VALID Certificadora
20\03\2018

Como o uso dos Certificados Digitais gera vantagem competitiva?

Os Certificados Digitais são importantes para pessoas físicas e jurídicas, e sua relevância tende a crescer. Isso porque existe a necessidade cada vez maior de resolver negócios e tomar ações autenticadas no ambiente virtual.

Modernamente, o potencial competitivo é um acentuado aspecto a ser levado em conta por todas as empresas atuantes no mercado. Isso significa que elas devem se empenhar em estratégias que garantam sua sobrevivência e seu crescimento no meio das concorrentes.

Veja neste post como os Certificados Digitais geram vantagem competitiva para seu negócio e passe a utilizá-los o quanto antes!

Entenda melhor o que é vantagem competitiva

A vantagem competitiva é uma disposição que leva o gestor ou líder empresarial a buscar diferenciações positivas em relação aos seus concorrentes. Tais distinções podem estar relacionadas aos produtos ou serviços ofertados, ao posicionamento da marca no mercado, a processos efetuados na empresa e assim por diante.

Essa perspectiva fica bem nítida quando o cliente melhora a percepção que tem da empresa — e não somente o cliente, mas também seus parceiros, fornecedores e o próprio governo.

Veja bons exemplos de vantagem competitiva

Para o gestor ou o dono de negócios que pretende ter larga vantagem competitiva em sua organização, vale a pena ficar de olho nos aspectos proveitosos da utilização da certificação digital, listados abaixo:

  • o preço oferecido é mais baixo ou o custo-benefício do produto compensa;
  • o produto ou serviço oferecido apresenta mais qualidade;
  • os funcionários estão por dentro das tendências atuais;
  • a empresa goza de uma assistência técnica que cobre toda a área de venda do produto e resolve problemas e defeitos com rapidez;
  • a loja virtual funciona junto com a loja física;
  • as compras online ou presenciais oferecem serviços de entrega eficientes e rápidos;
  • o serviço de apoio ao cliente está sempre disponível;
  • os funcionários trabalham sempre motivados;
  • tecnologia é bem desenvolvida em todos os aspectos.

Enxergue a tecnologia da informação como vantagem competitiva

A revolução tecnológica recente vem alcançando decisivamente o mundo dos negócios, sendo a internet o principal foco dessa revolução.

A empresa que deseja ganhar vantagem competitiva precisa, obrigatoriamente, ajustar-se aos modelos virtuais que vão substituindo ou complementando os tradicionais.

Um dos primeiros modelos foi o correio eletrônico, por meio do qual a pessoa pode transmitir mensagens em tempo real para outra sem nenhum custo. Precisa-se somente ter um computador, notebook ou aparelho móvel com acesso à internet.

As redes sociais, o Skype, os aplicativos e softwares, os sistemas automatizados de gestão, os sistemas de controle à distância (GPS, rastreamento, monitoramento), os dispositivos móveis, os EDIs (Intercâmbio Eletrônico de Dados), o call center: tudo integra a revolução tecnológica. E ela pode e deve ser usada pelas empresas que pretendem se destacar de suas concorrentes e ganhar mais espaço no mercado.

Descubra o Certificado Digital como vantagem competitiva

Tudo que se refere à legislação e à área contábil, fiscal e jurídica também tem se modificado, de modo a acompanhar a evolução digital e tecnológica. Assim, surgiu o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a assinatura digital e outras facilidades.

Acompanhe abaixo algumas das vantagens do uso de Certificados Digitais!

A autenticidade dos seus documentos

O Certificado Digital é um documento que confere autenticidade aos documentos utilizados no mundo virtual, inclusive a nota fiscal. É uma prova de confiabilidade e de alta segurança para diferentes títulos e escritos, em várias áreas que envolvem negócios e transações. Abrangem contratos, procurações, ofícios, escriturações e outros.

Toda empresa obrigada a emitir Nota Fiscal Eletrônica deve, consequentemente, ter Certificado Digital — que já é exigido inclusive de empresas optantes pelo Simples Nacional. Sem essa certificação, elas não podem entregar sua escrituração digital e nem recolher seus tributos.

As empresas que precisam apresentar um Certificado Digital, mas que não o têm ainda, estão sujeitas a penalizações, inclusive a multas.

Do ponto de vista puramente legal, portanto, negócios assim perdem vantagem competitiva, e podem inclusive ser impedidos de realizar algumas operações.

A otimização de suas atividades

As empresas com certificação digital podem otimizar suas atividades, melhorando o relacionamento com parceiros e clientes. Por exemplo: uma negociação pode ser conduzida e encerrada no ambiente eletrônico, sem a necessidade de deslocamento de nenhuma das partes. Com o uso da certificação digital, a pessoa pode registrar sua assinatura com validade jurídica.

Assim, o certificado favorece uma negociação rápida e mais barata, sem ter necessidade de reconhecer firma em cartórios (pois os documentos com certificação digital dispensam esse requisito).

A organização pode utilizar o Certificado Digital em diferentes situações, inclusive para resolver questões jurídicas e empresariais online e fazer consultas em sites do governo.

O ganho de autonomia e destaque

Se a vantagem competitiva se distingue por toda diferenciação positiva que uma organização apresenta em seus produtos, serviços ou processos internos ou externos, o bom emprego de um certificado elevará o conceito da empresa diante do público consumidor. E, possivelmente, diante de outras empresas também.

Nesse sentido, um Certificado Digital confere mais autonomia e amplo destaque para qualquer empresa. É diferencial relevante, sobretudo, para empreendimentos de médio e pequeno porte que, muitas vezes, não podem concorrer de igual para igual com os rivais maiores no aspecto financeiro. Podem, entretanto, se diferenciar pela forma como desempenham suas operações, ganhando tempo e reduzindo custos.

Observe os benefícios da tecnologia

A tecnologia — incluindo a certificação digital — oferece vantagem competitiva para as empresas, sendo possível discernir esses benefícios de várias maneiras:

  • diminuição dos custos operacionais e administrativos;
  • redução significativa dos processos burocráticos (por exemplo, não há necessidade de reconhecer firma em certos documentos, nem de gerar códigos de acesso para determinados sites e páginas);
  • maior fluidez nos processos produtivos (aumento da produtividade facilmente percebido nos resultados obtidos, como maior número de transações eletrônicas levadas a termo, mais vendas, maior satisfação dos clientes, ritmo de trabalho mais dinâmico e outros);
  • presença online otimizada de modo a atender satisfatoriamente às demandas do público consumidor;
  • aperfeiçoamento da estrutura organizacional;
  • melhoria nos serviços efetuados;
  • acesso à informação de maneira mais ágil e precisa;
  • melhoria na flexibilidade empresarial para resolver imprevistos;
  • tomada de decisões mais segura e confiável;
  • capacidade de identificar tendências de mercado antes da concorrência.

A vantagem competitiva fica ainda mais evidente quando empresas similares não conseguem identificar oportunidades ou não sabem usar sabiamente seu capital e seus recursos. Enquanto isso, outra empresa (do mesmo segmento e com capacidade financeira equivalente) se mostra capaz de se destacar pelo bom uso que faz da tecnologia e de outras estratégias.

O que achou do post? O que pensa sobre a vantagem competitiva de ter a certificação digital? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades sobre esse e outros assuntos.

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.