O evento promovido pelo Camara-e.Net, que visa fornecer informações e subsidiar os novos empreendedores do comércio eletrônico teve mais uma etapa de sucesso.
No dia 16.08, a capital cearense foi palco de um grande fórum de discussão em que os números, perspectivas e formatos possíveis para se alcançar sucesso no e-commerce foram discutidos, reunindo cerca de 300 pessoas, entre convidados, inscritos e staff no SEBRAE de Fortaleza.
O SEBRAE-CE, anfitrião do evento, abriu as apresentações. Monica Tomé, representante da entidade evidenciou o potencial de crescimento desta modalidade de comércio, com faturamento previsto para 2012 na casa de R$ 25 bilhões e anunciou que a o SEBRAE está investindo em capacitação para quem quer explorar este nicho de mercado, inclusive fomentando start-ups para quem tem ideias “desconcertantes” sobre novos negócios no mundo virtual.
Monica reforçou que 70% do primeiro contato de uma pessoa que deseja comprar é através de pesquisas na internet e, estar na internet é indispensável.
Na sequencia, Giancarlo Zaccaria do UOLHOST trouxe preciosas ideias para quem está começando. Entre elas, a escolha certa do nome do site (domínio), visual e plataforma de hospedagem. Ele revelou, ainda, que apenas 15% dos 80 milhões dos usuários de internet efetivamente comprar na web, o que demonstra um grande potencial de crescimento.
Outro dado interessante é de que 65% dos empreendedores que hospedam seus e-commerces nas plataformas do UOL sequer tem loja física, o que revela que há uma legião de gente bem sucedida, cujos negócios já nascem digitais.
Na sequencia, Klinger Sales dos Correios apresentou os serviços que a entidade criou para ajudar no escoamento das entregas geradas pelo e-commerce e alertou que um mal endereçamento é responsável por 1% das falhas de entregas e que isso gera, naturalmente, frustração no comprador. Klinger ressaltou que os Correios oferecem soluções gratuitas que permitem gerar etiquetas de endereçamento padronizadas que podem ajudar a corrigir estes problemas.
Marlos Andrey, responsável pela área de vendas corporativas de certificados digitais na VALID CERTIFICADORA, iniciou sua apresentação, ressaltando a contribuição que o certificado SSL (para sites) traz ao comércio eletrônico. Marlos explicou para o público presente que somente um certificado SSL instalado permite a criação de ambiente virtual seguro (https) e a habilitação do cadeado de segurança e que isso, além de proteger os dados pessoais dos usuários, como Cartões de Crédito e Documentos, é uma ferramenta capaz de transformar meros visitantes em compradores, uma vez que gera a segurança necessária para efetuar as compras.
Marlos trouxe ainda dados alarmantes de crescimento de sites fraudulentos e técnicas de phishing (clonagem de sites) cada vez mais apuradas. “O Google divulgou que, pelo menos 9500 sites diariamente são identificados como potencialmente perigosos.”. Com isso, o executivo da VALID reforçou outro benefício dos certificados SSL: a autenticidade. “O certificado identifica para que empresa foi gerado, reforçando ao cliente, a certeza de que está no lugar certo.”, completou.
Com exemplos de sites aparentemente reais, Marlos desafiou o público a identificar quais deles eram meras cópias, potencialmente perigosas. “Os Certificados SSL da VALID, além de reforçar o canal criptográfico (https) e demonstrar a autenticidade de uma página, também oferecem anti-malware gratuito, serviço que vigia o seu site e alerta sobre eventuais adulterações no conteúdo que podem ser perigosas para o usuário. Todos têm 256 bits, a maior força criptográfica atualmente disponível e, se o cliente desejar pode adquirir a modalidade EV em que a barra de endereço assume a cor verde e exibe o nome da empresa certificada, tirando qualquer dúvida sobre a autenticidade da página.”, concluiu Marlos.
André Luis Barros, do BNDES, apresentou as linhas de crédito que ajudam o empreendedor a viabilizar seus negócios. O palestrante ressaltou que já foram emitidos mais de 500 mil cartões com mais de R$ 29 bilhões de crédito pré-aprovado. Deste público, ele revela que 98% se enquadra em micro e pequena empresa.
Edna Bossay do PagSeguro UOL, apresentou a plataforma de meio de pagamento que já é usada por mais de 250 mil web vendedores. Ela também informou que há pelo menos 500 mil novos usuários de internet surgindo diariamente no mundo e que só o Brasil já conta com 32 milhões de web consumidores. Ela alerta que o mais difícil não é fazer a primeira venda, mas conquistar a segunda do mesmo cliente e recomenda que, ao empreender no mundo virtual, o vendedor, invista um pouco mais de tempo em cada detalhe.
Winston Oyadomari do Nic.br, reforçou como é rápido e fácil ter seu nome (domínio) na internet. Com apenas R$30,00 por ano, no site do registro.br, qualquer cidadão ou empresa pode registrar seu endereço web. Complementou com dados interessantes: “45% dos domicílios brasileiros tem computador e apenas 38% já acessa internet em casa”. Winston disse que o governo tem a agressiva meta de elevar este número a 70% até 2014.
Estas estatísticas, que podem ser consultadass gratuitamente na página no Nic.br, revelaram ainda hábitos ligados ao e-commerce: “59% dos brasileiros já pesquisou produtos online e, 29% comprou. Os itens mais comprados pela internet são Eletronicos (47%); Eletrodomésticos (46%); Vestuário (36%), Informática (28%) e Livros e Turismo empatam com 22% cada”.
Andressa Cabral da OLX encerrou o evento com dicas sobre como anunciar na internet. Ela reforça que a audiência da internet é significativa para dar visibilidade a um negócio. “Hoje, 73 milhões de usuários com idade acima de 16 anos acessam pelo menos 1 vez por semana e, 48 milhões acessam diariamente. Optar por palavras chaves importantes, fotos e vídeos faz com que um anúncio seja melhor indexado e tenha mais chances de ser oferecido ao cliente através de um buscador como o Google.”, reforçou a executiva.
A próxima cidade a receber o evento será Belém-PA, em 23.08. Para mais informações, clique aqui.