VALID Certificadora
08\05\2017

Certificado SSL: quais são as vantagens de ter em um site?

Certificado SSL: quais são as vantagens de ter em um site?

Ser dono do próprio negócio é o que motiva muitas pessoas a criarem um site, montarem uma loja virtual e investirem tempo e dinheiro em ideias incríveis. Mas o sucesso de quem almeja longevidade na nova empreitada depende de muito mais que investir em produtos e em um belo layout virtual.

Para que os clientes se sintam seguros e acessem o seu espaço virtual, é preciso ter um certificado digital, ou o tão conhecido SSL. Sem um certificado SSL, são bem maiores as chances de os clientes abandonarem seus carrinhos de compras e procurarem sites concorrentes que tenham o protocolo de segurança.

Os certificados SSL legitimam seu negócio virtual, uma vez que garantem que as informações sejam criptografadas antes mesmo de serem transmitidas, inviabilizando qualquer tipo de interceptação dos dados por terceiros.

Mas muito além de garantir segurança a um site, usar um certificado SSL pode oferecer inúmeros outros benefícios. Quer saber quais são? Continue a leitura e melhore seus resultados de vendas!

O que é um Certificado SSL?

Existem vários protocolos de segurança no mercado, cada um com suas características e finalidades. Entre eles, destaca-se o certificado Secure Socket Layer — SSL. Tal certificado utiliza um sistema de criptografia que codifica todas as informações que são transmitidas e trafegam na internet.

Com esse recurso, é possível que clientes, compradores, fornecedores e demais usuários possam enviar dados pessoais e informações confidenciais com total segurança. Além disso, o certificado SSL garante a autenticidade em relação à verificação de propriedade do site.

Mas o que isso significa? Provavelmente você já deve ter se deparado com o símbolo de cadeado exibido logo abaixo da barra do browser, de um Selo de Segurança ou ainda da sigla HTTPS. Pois bem, ao autenticar e verificar as informações referentes à identidade do site, o certificado SSL torna visível os indicativos de segurança aos visitantes.

Assim, muito além de ser uma importante ferramenta de segurança para quem está vendendo ou comprando, o certificado SSL agrega valor ao site. Isso significa que os clientes podem inserir informações pessoais, bem como dados bancários, com toda segurança e confiança no ambiente de e-commerce, por exemplo.

Vantagens de ter um Certificado SSL em um site

Um certificado SSL funciona basicamente como uma espécie de assinatura digital. Ou seja, sinais visuais expressam ao usuário a autenticidade do site e se ele é realmente confiável, e isso tudo acontece graças à criptografia.

Assim, codificando os dados que trafegam na internet, a tecnologia permite maior segurança e privacidade das informações. Isso faz com que os usuários de sites se sintam mais confiantes para inserir informações pessoais e de pagamento quando sabem que estão utilizando uma conexão SSL.

Além disso, o certificado SSL passa a ser um importante diferencial estratégico, já que garante que a empresa foi verificada por uma Autoridade Certificadora, e que realmente está preocupada com a segurança das informações trafegadas na internet.

Mas quais seriam as outras vantagens que o Certificado SSL oferece? Vejamos:

Uso de tecnologia de criptografia de ponta

Em tempos nos quais o Cyber Crime está se tornando cada vez mais comum, contar com um Certificado SSL é um pré-requisito para garantir que as informações sejam transmitidas de forma sigilosa e segura.

A segurança proporcionada pelo Certificado SSL se baseia em dois princípios:

1. A criptografia das informações

Todos os dados fornecidos na página se tornam incompreensíveis — menos para o usuário que estabelece a ligação e o servidor no qual o site está. Com a encriptação, todas as informações ficam protegidas em uma base que garante a integridade e a confidencialidade das informações.

2. A autenticação

O site tem sua identidade comprovada por uma Autoridade Certificadora. Assim, ao fazer uso de um Certificado Digital, é criado um par de chaves numéricas que confere a autenticidade em todo o processo de troca de informações entre o usuário e o site, o que garante que os dados não serão interceptados de forma fraudulenta por terceiros.

O par de chaves é composto por:

  • chave privada: ela cria o certificado de autenticidade do site e é instalada no servidor;
  • chave pública: também é instalada no servidor. É essa chave que permite a criptografia das informações, ou seja, os dados são viagra en ligne encriptados antes de serem enviados. Isso permite que apenas o site e seu usuário tenham acesso aos dados informados, como informações bancárias e pessoais. A chave privada é a única que poderá desencriptar as informações.

Melhor posicionamento da página no Google

Posicionar o site na primeira página ou mesmo na primeira posição do Google não é uma questão de sorte, mas de como utilizar certas técnicas de SEO que possam elevar potencialmente um site nos mecanismos de buscas.

O Certificado SSL é um importante fator para isso. É muito provável que páginas que utilizam um protocolo de segurança se tornem mais bem posicionadas do que aquelas que não têm nenhum tipo de proteção.

Ao verificar que determinado site utiliza um Certificado SSL, o algoritmo do Google passa a posicioná-lo melhor nos processos de busca. Isso aumenta consideravelmente sua visibilidade e faz com que ele seja acessado por mais visitantes.

Mais opções de pagamento

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas nas compras online. A opção é vantajosa, uma vez que possibilita ao consumidor melhores condições e parcelas que cabem no bolso, muitas vezes sem juros.

No entanto, para ter a opção de pagamento com cartão de crédito no site, a operadora exige o uso do certificado SSL, uma forma de garantir a integridade das operações online e evitar problemas de roubos e fraudes de dados bancários.

Redução da possibilidade de fraude

A segurança é um fator que influencia bastante a decisão de compra de um visitante, e o uso de um Certificado SSL é decisivo nessa escolha, sendo uma importante ferramenta que auxilia o empreendedor digital a não perder vendas.

Redes sociais, serviços financeiros, comércio eletrônico, serviços de streaming e tantos outros ambientes virtuais acabam atraindo criminosos, pessoas que têm conhecimento suficiente para interceptar os dados que trafegam entre a rede do usuário e o servidor de destino ou vice-versa.

Os certificados digitais SSL oferecem a autenticidade e confidencialidade durante todo o processo de troca de dados, informando ao usuário que o site que ele está acessando é realmente original e seguro. Também garantem que, por meio da criptografia, os dados informados na página não poderão ser acessados por terceiros, e mesmo que sejam acessados, não poderão ser lidos e utilizados de alguma forma.

Gostou do nosso post? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todos os conteúdos. Estamos no Facebook, TwitterGoogle+, YouTube e LinkedIn. Até lá!

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.