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26\07\2016

Qual o segredo de sucesso das lojas virtuais?

Qual o segredo de sucesso das lojas virtuais?

Você sabia que, mesmo durante a crise econômica, o e-commerce brasileiro, ao contrário de outros ramos empresariais, prevê aumento nas vendas em 2016? Por esse motivo, há cada vez mais pessoas investindo nesse setor e, consequentemente, o mercado apresenta um leque de concorrentes. Nesse contexto, a maioria dos gestores se questionam sobre como se destacar em meio a multidão e obter sucesso com suas lojas virtuais.

Sabemos que o início é difícil, principalmente quando é preciso começar do zero, mas não desanime! É necessário que alguém dê o primeiro passo e transforme o sonho empresarial em realidade. E para que as lojas virtuais alcancem um patamar de sucesso, deve-se seguir um caminho trilhado por objetivos e também obstáculos, com determinação e foco nos resultados.

Quer saber qual é o grande segredo das lojas virtuais? Continue a leitura!

Planejamento

As lojas virtuais de sucesso possuem um bom planejamento, com objetivo, foco e rumo definidos. Nenhuma atitude é tomada por desespero ou na base do risco. Todas as ações da loja online são planejadas com antecedência para que apresentem as previsões de retorno esperadas.

Plataforma

A plataforma das lojas virtuais de sucesso conseguem dar o suporte necessário para todas as necessidades do negócio e não apresenta limitações, principalmente para o que for considerado rotina. Se existe a necessidade de implantação de um sistema novo de pagamentos, por exemplo, ela estará pronta para ser adaptada.

Usabilidade

A experiência de compras do consumidor diz muito sobre o sucesso de uma loja virtual. Se ele conseguiu encontrar o produto, adicionou no carrinho e finalizou o pagamento em poucos cliques e com praticidade, a loja online está no caminho certo.

Na contramão disso, estão as lojas virtuais que são bagunçadas, abusam de pop-ups, não possuem os botões com fácil identificação e mais atrapalham o consumidor do que ajudam de fato.

Conteúdo relevante

O conteúdo relevante deve ajudar o consumidor na hora de decidir a compra. Um pen drive, por exemplo, não pode ser vendido utilizando-se dos mesmos argumentos da venda de uma geladeira, certo?

O conteúdo relevante de sucesso para uma loja virtual vai muito além da ficha técnica que os fabricantes entregam aos lojistas. Ele apresenta mais informações sobre o produto, como a utilidade dele no dia a dia, mais fotos com mais ângulos, vídeos com review e muitos outros.

Logística

O segredo da loja virtual de sucesso envolve, também, a parte da logística, pois quando o cliente finaliza a compra é que o verdadeiro trabalho do e-commerce começa.

Entre separação de produto, embalagem e envio, cria-se a verdadeira ponte de contato com o consumidor. Pontualidade, produto bem condicionado e um bom serviço de pós-venda contam bastante para o sucesso de um e-commerce.

Comunicação eficaz

Os processos de comunicação dentro de um e-commerce devem ser feitos de maneira clara e eficaz. Eles valem não somente para os contatos com os consumidores, mas também entre todos os setores da loja online. Todos precisam estar com o discurso da empresa alinhado.

Rapidez na comunicação e por meio de todos os canais possíveis torna o contato com o consumidor muito mais eficaz e assertivo. O cliente fica satisfeito e a loja virtual ganha pontos com ele.

Estar junto ao cliente

Onde os consumidores das lojas virtuais estão reunidos? Nas redes sociais! E como a loja virtual pode ficar mais próxima deles? Estando presente nessas mesmas redes sociais com ações inovadoras por meio de social media e uma linguagem próxima ao desses consumidores.

Em vez de mensagens em massa, a comunicação direcionada por meio das redes sociais é bem mais eficaz. Alguém reclamando que o seu produto X quebrou pode ser uma tremenda oportunidade de mostrar que a sua loja se importa com os clientes, pois basta oferecer uma solução para obter um feedback positivo.

Saber negociar

Quando sabe-se negociar, chega-se aos melhores preços. Visar apenas o lucro está fora de cogitação, pois, apesar de ser uma necessidade, você deixa de lado uma série de oportunidades benéficas para o seu negócio.

Os e-commerces de sucesso sabem negociar e conseguem vantagens de todos os tipos para os seus consumidores, como brindes, descontos e acessórios. Ao visar o benefício do seu consumidor, o time de negociação passa a identificar tendências de mercado e, assim, age com mais assertividade. O lucro é consequência natural.

Parcerias

Ninguém sobrevive ao mercado estando só. Estabelecendo parcerias, as lojas virtuais de sucesso conseguem aumentar suas presenças na internet e reforçar o relacionamento com os clientes. Essas parcerias podem ser feitas com serviços que complementem o seu, com fornecedores e até mesmo com os próprios clientes. Por exemplo: se um cliente indica outro, que tal ele ganhar frete grátis na próxima compra?

Certificações digitais

Avalie os grandes players do varejo nacional e observe como eles mostram aos seus consumidores que ali eles podem comprar em segurança. São diversos certificados que atestam que aquele é um ambiente seguro para compras. Ao estabelecer um relacionamento baseado na confiança com o seu consumidor, ele se sentirá muito mais tranquilo para voltar e fazer novas compras.

Busque por certificações digitais que proporcionem a segurança necessária para a sua loja virtual. Além da segurança oferecida ao comprador, esses certificados digitais para e-commerce também garantem que todas as operações no seu site sejam feitas com lisura e transparência.

Para quem precisa de certificados SSL, a Valid Certificadora Digital possui as melhores opções. Eles garantem a proteção de todos os dados enviados por meio da internet com segurança de 2048 bits. Eles protegem e-commerces, logins, contas de e-mail e ainda ativam a conexão segura durante as transações.

Capacitação

Por fim, a última parte do segredo de sucesso das lojas virtuais é a capacitação da equipe. A internet é um meio onde tudo muda de uma hora para a outra, portanto, faz-se necessário ter um time atento a essas mudanças e que seja capaz de tomar as decisões certas nas horas mais improváveis.

Além disso, a capacitação permite ao time identificar tendências e preparar a loja on-line para trilhar o rumo do sucesso em sua empreitada. Lembre-se: um time desatualizado nunca chega ao sucesso.

Agora que você já sabe quais são os segredos das lojas virtuais de sucesso, deixe o seu comentário e conte para a gente quais estratégias você pretende adotar para aumentar as suas vendas e como se fará mais presente nas redes sociais!

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