VALID Certificadora
11\08\2017

7 vantagens de utilizar Certificado Digital para advogados

7 vantagens de utilizar Certificado Digital para advogados

Ações judiciais, despacho de petições, contratos, pareceres e uma série de outros documentos tornam o cotidiano de um departamento jurídico dinâmica. E a tecnologia vem dando um empurrãozinho na rotina de advogados, facilitando o acesso e a tramitação de todos os processos, sem que eles necessariamente precisem ir a tribunais, fóruns e varas.

Antes os atos processuais precisavam ser praticados presencialmente. Com o uso da certificação digital, agora são acessados pela internet. Isso significa maior agilidade no julgamento das causas e, por consequência, o desaparecimento de centenas de folhas de papel que abarrotam os órgãos do Poder Judiciário e inviabilizam a análise do que é ou não prioritário.

A adesão dos advogados ao processo digital já é uma realidade. Com o Certificado Digital será possível transmitir peças processuais, procurações, elaborar e fechar contratos e peticionar digitalmente, o que leva à economia de tempo, dinheiro e papel.

Mas se você ainda não está convencido de todas essas facilidades do uso de Certificado Digital para advogados, levantamos 7 vantagens que farão você ter certeza de que a certificação é a melhor solução para o seu escritório. Acompanhe!

1. Redução de burocracias

O Certificado Digital para advogados tem a mesma validade da antiga identidade profissional emitida pela OAB, com a diferença de que a assinatura passa a ser digital e o processo, eletrônico.

Com a certificação digital, práticas processuais, que antes demandavam meses de tramitação no Poder Judiciário, levam menos tempo para serem analisadas e resolvidas.

Pense em um escritório de advocacia que conta com uma carteira de mais de 100 clientes. Agora imagine o tempo que o advogado gasta para celebrar contratos, procurações, elaboração de pareceres e para fazer a transmissão de peças processuais para cada cliente. Como se não fosse o bastante, ele deve comparecer ao Poder Judiciário para entregar intimações e realizar citações. Complicado, não é?

Com o Certificado Digital para advogados, nada disso é preciso. Como a ferramenta é um documento eletrônico que identifica seu portador, é possível realizar com segurança e rapidez todas as obrigações do dia a dia do escritório.

2. Diminuição de custos

Processos judiciais sempre geram custos. Para transmitir peças processuais, procurações, elaborar e fechar contratos e tantas outras transações, é exigida do advogado sua identidade comprovada formalmente por meio da autenticação. Isso confirma que sua representação é realmente legítima.

Imagine o custo de ter que realizar, a cada processo, a autenticação em cartório dos documentos, validar o ajuizamento das ações, recursos, notificações e outros atos. Com a certificação digital, além da simplificação, os custos processuais são substancialmente reduzidos.

A substituição do papel pelo documento digital representa maior agilidade na transmissão de peças processuais, além de gerar mais economia, dinamismo e rapidez. Inclusive para o cliente!

3. Segurança jurídica

A tecnologia faz uso de criptografia, o que assegura o sigilo e a autenticidade das informações. Além disso, garante a integridade, confidencialidade, privacidade e inviolabilidade de mensagens e diversas outras transações realizadas pela internet.

A grande vantagem do Certificado Digital para advogados é a validade jurídica, que tem a mesma garantia de uma assinatura de próprio punho, comprovando que o usuário concorda com o documento assinado. Ou seja, vincula a assinatura ao conteúdo da mensagem.

4. Maior agilidade na prestação de serviços

Não há mais espaço para escritórios que ainda possuem uma rotina burocrática, entulhados em papéis e pilhas e mais pilhas de processos. A possibilidade de acesso eletrônico prova que é preciso caminhar junto à tecnologia ou a empresa poderá perder espaço no mercado.

A consequência natural do uso do Certificado Digital para advogados representa maior agilidade na prestação de serviços e no próprio julgamento das causas. Enquanto processos de papel levam meses (ou até anos) para serem resolvidos, por meios digitais a solução pode levar dias.

Para o advogado, a certificação digital é um importante instrumento para gerar comodidade no dia a dia. Ela permite receber intimações e citações eletrônicas pelos portais dos Tribunais e realizar com maior agilidade a prestação dos serviços advocatícios.

É importante destacar que, para fazer uso do Certificado Digital para advogados, é preciso estar regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que é a entidade que autoriza o profissional a exercer sua atividade.

5. Dinamismo na gestão de documentos

A gestão de documentos eletrônicos ainda é um paradigma para muitos escritórios de advocacia. Principalmente entre os tradicionais, que ainda encontram certa resistência para aderir a um acervo documental digital.

Seja por receio de utilizar novas tecnologias ou até mesmo pela desconfiança, advogados que não utilizam Certificado Digital acabam perdendo eficiência nos processos.

Além de digitalizados, os documentos estarão criptografados, o que impossibilita que pessoas não autorizadas realizam alterações ou quaisquer tipos de exclusões ou inserções.

Softwares e outros sistemas permitem organizar todo o fluxo de documentos do escritório, armazenando-os e oferecendo um histórico de assinaturas e alterações. Isso possibilita a consulta a qualquer momento.

Com tantas vantagens, o escritório passa a ter:

  • ganho de tempo;
  • segurança;
  • redução de custos de impressão;
  • localização fácil de documentos;
  • gerenciamento do ciclo de vida de processos, contratos, pareceres e demais     elementos judiciais.

6. Mobilidade

Se você precisa ir a audiências e visitar os clientes carregando caixas de arquivos, fichários e pilhas de papel, saiba que agora é possível abandonar tudo isso e consultar toda e qualquer informação por meio da tela de um computador, tablet ou smartphone.

Para advogados, o Certificado Digital via dispositivos móveis facilita o dia a dia e possibilita realizar transações e assinaturas e resolver diferentes assuntos em poucos cliques. E o melhor: a qualquer hora e lugar.

7. Prospecção de negócios

Embora o cotidiano de muitos escritórios de advocacia ainda se resuma a papéis, prazos e burocracia, para resistir à forte concorrência não há como fugir das soluções tecnológicas.

A aceleração dos níveis de crescimento da informação jurídica tem exigido que advogados busquem soluções para se manterem competitivos, como computação em nuvem (cloud computing) e software como serviço (Software as a Service, ou SaaS). E embora tais tecnologias estejam em alta, é fundamental contar com a certificação digital para barrar ataques fraudulentos e mal-intencionados.

Se antes escritórios restringiam suas áreas de atuação por falta de tempo ou pelo excesso de trabalho, com a nova dinâmica de tratamento das informações é possível estender a atuação e aumentar os ganhos.

Com uma maior praticidade, portabilidade, agilidade e efetividade presentes nos escritórios de advocacia, o Certificado Digital prova que é possível realizar qualquer tipo de transação de forma segura e aumentar consideravelmente a produtividade e as áreas de atuação do escritório.

Além disso, há uma melhoria no gerenciamento eletrônico de processos e documentos, acesso a consultas, bem como a integração automática com os tribunais e as publicações judiciais.

Gostou deste post? Agora que você já sabe quais são as vantagens do Certificado Digital para advogados, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e difundir essa informação entre outros interessados!

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.