VALID Certificadora
08\08\2016

Certificado digital para e-mail: por que sua empresa precisa ter?

Certificado digital para e-mail: por que sua empresa precisa ter?

Embora a tecnologia tenha trazido inúmeros benefícios a rotina de empresas e pessoas, os riscos de roubos ou violações dos dados trocados virtualmente também acompanhou todo este processo. Com isso, a preocupação em verificar a identidade de um usuário, empresa ou computador e comprovar que o ambiente online é um canal seguro de comunicação tem exigido cada vez mais a utilização dos Certificados Digitais.

Emitir e receber documentos, reduzir os processos burocráticos nos cartórios e juntas comerciais, enviar, acessar ou mesmo disponibilizar informações sigilosas, entre outros, tudo de modo online, de maneira rápida e segura. A Certificação Digital é capaz de atender a esta necessidade.

Considerando os aspectos de autenticidade, integridade e confiabilidade, de forma a evitar fraudes, adulterações ou mesmos interceptações de informações pessoais, a Certificação Digital tem estendido seu uso na troca de e-mails.

A utilização das mensagens eletrônicas é uma das práticas mais comuns dentre de empresas e entre demais usuários. Mas por ser um canal onde muitas informações sigilosas e documentos importantes trafegam, o suo de Certificados Digitais na troca de e-mails têm sido cada vez mais importante.

Diante disso, vejamos como funciona e qual a importância dos Certificados Digitais para e-mails. Acompanhe!

Como funciona o uso de Certificado Digital em e-mails

Fica difícil imaginar a rotina dentro de uma empresa – onde a necessidade em otimizar o tempo e aumentar a produtividades estão intimamente ligadas – sem a utilização de e-mails para se comunicar, enviar documentos, fechar transações e tantas outras utilidades que tornam este canal de comunicação um dos mais comuns e importantes.

A Certificação Digital passa a se um importante instrumento para garantir a segurança na troca de mensagens virtuais, garantindo a confiabilidade das informações e, consequentemente, reduzindo os riscos de envio e recebimento de e-mails falsos.

Assinar um e-mail digitalmente é a solução encontrada por muitas empresas para barrar que o conteúdo que trafega virtualmente seja intermediado e utilizado indevidamente.

Para que um e-mail seja assinado digitalmente é preciso contar com um Certificado Digital, que irá conferir que as mensagens enviadas sejam criptografadas. Assim, ao enviar qualquer mensagem, ela poderá receber a assinatura digital, garantindo aos usuários a veracidade do e-mails. De forma geral, o Certificado Digital oferece a segurança que realmente o e-mail foi enviado pelo computador do remetente.

Além disso, um e-mail assinado digitalmente passa a ter validade jurídica, provando que o seu envio, recebimento, integridade, autoria e leitura pode ser assegurado pelo destinatário a mensagem.

Quais os benefícios da utilização do Certificado Digital em e-mails

Transmitir uma mensagem de um ponto a outro e garantir a privacidade dos dados e a autenticidade do remetente tem sido uma exigência cada vez mais comum, afinal de contas, empresas lidam diariamente com um grande fluxo de informações virtuais que podem vir a serem usadas indevidamente, comprometendo os negócios e gerando muita dor de cabeça.

Além disso, ao utilizar um Certificado Digital no envio e recebimento de qualquer e-mail é possível garantir que haja a confirmação de que realmente quem enviou a mensagem foi o remetente.

Entre alguns benefícios podemos citar:

1. Registro seguro

Diariamente são centenas de e-mails e informações que trafegam na rede, desde simples informações até documentos e outros dados importantes, como: envio de faturas e Notas Fiscais, títulos de cobrança, convocações, comunicado de compra, negociações, além de mensagens que necessitam de comprovação de envio e recebimento – fica difícil imaginar a rotina de uma empresa sem a tecnologia e suas facilidades.

Diante disso, o uso de Certificados Digitais vem suprir e necessidade de registro seguro da utilização da assinatura digital no processo de envio, recebimento e abertura de anexos de uma mensagem, acrescentando a ele elementos que confirmam sua integridade e autenticidade, como carimbos eletrônicos com data e hora, por exemplo, levando em consideração a referência do Observatório Nacional (Hora Legal Brasileira).

2. Serviço online

A empresa não precisa se preocupar em instalar qualquer tipo de plugin ou mesmo realizar qualquer tipo de alteração no sistema. Todo o processo é feito em meio eletrônico, o que permite o registro e a inclusão do selo e a rastreabilidade das mensagens.

Assim, quando o remetente enviar um e-mail para o destinatário, é confirmado o envio e o recebimento de forma automática, sem qualquer tipo de procedimento que venha a necessitar de software de instalação. Tudo de forma prática e simples.

3. Rastreabilidade

A preocupação de muitas empresas quando utilizam o envio e recebimento de mensagens é saber se realmente as informações estão sendo encaminhadas corretamente ou na possibilidade de e-mails falsos.

Com o uso de Certificados digitais nos e-mails é possível saber qual o caminho da mensagem através do selo de rastreabilidade, que identifica a hora e a data do processamento da mensagem, incluindo o carimbo do tempo homologado ICP-Brasil.

4. Integração com sistemas corporativos

A utilização de Certificado Digital no envio de e-mails também torna possível a integração com sistemas corporativos. Ou seja, com todos os processos e informações integrados a empresa pode contar com um importante instrumento que certifica que o que está sendo enviado e recebido não foi corrompido e atende as determinações internas da empresa.

Além disso, conta com o uso de Guarda Digital de mensagens, no caso do remetente ou mesmo destinatário requerer a comprovação de alguma informação ou mesmo o seu reenvio, é possível encontrar todos os e-mails salvos automaticamente, uma vez que o sistema manter um arquivo digital de todas os dados que foram trocados entre as partes.

Qual a importância de um Certificado Digital para e-mail

Com a utilização ilimitada da internet e suas amplas possibilidades de realizar negócios, trocar informações e fazer uso geral da rede, fica cada vez mais fácil a ocorrência de ameaças ou mesmo ações fraudulentas que comprometam o envio e recebimento de e-mails entre os mais diversos usuários.

A utilização de um Certificado Digital para e-mail garante que a comunicação seja realizada com o mais alto grau de segurança, integridade, autenticidade e confiabilidade, gerando não apenas um maior controle sobre as transações, mas a garantia que o envio e recebimento estão sendo realizados dentro de padrões de sigilo e resguardados por quem realmente enviou e recebeu as mensagens, uma vez que é garantia a validade jurídica do documento.

Gostou do nosso post? Foi útil? Leia mais em ‘Usar criptografia nos e-mails funciona?’.

 

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.