VALID Certificadora
21\07\2016

É possível competir contra um contador online?

É possível competir contra um contador online?
Em busca de mais produtividade e de mais conveniência, muitos negócios vêm adotando o contador on-line como uma solução para garantir a atuação adequada nesse setor da empresa. Embora seja benéfico para muitas empresas, isso também cria a necessidade de diferenciação e valorização dos profissionais que atuam de maneira presencial e que veem a necessidade real de competirem contra essa opção.

Pensando nisso, entenda melhor sobre o que são os contadores on-line e como competir em busca de mais espaço no mercado.

O que é o serviço de contador on-line?

Um serviço de contador on-line oferece uma contabilidade completa para a empresa de maneira digital. Para isso, normalmente é utilizado um serviço web based, no qual o empresário pode ficar por dentro de todas as movimentações que ocorrem na contabilidade da empresa.

A sincronização de dados é total e normalmente o acesso pode ser feito de qualquer lugar e em qualquer instante. Além disso, há soluções que são oferecidas de maneira gratuita ou a baixíssimo custo. Inclusive, em alguns casos, o empreendedor pode realizar a contabilidade de maneira autônoma.

O advento desse tipo de solução deve-se principalmente à necessidade de redução de custos e à busca cada vez maior da integração entre a tecnologia e o mundo dos negócios. Com isso, a solução tem se tornado cada vez mais popular e vem se expandindo entre negócios de diferentes atuações, especialmente, os micro e pequenos empreendimentos.

Quais as diferenças entre a contabilidade on-line e presencial?

Contar com um serviço de contador on-line não é a mesma coisa que ter um contador fisicamente presente no negócio, já que cada opção apresenta vantagens e desvantagens.

Do ponto de vista da economia de tempo e de dinheiro, a contabilidade on-line sai na frente, já que normalmente qualquer reunião pode ser feita de maneira muito mais prática e rápida do que de maneira presencial. Além disso, como dito, os custos também tendem a ser menores com a contabilidade realizada de maneira on-line.

Dependendo do negócio, essa opção pode se mostrar mais conveniente e adaptada para a realidade do empreendimento. Por outro lado, quanto mais complexa é a contabilidade, mais dificuldades são apresentadas ao contador on-line, inclusive em relação à própria distância física.

Por outro lado, a contabilidade presencial também apresenta suas vantagens. Quando um negócio possui um contador presente, existe mais dinamismo no uso das informações. Por exemplo, se a empresa emitiu uma nota fiscal e possui um contador presente, essa nota pode ser imediatamente incorporada aos dados fiscais do negócio. No caso de um contador on-line, por sua vez, faz-se necessária à transmissão desses dados, o que pode aumentar as chances de ocorrerem erros nesse fornecimento de informações.

Além disso, muitas vezes a atuação de um contador presencial é mais segura, porque é menos dependente de soluções como sistemas e softwares diferentes e que nem sempre apresentam o nível de segurança necessário.

Quanto aos resultados finais, entretanto, elas tendem a se equiparar. Se forem tomados os devidos cuidados para uma atuação on-line ou presencial, a empresa pode ter como resultado final a desejada regularidade fiscal e a atuação esperada em relação à contabilidade.

Como se valorizar e competir com essa alternativa?

Atualização profissional

Como um contador on-line tem suas vantagens, um profissional que atua de maneira presencial precisa investir adequadamente em sua atuação para ser capaz de competir com essa alternativa.

Assim, uma das principais preocupações deve ser a de se manter em constante atualização profissional. Isso significa conhecer novas práticas contábeis, manter-se atento às novas obrigações fiscais e novas regras e também entender o papel da contabilidade no alcance dos objetivos estratégicos de cada negócio.

Fazer cursos, adquirir novas capacitações e competências e expandir a sua área de atuação também são formas de garantir essa atualização profissional e uma forma de agregar mais valor à sua atuação profissional.

Nesse sentido, inclusive, é muito importante agir de maneira estratégica e gerencial. Quanto mais integrada for a prestação do serviço de contabilidade às necessidades de negócio da empresa, mais indispensável se torna o serviço e, portanto, maiores as chances de que você ganhe uma vantagem em relação ao contador on-line.

Comunicação

Outra coisa importante a se notar é que muitos empreendedores escolhem os contadores on-line devido à facilidade de comunicação e a conveniência. Assim, para competir com essa solução também é necessário investir no aumento da disponibilidade de comunicação de modo a garantir a atuação esperada pelo cliente.

Melhorar a qualidade do atendimento também é indispensável para competir com um contador on-line. Estar preparado para ajudar o cliente, conhecer mais do mercado em que ele está inserido e agir de maneira adaptada às necessidades dele são atitudes que fazem com que o contador on-line seja preterido em relação a sua atuação.

O próprio uso da tecnologia deve estar presente na sua atuação se o desejo é competir e vencer essa alternativa. Ao utilizar soluções tecnológicas, você dará ao seu cliente o melhor dos dois mundos: um contador presencial aliado à facilidade e produtividade oferecidas pela tecnologia.

Fidelização de clientes

Não menos importante, é preciso investir na captação de clientes e, principalmente, na fidelização de clientes. Quanto mais fiéis seus clientes forem, menos dispostos eles estarão a testar uma nova alternativa, ainda que ela pareça mais atraente. Para isso, a satisfação do cliente deve vir em primeiro lugar e para conseguir isso é preciso oferecer uma contabilidade praticamente à prova de erros e que ajude a atuação dos negócios.

O contador on-line é uma opção que vem se popularizando entre os negócios, principalmente, devido à sua conveniência e mobilidade. Embora tenha vantagens que não podem ser ignoradas, a valorização do profissional que atua de maneira presencial é a melhor forma de competir com essa solução.

Para isso, é preciso investir em constante aperfeiçoamento profissional, indo desde a melhora na atuação contábil até o aumento de qualidade do atendimento. O uso de tecnologia, inclusive, não está proibido e é mais uma forma de garantir que o profissional se destaque em relação à opção virtual.

A produtividade também é um caminho de conquistar mais clientes e se diferenciar do contador on-line. Por isso, confira o post com 5 formas de aumentar a produtividade do escritório de contabilidade!

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.