dá ao advogado a possibilidade de simplificar o trabalho com documentos. Arquivos digitalizados também oferecem menor risco de extravio e podem ser facilmente localizados, dando à advocacia condições para atuar de maneira mais organizada e eficiente.

Um diferencial da Cloud Computing é que, com ela, você pode armazenar informações sem precisar investir em hardwares, garantindo economia para a empresa. Além disso, o acesso remoto e imediato também representa outra vantagem, pois permite que o advogado confira os documentos necessários usando somente o seu celular, onde quer que esteja.

Utilize o certificado digital para facilitar a validação de documentos

O certificado digital é uma solução moderna que funciona como uma assinatura. Ela tem validade jurídica, o que garante proteção total às operações que acontecem em meio eletrônico. Dessa forma, é possível que tanto pessoas quanto empresas consigam assinar documentos usando somente um computador e o acesso à internet, sem precisarem fazer deslocamentos para se identificar.

Na prática, o uso do certificado digital permite um ganho de tempo significativo para profissionais do Direito — em especial, os que convivem com o trânsito intenso nas grandes cidades. Ao recorrer a essa solução, é possível viabilizar uma série de procedimentos em meio digital em questão de minutos. Isso dá a você muito mais tempo para se dedicar a outras atividades e dá aos clientes uma noção exata da agilidade que a sua equipe oferece.

Precisa de tempo para desenvolver uma atuação mais estratégica em relação aos objetivos dos clientes? Então, o certificado digital é a sua solução.

Invista na automação jurídica

Pense nas inúmeras tarefas que servem como suporte para subsidiar os serviços jurídicos de um escritório. São atividades como a elaboração de relatórios, o acompanhamento de processos, entre outras. Elas são importantes mas, se pensarmos criteriosamente, para o advogado que procura ser mais relevante para seus clientes, chegamos à conclusão de que não devem consumir mais tempo do que o necessário.

É nesse sentido que a automação jurídica pode ajudar. Ela representa a automatização desse tipo de atividade, com o propósito de tornar a rotina mais eficiente e trazer ganho de tempo para os profissionais. A automação envolve todos os processos do escritório, visando otimizar as atividades de uma maneira geral.

Aposte em formas alternativas para melhorar o seu atendimento

A área do Direito não precisa ficar alheia às mudanças que a tecnologia tem trazido. Até porque você mesmo já deve estar inserido em algumas delas. Quer um exemplo? O WhatsApp. Se você tem o aplicativo instalado no seu smartphone, por que não considerar seu uso profissionalmente? Soluções assim precisam ser assimiladas também no contexto profissional.

A ideia é expandir os canais de atendimento para dar ao cliente a certeza de que você está disponível. Se o seu escritório trabalha exclusivamente com telefones, e-mails e, pior, se costuma perder horas em reuniões, saiba que criar canais é algo que o seu concorrente certamente está fazendo.

Outras opções como os “chatbots” e canais em redes sociais também são válidas para trazer inovação à sua atividade profissional. Mas lembre-se de ter cuidado: não misture o pessoal com o profissional para usar essas ferramentas.

Pense também na segurança da informação

É preciso ter um cuidado especial com a segurança dos dados. Afinal, além dos interesses do escritório, cabe a você também proteger os interesses de seus clientes e o roubo de dados pode colocar tudo isso a perder. Nesse sentido, a inovação também é uma aliada na luta contra hackers e erros de diferentes tipos.

Procure softwares jurídicos que tenham protocolos de segurança bem definidos, além de estabelecer políticas para reduzir os riscos de ataques. Isso diz respeito a definir formas de agir nos computadores e documentos do escritório, evitando o download de arquivos suspeitos e o acesso de dados via redes suspeitas.

É possível investir na obtenção de um certificado HTTPS, capaz de oferecer segurança real aos dados que são transmitidos. Considere também investir em uma assessoria de TI relacionada à segurança da informação.

Invista em um software jurídico mais adequado aos seus interesses

É preciso ter foco nas funcionalidades de cada solução para, em função delas, ter acesso às ferramentas realmente capazes de fazer sua advocacia inovar. Isso exige tempo e atenção a detalhes na comparação entre as opções que o mercado apresenta.

Verifique as funcionalidades, os módulos e as propostas comerciais apresentadas pelas empresas concorrentes e avalie-os em função das suas maiores necessidades. O que faz com que o seu negócio precise de uma ferramenta dessas? Ganho de tempo, cumprimento de prazos, maior produtividade? Defina seus objetivos com clareza e saiba quais são as funcionalidades essenciais que você espera encontrar em um software jurídico.

Enfim, essas foram nossas dicas. Entendendo que a inovação é um processo que pode sim fazer a diferença no seu trabalho, basta identificar suas maiores necessidades e recorrer às soluções mais pertinentes.

Gostou de saber sobre inovação no Direito? Então, não deixe de compartilhar o texto com seus amigos nas redes sociais!

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.