A segurança na internet é o item de prioridade quando se trata de lojas virtuais ou de um e-commerce. Os clientes irão acessar e navegar no site, se cadastrar e inserir dados pessoais e bancários para realizar uma compra ou mesmo para receber ofertas e outras informações referentes a produtos e/ou serviços.
De forma a garantir que visitantes, usuários e clientes possam ter uma experiência sem riscos ao utilizarem o ambiente virtual, o uso de Certificados para servidores web ou Certificados SST/TLS está entre as melhores opções de proteção contra hackers e pessoas má intencionadas, que utilizam indevidamente os dados que trafegam na rede.
A utilização de certificado de segurança para servidor garante a autenticidade, confiabilidade, privacidade e integridade dos dados de um portal de rede, assegurando que o usuário realmente esteja acessando um site seguro e original e não uma cópia operada por fraudadores.
Mas muitos lojistas virtuais, por desconhecimento ou mesmo para cortar gastos, acabam deixando o uso de Certificados Digitais de lado, o que acaba gerando insegurança quanto a conexão entre o visitante e os servidores, uma vez que não utiliza um canal de criptografia – deixando os dados facilmente serem interceptados e utilizados indevidamente.
Separamos algumas boas razões para contratar um Certificado de segurança e estabelecer uma conexão segura entre o visitante e o servidor através de um túnel de criptografia. Ficou curioso? Acompanhe nosso post abaixo!
Proteção contra hackers e roubo de informações
Quando o cliente realiza um cadastro e fornece informações pessoais e bancárias, os dados são codificados e passam a compor apenas o servidor da loja virtual ou e-commerce – este é o papel que o Certificado de segurança desempenha dentro de um site.
Varejistas virtuais que contratam um certificado digital podem trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e segurança das informações que trafegam na internet e atestando ao usuário que o site que está acessando é original, não uma cópia de fraudadores.
Confirmação da detentora do domínio do site
Além disso, ao utilizar um Certificado Digital, a Autoridade Certificadora faz a validação do domínio e, dependendo do tipo de certificado, também valida de quem é a detentora do domínio.
Mas como funciona? O certificado SSL é o mais indicado para transações virtuais que envolvam o compartilhamento de informações pessoais e bancárias. Como a conexão que utiliza o certificado SSL é sempre iniciada pelo cliente, quando o usuário solicita a permissão de acesso com um site seguro, o navegador web (Chrome, Internet Explorer, Firefox, etc.) solicita o envio do Certificado Digital e verifica se o certificado é realmente válido e atende ao padrão de confiabilidade, bem como se está relacionado ao site da loja virtual. Uma vez confirmadas as informações, a chave pública é enviada e o cliente e servidor podem iniciar a troca de mensagens.
Operadoras de cartão de crédito exigem o uso de Certificados de segurança
Antes mesmo de o lojista virtual ser homologado por uma adquirente (por exemplo, Cielo, Rede, Stone), tais empresas exigem que os Certificados sejam contratados para poderem operar com cobranças com cartões de crédito.
Isso porque, ao realizar uma compra online e inserir dados do cartão de crédito para pagamento, o dono da loja, o cliente e o banco podem ser hackeados e as informações utilizadas de forma indevida. Por exemplo, pessoas má intencionadas utilizam essas informações para realizar compras em outros sites (muitas vezes de valores altos), comprar passagens aéreas e demais utilidades que acabam causando transtornos para todos os envolvidos.
Confirmação visual de que o site é confiável
Após instalado o Certificado, é possível comprovar sua existência através do próprio navegador, que passa a conter um ‘cadeado’ ou ‘https://’ no endereço do site. Além dessas opções, dependendo do tipo de certificado, pode contar com outras formas de verificação, como a cor verde/vermelho na extensão do endereço do site – que indica se ele é confiável ou não -, entre outros.
Muitos consumidores virtuais estão atentos aos mecanismos visuais de identificar quando um site é seguro ou não. Caso o site não tenha tais características que atestam que a comunicação entre o usuário e o site está protegida através de criptografia, você pode estar perdendo ótimos negócios e correndo riscos.
Melhor ranqueamento de SEO
Para uma loja virtual ou e-commerce, ter um bom ranquamento de SEO é fundamental. Afinal de contas, estar entre as primeiras opções de busca no Google é o que garante boas vendas e a confiança de muitos usuários.
Por isso, antes mesmo de criar campanhas online e indexar a página a diversos canais de publicidade, é essencial investir em uma Certificação Digital. Além disso, segundo divulgação do Google, sites que não têm SSL terão um desempenho inferior em seu ranqueamento de SEO, o que resulta em um número menor de acessos na página e, consequentemente, menor conversão de vendas.
Mais credibilidade
O uso de um Certificado Digital na loja virtual ou e-commerce diz muito mais sobre a empresa do que qualquer anúncio, descrição, promoção ou mesmo um preço mais atrativo.
A cada dia clientes estão cada vez mais atentos a sites que possam comprometer suas informações e levar a ações fraudulentas. Ao utilizar uma conexão segura, por meio de um canal de criptografia, onde os dados são codificados e mantidos em segurança dentro do site, o cliente sente maior confiança e, assim, maior credibilidade em relação à loja virtual.
Todos os investimentos realizados dentro de uma loja virtual (atendimento, produtos, design, pós-venda, e tantos outros) podem não ter qualquer efeito se o cliente sentir que sua presença dentro do ambiente virtual não é segura e seus dados serão acessados indevidamente. A Certificação Digital é o elo de confiança do consumidor.
Site seguro
Contratar um Certificado de segurança faz com que os usuários atestem que o site realmente é seguro. Além disso, acaba sendo um grande diferencial para visitantes que pesquisam preços e acabam realizando compras com maior segurança. Ou seja, ao permitir ao cliente entrar num site, navegar entre as páginas de produtos e promoções e ter a certeza de que, ao efetuar suas compras, não serão interceptados por terceiros, o varejista virtual acaba conquistando clientes e fidelizando aqueles que já possui, uma vez que o consumidor tem a certeza que a loja virtual atende suas necessidades e, melhor, com total proteção de seus dados.
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