VALID Certificadora
02\05\2017

Contabilidade gerencial: entenda como ela ajuda sua empresa a crescer

Contabilidade gerencial: entenda como ela ajuda sua empresa a crescer

Você sabe o que é contabilidade gerencial? Sabia que, quando aplicada corretamente, ela permite à sua empresa obter uma série de benefícios que compreendem a gestão do negócio? Se você quer conhecer uma alternativa interessante para tornar o controle de processos mais eficiente, então não deixe de ler este artigo para entender o que é a contabilidade gerencial.

Apresentamos informações relevantes e ainda preparamos algumas dicas que podem ajudar a implantá-la na sua empresa para obter resultados mais expressivos. Confira!

A importância da tomada de decisões

Na gestão de um empreendimento, uma decisão mal tomada pode ser altamente prejudicial. Desde as mais simples (como escolher entre comprar ou alugar um equipamento) até as mais complexas (como definir qual setor deve reduzir gastos), todas precisam sempre estar embasadas em critérios precisos que auxiliem na escolha.

E para que isso seja feito de maneira correta, é interessante contar com dados que, transformados em informações, deem subsídios para que os gestores tomem as melhores decisões.

Como fazer isso? Usando a contabilidade como aliada. Ela pode fornecer essas valiosas informações por lidar com dois tipos de procedimentos fundamentais:

  • o envio de relatórios para os gestores da própria empresa, seja para planejar e controlar as operações de rotina, seja para uso em decisões não rotineiras e de formulação dos principais planos e políticas;
  • o envio de relatórios para os acionistas da companhia, governo e outros agentes externos.

O envio de relatórios para fora da empresa é comumente chamado de contabilidade financeira, enquanto o envio de relatórios internos visando o planejamento e o controle gerencial é chamado de contabilidade gerencial. Consequentemente, a contabilidade gerencial é aquela em que o foco é a informação contábil que tem maior utilidade para a administração da empresa.

A contabilidade gerencial

Os serviços contábeis são essenciais para fazer com que uma empresa tenha condições de lidar com diferentes situações em sua rotina. Para tanto, é preciso compreender a contabilidade como uma fonte de informações que pode ter origem tanto na contabilidade financeira quanto na contabilidade de custos.

Além dessa obtenção de informações, é preciso pensar também no trato que os gestores terão com elas, e é nesse ponto que a contabilidade gerencial se torna importante.

Esse desdobramento contábil é o instrumento que auxilia a administração de uma organização, dando condições para que a tomada de decisão dos gestores aconteça de maneira mais eficiente a partir do gerenciamento de dados. Para isso, é preciso que esses dados sejam convertidos em informações claras e compreensíveis.

O uso das informações

As informações obtidas são úteis para ações visando o planejamento, a avaliação e o controle da empresa. Isso pode ser obtido pelo uso de um sistema de informação contábil. Assim, a contabilidade gerencial permite identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações.

Por outro lado, a contabilidade financeira trata de tudo o que diz respeito à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, sejam eles acionistas, fornecedores, bancos ou agências reguladoras governamentais.

Isso significa que a informação contábil é importante, sobretudo, para possibilitar à empresa se organizar com flexibilidade e segurança a fim de tomar as decisões corretas. Para tanto, é preciso que a contabilidade gerencial faça uso de informações provenientes da contabilidade financeira. Ela também deve trabalhar com informações geradas pela contabilidade de custos, uma fonte de informações mais voltada ao controle.

Benefícios da contabilidade gerencial

1. Auxilia a tomada de decisão

Como a contabilidade gerencial é aquela que serve de apoio à tomada de decisão do gestor, não fica difícil concluir que o primeiro benefício oferecido por ela é justamente fornecer a ele os instrumentos para as melhores ações.

Assim, conhecimentos, fórmulas, índices, entre outros, são úteis para ajudar o administrador a entender como está a gestão da empresa, e o mais importante: tomar as decisões mais adequadas para o futuro da organização.

2. Aumenta a eficiência da gestão

Quando os gestores possuem ferramentas para aperfeiçoar sua tomada de decisão, o processo se torna muito mais simples. É comum ver decisões serem tomadas de maneira precipitada, especialmente quando não existe um processo que oferece ao responsável alguns parâmetros claros para que ele decida o que é melhor para o negócio. Com a contabilidade gerencial, esse risco é praticamente reduzido a zero.

3. Antecipa acontecimentos financeiros

Além disso, esse tipo de recurso é de grande utilidade no auxílio a tarefas relativas à previsão financeira. Quando você consegue se antecipar a resultados futuros, consegue também se organizar melhor e até mesmo conquistar objetivos mais difíceis.

4. Gera economia

Além disso, é possível evitar desperdícios de materiais e até mesmo de energia dos colaboradores, por meio da diminuição de erros e de retrabalhos.

5. Facilita a integração da equipe

Com a contabilidade gerencial, o envolvimento de todos os níveis de gestão é facilitado, justamente porque a comunicação também é mais fácil.

6. Eleva a taxa de lucro

Um dos benefícios de criar um processo em que o custo da produção é controlado é a possibilidade de aumentar a percentagem de lucro da empresa.

7. Conquista espaço no mercado

Com o auxílio que a contabilidade gerencial oferece na tomada de decisão estratégica pelo gestor, a empresa consegue se manter segura no mercado, ocupando o espaço que procura.

O que é preciso para colocar a contabilidade gerencial em prática

Não é difícil transformar a realidade da sua empresa a partir da implantação da contabilidade gerencial. Basicamente, é preciso considerar ações como investir em tecnologia para modernizar as ferramentas, terceirizar tarefas burocráticas para descentralizar a atividade da gestão e capacitar profissionais para que o trabalho com a contabilidade gerencial ofereça um número maior de benefícios à administração.

Consequentemente, a empresa obtém significativa diminuição da burocracia, aumento de foco nos resultados e uma atuação mais estratégica de toda a equipe.

Outra ideia interessante, que também funciona muito bem para reduzir a burocracia, é ter a tecnologia como aliada. Com o uso de uma certificação digital e de assinaturas digitais, por exemplo, é possível tornar os processos da sua empresa muito mais seguros, práticos e ágeis.

Por fim, considere trabalhar com ferramentas de gerenciamento para aperfeiçoar esse processo em sua organização. Com esse recurso, você pode acompanhar cada etapa dos procedimentos e, assim, torná-los mais eficientes.

Agora que você já sabe sobre contabilidade gerencial, conheça nosso trabalho nas redes sociais. Visite o Facebook, o Twitter e o LinkedIn da VALID Certificadora.

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.