VALID Certificadora
15\07\2016

Certificação digital SSL: todo e-commerce precisa ter?

Certificação digital SSL: todo e-commerce precisa ter?

Apesar da expansão do mercado de e-commerce e com o crescente número de consumidores que compram pela internet, a segurança é ainda um dos pontos mais preocupantes tanto para lojistas quanto para os usuários no momento da compra online.

Infelizmente essa apreensão não é exagerada, para se ter uma noção da dimensão dos golpes realizados pela internet, segundo a pesquisa da ACI WorldWide, somente em 2015, os bancos registraram perdas de R$1,8 bilhão em fraudes eletrônicas. Isso quer dizer que de fato os riscos de sofrer invasões de hackers em compras pela internet, são enormes.

Para que o lojista não perca vendas e não tenha problemas com possíveis ataques na sua loja virtual, a primeira coisa que ele deve preocupar-se é com os certificados digitais. Dentre os diversos que existem, um dos principais protocolos de segurança que merecem a atenção é o certificado SSL.

A seguir mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a certificação digital SSL e se todo e-commerce precisa ter.

Afinal, o que é a certificação digital SSL?

Para você entender o que é o certificado SSL, primeiro é preciso que você compreenda o que são os certificados digitais de forma geral.

Os certificados digitais são como um documento eletrônico com validade jurídica. Eles funcionam como uma espécie de assinatura digital, dessa forma, as pessoas físicas e empresas podem se identificar de maneira adequada nos negócios online.

Essa identificação é possível porque para o lojista obter o certificado para sua loja virtual, é necessário fornecer informações do negócio, e a partir desses dados concedidos, é gerada uma chave de identificação única.

Os certificados não servem apenas para identificação de empresas online, mas de fato protegem os dados transmitidos entre a loja virtual e o consumidor, pois essas informações são criptografadas, tornando o processo protegido e seguro.

Como já citamos, o certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um dos principais protocolos de segurança dentre os certificados digitais. Ele basicamente garante que as informações fornecidas pelos clientes não sejam interceptadas por terceiros ou mesmo que aconteça algum ataque, esses dados são protegidos com a codificação. Ou seja, o cliente que deseja realizar uma compra com o pagamento via cartão de crédito, por exemplo, terá todas as suas informações protegidas e de forma sigilosa.

Por que minha loja precisa ter?

Na verdade, não há uma obrigatoriedade para o uso do certificado SSL para as lojas virtuais, mas ele se tornou um protocolo padrão quando o assunto é a segurança de uma loja virtual. E por isso, é de extrema importância já que estamos falando de dados confidenciais dos usuários. Lembre-se que a responsabilidade por guardar essas informações é sua. Veja porque sua loja não pode deixar de ter esse protocolo.

  • Segurança desde a página inicial: o cliente pode conferir se a loja possui o SSL em todas as páginas de uma loja virtual, pois a comprovação de certificação fica por toda parte (cadeado no navegador, no rodapé da página e na barra de endereços com a cor diferenciada);
  • Mais credibilidade para a sua loja: além de assegurar a identidade da sua empresa  e cuidar dos dados fornecidos pelos seus clientes, é muito importante que você mostre que a segurança é uma das preocupações da sua loja. Isso com certeza garante a credibilidade para o seu negócio;
  • Clientes mais confiantes para realizar suas compras: a grande maioria dos consumidores analisam com muito cuidado o site antes de passar seus dados para fechar uma compra. Tenha certeza que a grande maioria tenha o conhecimento da existência e importância dos certificados digitais, e eles são um forte fator para deixá-los mais confiantes nesse momento;
  • É uma exigência das operadoras de cartões de crédito: todo dono de um e-commerce sabe que é muito importante disponibilizar várias opções de pagamento para os seus clientes. O cartão de crédito é um deles e com certeza um dos mais importantes, já que é o meio de pagamento mais utilizado para as compras online. Para que você disponibilize essa forma de pagamento na sua loja, é preciso que você tenha a certificação SSL, pois é um dos requisitos exigidos pelas empresas de cartões de crédito. Portanto, não há como fugir disso.
  • Contribui com o SEO: é praticamente impossível que uma loja virtual alcance bons resultados sem o marketing digital. Uma das ações primordiais para a divulgação do seu negócio é o SEO  (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites para os mecanismos de busca. Para que seu site esteja bem colocado no Google, por exemplo, são utilizados vários requisitos de ranqueamento e um deles é o certificado SSL.

Existem tipos de certificados SSL?

Sim, existem tipos diferentes de certificados SSL, e cada um deles oferece um nível de segurança e preços de acordo com os seus benefícios. São eles:

  • Certificado de validação rápida: são validados o direito de uso do domínio e fornecem a criptografia básica.
  • Certificado da organização: nesse são inclusos também a autenticação da empresa por trás do domínio. Esse tipo de certificado fornece uma segurança maior para o cliente.
  • Certificado de validação estendida: antes de ser validado, a autoridade que fornece a certificação, analisa profundamente a empresa. É um certificado mais completo e  o que fornece mais segurança para o cliente entre todas as opções.

O que preciso fazer para minha loja ter o certificado SSL?

Se você está um pouco perdido e ainda não sabe  por onde começar para ter o certificado SSL da sua loja virtual, temos boas notícias, felizmente o processo é bem simples.

O primeiro passo para que você consiga o certificado SSL para sua loja virtual, é informar os dados pelo servidor web do seu site para que ele possa gerar um cadastro, o CSR (Certificate Signing Request), que é um arquivo de texto criptografado.

Após esse processo, o CSR deve ser validado por uma autoridade certificadora, que comprovará a autenticidade dos documentos e do site.

E finalmente, a autoridade certificadora gera o certificado definitivo, e aí é só você solicitar que o seu provedor instale para a hospedagem do seu site.

Agora que você entendeu a importância da certificação digital SSL para sua loja virtual, aproveite e faça um comentário abaixo com sugestões sobre outros temas que você considera relevante para o e-commerce.

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário | Comente

 

Os comentários estão encerrados.