VALID Certificadora
31\10\2017

Certificado Digital para advogados: por que vale a pena?

O Certificado Digital é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Ele oferece diferentes benefícios aos usuários, facilitando a efetivação de negócios e a comunicação online.

Em um escritório de advocacia, o Certificado Digital pode ser muito útil em diferentes situações. Veja por que vale a pena adquirir um Certificado Digital para advogados!

O que é o Certificado Digital

O Certificado Digital é uma ferramenta eletrônica por meio da qual é possível aplicar a assinatura digital em qualquer documento, conferindo validade jurídica e protegendo transações eletrônicas e outros serviços que usam a internet como canal.

Assim, pessoas do mundo inteiro podem se identificar e assinar digitalmente sem a necessidade de deslocamentos, que implicam custos e que, muitas vezes, tornam-se realmente inviáveis (já imaginou uma pessoa ter que se deslocar até outro estado ou país para assinar um documento?).

Enfim, o Certificado Digital garante privacidade, autenticidade, integridade e segurança aos negócios efetuados em meios eletrônicos.

Existem tipos diferentes de Certificados Digitais, sendo os mais usados: e-CPF/e-CNPJ, NF-e e SSL (para maior segurança na troca de informações). Eles podem ser instalados no computador ou fornecidos em token ou smart card.

O Certificado Digital para advogados

O Certificado Digital para advogados já é exigido em muitos tribunais, sendo um requisito fundamental para gerar o protocolo de procurações, petições, contratos e outros documentos pertinentes à área jurídica.

Pouco a pouco, a Justiça em nosso país está se modernizando e adotando práticas mais sofisticadas, ágeis e eficientes para resolver questões de rotina e reduzir a burocracia comum na área.

Na verdade, processos, documentos, carimbos de despachos e outros papéis vêm sendo substituídos por arquivos eletrônicos com autenticação do Certificado Digital. Por esse motivo, ele é considerado uma solução tecnológica sustentável, pois elimina completamente o gasto de papel.

Veja abaixo como o Certificado Digital para advogados pode mudar o ritmo e a metodologia de seu trabalho, tornando as operações mais eficazes e aumentando a produtividade.

Envio de documentos com mais agilidade para os clientes

Como o Certificado Digital para advogados garante a autenticidade e a segurança dos arquivos, é possível enviar documentos para os clientes com mais agilidade usando o ambiente digital.

Dessa maneira, há uma melhoria na qualidade do relacionamento com o cliente, pois ele não precisará se deslocar de sua casa até o escritório para receber documentos e obter outras informações pertinentes ao seu caso.

A segurança e a autenticidade conferidas pelo Certificado Digital para advogados evita os perigos comuns inerentes aos arquivos que circulam na internet, como a interceptação de dados e seu uso para outros fins.

O próprio cliente (pessoa física ou pessoa jurídica) pode otimizar ainda mais esse envio de documentos eletrônicos, usando um Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ) para assiná-los em sua própria casa ou em qualquer outro local com acesso à internet.

Validade jurídica na troca de informações

Outro benefício que o advogado certamente vai aproveitar é a validade jurídica na troca de informações no ambiente online.

A validade jurídica nas negociações efetuadas pelo profissional de advocacia é um fator fundamental para garantir a integridade de seu trabalho e o andamento mais rápido dos processos judiciais.

O ambiente online sempre foi alvo de críticas e suspeitas devido à sua aparente informalidade. De fato, ele pode ser um ambiente perigoso quando não se aplicam os recursos necessários para garantir a segurança entre as partes que compartilham informações.

O Certificado Digital para advogados confere validade jurídica a qualquer documento com assinatura digital, fazendo com que ele possa inclusive ser usado como prova nos tribunais ou como fonte fidedigna para estudo de casos.

Possibilidade de emitir procurações eletrônicas

Outra forma de otimizar o trabalho no escritório jurídico é fazendo a emissão de procurações eletrônicas.

No âmbito da justiça, a procuração é um documento muito importante, podendo ser utilizado com finalidades judiciais e extrajudiciais.

Os advogados podem elaborar seu próprio modelo e aproveitá-lo para a criação de procurações eletrônicas. Com o uso de uma procuração, o cliente poderá outorgar poderes ao profissional, fazendo dele seu procurador. Depois de criada a procuração, o cliente recebe uma mensagem notificando que o documento já está pronto, precisando somente ser assinado por meio de certificação digital.

É comum pessoas que não possuem Certificado Digital usarem a procuração eletrônica para que o advogado resolva questões que necessitam dessa certificação. Nesse caso, como não possui Certificado Digital para assinar a procuração, o cliente terá que reconhecer firma ou assinar diante de um funcionário da Receita Federal do Brasil.

Ou seja, o outorgante (cliente) pode ou não ter certificação digital, mas ela é fundamental para o outorgado (advogado).

Para o cliente, ela representa, além de mais comodidade e menos trabalho, menores custos.

Menos burocracia e menos deslocamentos

A burocracia no Brasil costuma tornar os processos judiciais morosos e muitos acabam arquivados e esquecidos. À medida que o ambiente online torna-se seguro para a tramitação de diferentes operações, certamente essa realidade vai mudando.

Com o Certificado Digital para advogados, não há necessidade de reconhecer firma em cartórios para validar os documentos. A própria assinatura digital confere a eles validade jurídica, autenticidade e integridade do conteúdo. Um processo não poderá ser modificado digitalmente e suas informações estão garantidas após a assinatura digital.

Assim, a presença física do advogado não é mais necessária em certos locais, o que reduz o tempo gasto na resolução dos casos e diminui a burocracia — já que a maior parte das operações pode ser resolvida no próprio escritório de advocacia, usando o ambiente digital.

Aplicabilidade do Certificado Digital para advogados

Enfim, o Certificado Digital para advogados oferece múltipla aplicabilidade, que envolve, além do que já foi explicado:

  • convocações e intimações;
  • consulta aos autos dos processos;
  • assinatura digital em contratos eletrônicos;
  • peticionamento eletrônico;
  • acesso a sites e a serviços de uso restrito como Receita Federal do Brasil, e-CAC, e-DOC (Sistema de Justiça do Trabalho), Cert-Jus (Superior Tribunal de Justiça, Conselho da Justiça Federal e toda a Justiça Federal);
  • abertura de contas em bancos;
  • envio de faturas e notas fiscais;
  • declaração do Imposto de Renda.

E você, já tem um Certificado Digital para advogados? Aproveite para adquirir o seu. Acesse agora mesmo o site da VALID Certificadora e informe-se sobre as opções disponíveis!

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.