VALID Certificadora
19\07\2016

Como o contador pode se dar em tempos de crise?

Como o contador pode se dar em tempos de crise?

Como o contador pode se dar bem em tempos de crise? Será mesmo que isso é possível? Você vai ver neste post que, mesmo em momentos difíceis, ainda há espaço para os bons profissionais: aqueles que se mantêm atualizados e que possuem especialização em determinada área, ou que oferecem serviços diferenciados e com qualidade para seus clientes. Confira a seguir!

Faça a diferença

Os tempos de crise, como os que temos vivenciado atualmente, dificultam a vida das empresas e dos profissionais em geral, isso porque os mercados ficam retraídos, o consumo cai e, por consequência as empresas precisam, muitas vezes, dispensar os seus funcionários. Mas será que é possível sair dessa armadilha?

Lembre-se que nestas horas difíceis é preciso fazer a diferença. Caso você trabalhe em uma empresa, mostre que você está preocupado com a situação; que está ali para o que der e vier, e que seu chefe pode contar com você. A atitude positiva pode ser o seu bote de salvação nesta hora em que muitos estão pessimistas ou até mesmo arredios com outros colegas. Por isso mesmo é fundamental se mostrar acessível e disponível não só para seus superiores, mas também para seus colegas.

Invista em você

De nada adianta ser positivo e acessível se você não tem um currículo forte e desejado. Mesmo em tempos em que a crise não é ameaça, você precisa estar consciente de que a carreira contábil necessita de atualização constante. Assim, invista em cursos ou ainda palestras e eventos na área. Mesmo para aqueles que não tem muito tempo, existem diversos bons cursos com certificação digital, para que você se atualize com qualidade e estude no horário que for mais conveniente para você. Esses tipos de atividade, além de proporcionarem um currículo blindado, ainda irão lhe possibilitar um networking matador. É muito importante conhecer pessoas podem te ajudar em possíveis propostas para novas oportunidades em sua carreira.

Se você atua na área trabalhista, previdenciária ou tributária, a atualização não é um diferencial, e sim uma necessidade. Essas áreas são extremamente sensíveis e passam por mudanças constantes, graças às mudanças na legislação.

Aprenda um novo idioma

Se você quer atuar em uma multinacional, a exigência por um segundo ou até mesmo um terceiro idioma será requisito mínimo para sua contratação. Saber falar com inglês e espanhol e conhecer bem os termos técnicos nessas línguas poderá ser o diferencial para que você consiga o emprego dos seus sonhos em uma grande empresa!

Não se esqueça de que, mesmo falando outros idiomas, você também precisa ser ter um bom conhecimento do português: muitos profissionais simplesmente ignoram regras ortográficas e gramaticais, o que enfraquece até o melhor dos currículos técnicos.

Tenha a informática como aliada

Alguns contadores ainda pouca prática e até mesmo têm um pouco de receio com a informática, mas, se você quer se dar bem em sua carreira contábil em tempos de crise, é preciso que você encare a informática como mais uma aliada.

O uso de sistemas de contabilidade, bem como de aplicativos e de planilhas eletrônicas, atualmente, faz parte do dia a dia de qualquer profissional da área. Então se você ainda não se atualizou, é preciso correr atrás do prejuízo. É possível aprender mais sobre o uso desses recursos na internet, em blogs, tutoriais ou mesmo em cursos a distância.

Busque conhecimento sempre

Como já foi dito, buscar conhecimento é fundamental para se dar bem em tempos de crise. Uma maneira de fazer isso é através de filmes, livros e artigos na área contábil — que, além de serem ótimos para manter você atualizado, poderão te mostrar diferentes perspectivas e ideias para a carreira.

Seja pró-ativo

Ser curioso e pró-ativo também é essencial: mostra que você é interessado e faz a diferença dentro da sua empresa. Por exemplo, você pode montar um manual para um novo software que a empresa tenha adquirido, depois de explorá-lo e estudá-lo um pouco — mostrando para seus superiores como você está envolvido com o trabalho a ponto de aprender funcionalidades que irão otimizar não só o seu dia a dia de trabalho, mas de todos na empresa.

Especialize-se

E especialização é um passo muito importante para aqueles que querem fazer a diferença na área da contabilidade. Com ela, você pode escolher se especializar em um dos tantos ramos da área.

As áreas mais promissoras e mais procuradas, que demandam uma maior quantidade de especialistas dentro da contabilidade, são aquelas que também precisam da atualização constante: ou seja, as áreas de recursos humanos e tributos. Áreas como custos, gerencial e auditoria também são boas opções para quem quer se especializar. Se você tiver uma formação sólida, o que não vão faltar são oportunidades.

Pense em atuar como autônomo

Se você está cansado de atuar em escritórios e empresas e a crise tem lhe preocupado, quem sabe é hora de mudar de área e passar de empregado a empreendedor. As possibilidades de atuação autônoma na contabilidade são imensas, sendo que você poderá abrir o seu próprio escritório, poderá atuar como consultor, ou dependendo de sua formação e experiência, poderá atuar também como auditor ou perito.

Mas não saia por aí largando tudo e apostando em ser autônomo! Para começar, inicie com pequenos trabalhos que podem até mesmo ser um extra em seu salário — mas seja ético, não assedie clientes de sua empresa, faça sua própria carteira de clientes e, só depois, quando já tiver segurança, comece a empreender sozinho. Ofereça um serviço de qualidade com preço justo que você vencerá na crise e em sua carreira contábil.

Neste post você pôde compreender que, independentemente do momento em que estamos vivendo, o mundo da contabilidade é bem acirrado: a vida do contador tem ficado cada vez mais competitiva e, assim, para superar não só os momentos difíceis, mas a concorrência, é preciso ficar de olho na carreira. Seja pró-ativo e busque mostrar a sua importância dentro da empresa, mas sem esquecer dos cursos, palestras e eventos na área. Além de conhecimento, isso tudo lhe trará uma ampla rede de contatos e futuras indicações. Se você quer atuar em multinacionais, foque sua atenção para o conhecimento de outros idiomas. E também sempre existe a opção de se especializar e montar a sua própria empresa; o que não pode faltar é atitude, busca constante pelo conhecimento na área e criação de um perfil forte no mercado.

E aí, gostou das dicas de como ser um contador de sucesso nos tempos de crise? Que tal clicar aqui e ficar por dentro de outro assunto da área contábil?

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.